Madeixa
Mousse capilar

Mousse capilar: saiba para que serve e como usar

A mousse capilar é uma substância que pode deixar as suas madeixas com mais volume, brilho e com aspecto recém-lavado, sem deixá-las “duras”, como o gel ou pomadas. Com isso, ganhou popularidade dentre os finalizadores de cabelo. Por isso, você deve saber a como usar esse produto poderoso a seu favor!

A capacidade dessa substância é enorme, ideal para dar volume e movimento aos fios. Por isso, é bastante utilizada durante o babyliss. Além disso, a mousse ajuda a combater o frizz, dar brilho às madeixas e a modelar penteados. Tudo vai depender do tipo da mousse escolhida para o seu cabelo.

Ela pode ser usada em qualquer tipo capilar, desde crespos a lisos. Para aproveitar 100% o produto, é aconselhado observar a composição da mousse e ver qual é o ideal para o seu cabelo.

Tipos de mousse capilar

Mousse capilar



 

Os tipos de mousse capilar são classificados em grau de fixação, sendo eles: leve, médio e forte. Normalmente, os de tipo leve funcionam bem como hidratantes e, muitas vezes, deixam os fios maleáveis. Já os de fixação média, o uso pode ser mais amplo, pois, além de hidratar o cabelo, podem dar forma aos fios.

A mousse de fixação forte é a que deixa os cabelos mais duros, sendo bastante recomendadas quando o assunto é penteado e movimento. Nesse caso, esse tipo de mousse funciona como uma espécie de gel.



Outra forma de classificação se dá a partir de duas denominações: mousse de modelar e mousse de volume. A primeira é recomendada para modelar as madeixas e controlar cachos, enquanto a segunda serve para dar volume a cabelos finos e ralos, oferecendo textura aos fios.

Agora que entendeu quais são os tipos de mousse, iremos explicar qual a melhor de forma de usar em cada contexto.

Como usar mousse capilar?

Existem várias formas de se utilizar mousse capilar. Tudo vai depender qual efeito você espera ter em seu cabelo. Há vários meios para finalizar os fios com a mousse capilar. Por isso, saiba escolher bem o melhor para você. Mas, calma, iremos dar algumas dicas a você!

Caso queira ganhar volume

Caso o seu objetivo seja ganhar volume nas suas madeixas, o ideal é passar o produto enquanto os fios estão úmidos, aplicando desde a raiz até as pontas. Esse modo de aplicação é muito indicado para cabelos ralos ou finos. Para ampliar o efeito do volume, use um pente de cabo fino e puxe as madeixas para cima e deixe-as secar. O seu cabelo ganhará bastante volume fazendo isso.

Caso queira diminuir o volume

Há aquelas que, diferentemente, querem diminuir o volume do cabelo. E, ainda assim, a mousse pode ser usada neste aspecto. Após pentear os fios, passe a mousse capilar e deixe secar naturalmente.

A quantidade de creme vai mudar dependendo do tamanho das suas madeixas e o que você quer fazer com elas. Por exemplo, se o seu cabelo for curtinho e pouco volumoso, é indicado que use uma quantidade que caiba na palma da mão. Ou seja, depende apenas do tamanho do seu cabelo a quantidade ideal de mousse que se deve usar.

Para fazer ondas no cabelo (babyliss)

Um dos usos mais recorrentes da mousse capilar é como finalizadora de babyliss e, nesse aspecto, ela tira de letra! A mousse do tipo fixação média é ideal para esse tipo de cabelo, pois o hidrata e, ainda, provê formas e movimento, que deixarão seus cachos ou ondas lindos.

Você pode também fazer as formas manualmente, sem o babyliss, apenas “amassando” as pontas do cabelo com as mãos e levando-as até a cabeça, de forma que obtenha a forma desejada por você.

Gostou desse artigo? Ele foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe seu comentário!