Muitos produtos oferecidos pela a indústria de cosméticos prometem acelerar o crescimento dos cabelos. Mas pouca gente sabe é que um dos mais utilizados pelas as mulheres foi feito, na realidade, para atender a outro setor: o veterinário. Já sabe de qual produto estamos falando? Então, sem mistérios, esse artigo vai ser sobre o Monovin A, um suplemento destinado aos animais que ganhou, literalmente, a cabeça de muitas mulheres pelo mundo.
O principal motivo para Monovin ser tão querido pelo público é sua composição em vitamina A, muito importante no processo de crescimento dos cabelos. Além de acelerar o avanço dos fios, o produto também é utilizado para controlar a calvície. Utilizado de forma correta, garante o brilho e maciez às madeixas.
Mas por ser de uso veterinário, passaram a surgir muitos questionamentos sobre o uso do Monovin A em seres humanos. Será que ele pode gerar danos aos cabelos em longo prazo? Pode provocar prejuízos a saúde de homens e mulheres? Essas e outras dúvidas nós iremos buscar solucionar durante esse texto. Então, fique atenta à leitura e fique totalmente esclarecida sobre esse produto.
Veja também:
- Shampoo de café faz o cabelo crescer? Tire suas dúvidas!
- Shampoo Bomba para o cabelo crescer: saiba como fazer passo a passo
Índice do Artigo
O que é Monovin A?
Como já dissemos, o Monovin A é um suplemento de uso veterinários composto por vitamina A pura em forma oleosa. Nos animais, ele é aplicado de forma injetável. Nos cavalos, por exemplo, ele proporciona o crescimento da crina mais bonita e sedosa.
A vitamina A, utilizada de forma tópica (externa), injetável ou oral, pode auxiliar no tratamento de olhos ressecados, clareamento de manchas escuras, doenças de pele, entre elas, o câncer, e também é utilizado no combate à calvície em uma mistura com o minoxidil.
Afinal, o Monovin A ajuda a crescer o cabelo?
O Monovin A realmente promove o aceleramento do crescimento dos fios. Ele também pode gerar um efeito benéfico à saúde dos cabelos. No entanto, os dermatologistas não recomendam a sua utilização, principalmente de forma injetável, como é feita em animais.
Apesar de efeitos positivos no começo do tratamento, a utilização de forma exagerada do Monovin A pode provocar danos posteriores em alguns cabelos. Existem relatos de que, depois de algum tempo, os fios começaram a cair em grande quantidade. Além disso, ele pode provocar a quebra das madeixas, seborréia e coceira no couro cabeludo, o que pode gerar feridas na cabeça.
E para piorar, o Monovin também pode gerar danos à própria saúde da pessoa. Dores de cabeça, náuseas e até lesões no fígado estão entre os prejuízos causados pelo uso inadequado do produto.
Claro que, ao se tratar de quadro clínico, cada indivíduo possui características e histórico próprios, que devem ser considerados na hora de escolher um medicamento. Portanto, antes de utilizar o Monovin A, procure a ajuda de um dermatologista.
Caso os seus cabelos estejam caindo, antes do uso de qualquer produto, a primeira coisa a ser feita é entender os motivos que levaram ao problema, que podem ser doenças que não tenham relação com as madeixas, como hipotireoidismo e anemia, entre outras.
Como usar?
Para amenizar os possíveis danos do Monovin A aos fios, o ideal é utilizá-lo com na mistura com outros produtos. A seguir, vamos mostrar como aplicar esse suplemento na hidratação. Veja:
Ingredientes:
- Uma tampinha de Bepantol líquido;
- Três colheres de creme de hidratação;
- Cinco gotas de Monovin A;
- Duas colheres de açúcar.
Modo de fazer:
- Primeiro passo: Em um recipiente, misture todos os ingredientes.
- Segundo passo: Aplique a pasta no cabelo e deixe agir por 20 a 30 minutos nas madeixas com touca térmica.
- Você pode repetir esse processo uma vez no mês.
Monovin A nas unhas e pele
Depois de descoberto, o Monovin A não ficou restrito ao uso em cabelos de homens e mulheres. Algumas pessoas também utilizam o produto com outros objetivos. Por exemplo, nas unhas, a vitamina A ajuda no crescimento forte, rápido e saudável. Já na pele pode ajudar no clareamento de manchas escuras.
Mas como utilizar o Monovin A nestes outros dois casos? Não se preocupe! Vamos te mostrar o passo a passo de como usar o produto para esses fins. Lembrando que, antes de aplicar, procure um médico especialista para orientações prévias.
Monovin A na pele
- Primeiro passo: Com algodão, aplique o produto na área com mancha durante a noite.
- Segundo passo: No dia seguinte, logo pela manhã, lave bem o local.
Atenção: Evite usar o produto no rosto e não fique exposto ao sol sem o uso do protetor solar.
Monovin A nas unhas
- Primeiro passo: Em um frasco de esmalte vazio e muito bem lavado, coloque 6 ml de Monovin A.
- Segundo passo: Com um pincel, passe o produto em todas as unhas e não lave a mão antes de o Monovin secar completamente. Esse processo vai demorar um pouco. É normal.
- Terceiro passo: Passe com pincel o produto em todas as unhas e só lave a mão quando o produto secar completamente. Não se preocupe! Demora muito mesmo.
Esmalte bomba com Monovin A
Ingredientes:
- Oito ml de esmalte.
- Duas gotas de Monovin A .
- Duas gotas de Monovin B12.
Modo de fazer:
- Primeiro passo: Coloque as gostas de Monovin A e o Monovin B12 no frasco de esmalte.
- Segundo passo: Misture bem e deixe agir por três dias.
- Terceiro passo: Pode usar como esmalte comum.
Monovin A ou Nanovin A?
Apesar de os nomes serem parecidos, o que pode confundir muitas pessoas, o Monovin A e o Nanovin A são produtos que possuem grandes diferenças. É fundamental que não aja confusão, mas, sim, entendimento que os efeitos podem ser bastante diferente em seu cabelo.
Você já viu aqui que o Monovin, para começar, não foi criado para ser utilizado por seres humanos. Ele é um produto veterinário injetado no cavalo que apresenta deficiência de vitamina A. Passou a ser utilizado no mercado cosmético por também estimular o crescimento do cabelo.
Já o Nanovin A é um produto cosmético registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os seus benefícios estão crescimento dos cabelos, combate à oleosidade dos fios, elimina os casos de seborréia e evita a queda dos fios.
Contraindicações do Monovin A
Se utilizado de forma correta e sem exageros, o Monovin A não provoca qualquer dano à saúde humana. Até mesmo crianças podem utilizar. Mulheres grávidas ou em período de amamentação, no entanto, não devem utilizar o produto. Não há um número limite pré-definido que possa usar sem causar problemas..
Gostaram do nosso artigo? Já utilizaram o Monivin A? Compartilhem!
Deixe seu comentário!