Madeixa
Morena Iluminada

Morena Iluminada: como apostar na tendência?

O cabelo é uma característica muito marcante em um indivíduo. Até mesmo porque, a cor, formato e outras características, podem trazer um ar mais ousado, jovem e atraente. Uma das técnicas mais utilizadas, muito comum em mulheres, é a Morena Iluminada.

Essa técnica traz uma leveza e luminosidade muito maior para a pessoa, já que quebra um pouco a aparência fria e pesada dos cabelos escuros e promove maior vivacidade aos fios. Para conhecer mais, acompanhe o artigo!

Morena Iluminada

A iluminação capilar tem como objetivo trazer maior destaque e leveza para o cabelo e rosto da pessoa. É uma técnica considerada muito versátil e que, ao que tudo indica, não sairá tão cedo do foco de muitas melhores e até mesmo alguns homens que procuram modernidade e leveza.

Além disso, essa técnica é versátil e combina com qualquer tom de pele, já que consegue harmonizar perfeitamente com o cabelo de cada pessoa. Como é versátil e leve, a técnica é extremamente utilizada no verão, porém, também muito vista no inverno.



A técnica Morena Iluminada, diferente do ombré hair e da californiana, possui um efeito muito leve e discreto. E, ainda assim, consegue deixar o visual marcante e elegante. Dessa forma, é uma técnica que traz muita sofisticação para pessoas de qualquer estilo e personalidade.

Entretanto, dentro da técnica de Morena Iluminada, existem outras duas técnicas:

A técnica babylights tem a intenção de trazer luminosidade e delicadeza, já que utiliza de mechas finas que partem da raiz e possuem até dois tons mais claros do que a base. O objetivo, assim como na Morena Iluminada, é tirar o aspecto pesado e chapado e, mesmo assim, trazer destaque.



Em contrapartida, a técnica contour, ou conhecida como Mechas Contorno, visam iluminar o visual, porém, dando ênfase no contorno do rosto através dos fios. É semelhante ao ombré hair, mas  se encaixa mais dentro da Morena Iluminada.

Isso porque o foco também é ser discreto e elegante, mas, mesmo assim, promover destaque ao formato do rosto. É uma técnica muito utilizada por profissionais que aplicam muito o visagismo durante a mudança capilar.

Para conseguir o efeito

Primeiramente, é importante frisar que a técnica Morena Iluminada deve ser feita por um profissional experiente em cabelos. Isso porque exige muita atenção, delicadeza e cuidado. Caso contrário, pode ficar com um efeito pesado e bem diferente do que o cliente pediu.

De qualquer forma, a prática feita pelos profissionais, consiste em puxar os fios e começar a clarear, de um modo que fique um efeito sombreado, mas não totalmente descolorido. Até mesmo porque, para dar o efeito de “iluminação”, é melhor que o cabelo fique com as seguintes características:

  • Raiz escura;
  • Meio do fio em um meio termo de tom;
  • Pontas mais claras.

Seguindo essa sequência, o cabelo consegue passar a impressão de estar “acendendo” e se iluminando, o que é o ideal para fazer a transição de uma tonalidade para outra de uma forma delicada e sutil.

Por qual tonalidade optar?

Na Morena Iluminada, não existe exatamente uma cor certa para cada pessoa, afinal, gostos são gostos. Logicamente, existem tonalidades que combinarão mais do que outras, mas, de certa forma, tudo depende do gosto que cada um tem.

Porém, o mais correto é sempre analisar as tonalidades disponíveis junto a um profissional e, dessa forma, chegar ao consenso de qual cor será a mais indicada para o tom de pele, tipo de cabelo e demais características e impressões que o cliente quer passar aos outros.

Morena Iluminada

Cuidados com a Morena Iluminada

Por mais que a técnica da Morena Iluminada traga um aspecto maravilhoso e marcante aos cabelos, para manter tanta beleza é preciso tomar alguns cuidados que prolongam a vida e a cor do cabelo.

  • Hidratação;
  • Proteção solar;
  • Lavagem dos fios;
  • Produtos específicos.

A hidratação deve ser feita em qualquer tipo de cabelo, até mesmo os mais oleosos. Logicamente, o tipo de hidratação deve ser feita em conformidade com o tipo de fio. Mesmo que a técnica de iluminar não seja agressiva aos fios, é preciso hidratar para mantê-los com brilho e saúde.

Logo, a melhor forma de hidratação é aquela que o cabeleireiro indicar, porém, umectar os fios e manter um cronograma de hidratação usando sempre máscara e condicionador nas lavagens, também é uma ótima forma de cuidado.

Além disso, é preciso frisar a extrema importância dos produtos que possuem proteção solar. Os leave-ins são extremamente importantes para manter um fio saudável e sem o aspecto queimado de sol. É muito importante lembrar que a proteção e prevenção é sempre melhor do que tentar remediar.

Inclusive, uma questão que causa uma polêmica extrema no meio de quem possui os fios tingidos, é sobre não lavar o cabelo com frequência na intenção de manter a cor e evitar que elas desbotem ou amarelem. O fato é que essa é uma informação muito equivocada.

Os cabelos coloridos podem e devem ser lavados com frequência, preferencialmente todos os dias. Isso porque a poluição presente em todo lugar, o contato solar e as lâmpadas, são agentes perfeitos para causar a oxidação do fio e alteração das cores.

Por isso, é importante lavar, sim, mas utilizando os produtos corretos para os cabelos coloridos. Infelizmente, tingir os cabelos demanda muito tempo, cuidados e produtos específicos que geralmente são mais caros, porém, necessários.

Caso não haja tempo o suficiente para lavar os fios, é importante higienizá-los, pelo menos, com o shampoo seco. Mesmo assim, é importante não deixar de lavá-los.

Produtos

Em relação aos produtos específicos, a sua utilização é extremamente importante para não surtir em efeitos reversos àqueles desejados. Isso porque os cabelos tingidos, como dito anteriormente, demandam tempo, cuidado e produtos diferenciados para que se mantenham saudáveis.

Afinal, querendo ou não, a química, mesmo quando fraca, acaba abrindo os fios para que a coloração possa entrar. Dessa forma, ao sair dos cuidados do salão, é preciso continuar repondo em casa todas as vitaminas que o fio pode perder com o tempo.

Isso é válido, inclusive, para a Morena Iluminada, já que mesmo não sendo uma química agressiva, ainda assim exige cuidados para a saúde e beleza constante dos fios.

Deixe seu comentário!