Madeixa
Mechas californianas

Mechas californianas: saiba como fazer essa técnica clareadora em casa

Uma técnica de descolorir o cabelo vem fazendo a cabeça das mulheres brasileiras desde 2012. São as mechas californianas, que surgiram nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade que dá origem ao seu nome: Califórnia. O mais curioso é que essa prática surgiu entre os homens em 2008. Os surfistas da cidade usavam parafina nas pontas das madeixas para clareá-las.

Portanto, a técnica das mechas californianas consiste em descolorir as pontas do cabelo de uma cor diferente do restante dos fios. E ela não atinge a raiz. Outra questão muito bacana é que essas mechas podem ser feitas em qualquer tipo de madeixas, sejam elas lisas ou crespas. Tudo porque, como já dissemos, as californianas – diferentes de outras técnicas de descoloração – não necessitam de retoque na raiz dos cabelos.

Portanto, as mechas californianas ajudam a valorizar a cor original do cabelo. Apesar de deixar você ainda mais bonita, com um tom iluminado e praiano (ótimo para o verão), essa técnica não vai provocar uma mudança radical de visual. Pode fazer sem medo e vergonha, independentemente se você é loira, morena ou ruiva. Ainda neste artigo, vamos mostrar qual a coloração que mais combina com cada tipo de cabelo. Continue com a leitura e descubra!

Como fazer mechas californianas? Veja passo a passo

Mechas californianas



Sempre é importante que as ações nos cabelos sejam acompanhadas por um profissional de sua confiança. Mas você pode fazer as madeixas californianas na sua própria casa. Basta acompanhar o nosso passo a passo e, assim, economizar uma boa grana ao evitar o “pulinho” no salão de beleza. Confira:

  • Primeiro passo: Em um recipiente, una todos os produtos de coloração e misture bem por alguns segundos.
  • Segundo passo: Utilize um pente fino para aplicar a mistura nas pontas do cabelo. É importante passar o produto nas mechas em comprimentos diferentes. Isso vai possibilitar que não haja marcações em locais semelhantes nas madeixas. Portanto, aplique em cada mecha de forma separada.
  • Terceiro passo: Deixe o produto agir por, aproximadamente, trinta minutos. Logo após esse tempo, lave o cabelo e veja, então, o resultado do procedimento.

Super simples, não é mesmo?! Agora, continue lendo o artigo para saber qual o melhor tom para você pintar as suas madeixas.

Tons para cada tipo de cabelo

Mechas californianas



Encontrar o tom ideal para descolorir as mechas vai levar em consideração a cor atual do seu cabelo. Mesmo que você tenha tingido todos os fios, as mechas californianas também podem ser feitas. Vamos mostrar, agora, dicas para cada tonalidade e, em seguida, os cuidados que deve ser tomados após o procedimento.

Mechas californianas em loiras

Mechas californianas

Fazer mechas californianas em cabelos loiros significa ter um grupo grande de opções. Um tom com pequena diferença na tonalidade do resto dos fios será o suficiente para garantir efeito de coloração, mas com resultado super natural. Os loiros mel, claríssimo ou platinado surgem como ótimas opções para as mechas.

Mechas californianas para morenas

Mechas californianas

Mudar as mechas de cabelos morenos exige alguns cuidados essenciais, até porque o contraste com a cor do restante dos fios pode ser muito gritante. As donas de madeixas castanhas mais claras, por exemplo, podem optar pelo caramelo nas pontas, o que garante mais suavidade, ou decidir por cores mais claras para evidenciar a mudança no visual.

Já as morenas de cabelo castanho escuro podem optar por um dourado. Essa cor vai deixar a divisão da tonalidade mais delicada.

Mechas californianas para ruivas

Mechas californianas

Ser ruiva não é uma característica muito rara, principalmente, as naturais. Com isso, elas já causam inveja por onde passam. Com as mechas, essa beleza tende a aumentar. Os tons de laranja ou loiro nas mechas são ótimas opções. Mas atenção: quem tem as madeixas descoloridas devem ter cuidado e consultar um profissional qualificado antes de realizar a californiana. O procedimento pode deixar os fios mais ressecados.

Mechas californianas coloridas

Mechas californianas

Os tons de cores mais exóticos ganham cada vez mais adeptas em todo o mundo. As mechas californianas coloridas se tornam uma ótima opção para aquelas mulheres que desejam mudar a cor de apenas parte do cabelo. Rosa, vermelho, azul, roxo são as algumas das mais procuradas. A sugestão é variar o comprimento de onde as mechas vão começar a serem pintadas.

Mechas californianas em mulheres negras

Mechas californianas

As mechas californianas também combinam bastante em cabelos mais crespos ou cacheados. Uma das opções mais adequadas para mulheres negras é pintar as pontas de loiro. A tonalidade vai garantir um visual mais descolado, moderno e estiloso.

Um cuidado especial deve ser adotado por mulheres donas de cabelos cacheados ou crespos após a californiana. Essa prática pode deixar os fios sem as definições naturais. Então, consulte um profissional de confiança.

Cuidados após fazer as mechas californianas

Mechas californianas

Agora que você já sabe como fazer a californiana em casa e quais as combinações perfeitas para o seu tipo ou cor de cabelo, vamos destacar – agora – os cuidados que devem ser tomados após o descoloração das pontas. São estas ações que vão garantir que a beleza e a saúde do seu cabelo após a californiana permaneçam por um período maior.

Entre as dicas mais importantes está a hidratação com a uma frequência maior. Ela vai evitar o ressecamento dos fios e vai garantir mais brilho aos cabelos. Hidratar bem as madeixas é uma ação essencial para quem realizou algum processo químico no cabelo.

Ao comprar seu shampoo e condicionador, dê preferência para os produtos que não tenham na sua fórmula o sal. Ele pode pôr fim à hidratação natural dos seus cabelos.

Outro elemento que deve se evitar é o sol, principalmente aquelas descolorações com cores mais claras nas pontas. A excessiva exposição aos raios solares pode gerar mudanças na cor que foi aplicada nos fios.

Por fim, não esqueça de tomar banho em água fria. A temperatura alta pode causar o ressecamento das madeixas e ajuda na remoção das novas cores utilizadas na californiana.

Gostou do nosso artigo? Já fez mecha californiana em seu cabelo? Compartilhe conosco!

Deixe seu comentário!