madeixa.com.br

Mechas californianas em morenas: veja passo a passo e dicas para fazer

Por muito tempo, as morenas se sentiam receosas quando o assunto era clarear as madeixas. Hoje em dia, com o avanço das técnicas de descoloração, aos procedimentos de clareamento dos fios em morenas são muitos dos mais suaves aos mais radicais.

Hoje em dia, as morenas podem adotar, sem medo de ser feliz, as mais diversas nuances: caramelo, douradas, acobreadas, loiras e platinadas.

Por conta disso, um dos procedimentos de clareamento ainda mais pedidos nos salões brasileiros são as mechas californianas para morenas, que podem ser feitas em vários tons e nos cabelos castanhos a pretos, ao contrário do que se pensava antigamente.

Se você quer saber tudo e um pouco mais sobre mechas californianas em morenas e ainda conferir dicas, fotos para se inspirar e um passo a passo, continue com a gente!

Afinal, o que são mechas californianas?

As mechas californianas são um tipo de clareamento capilar que se destaca por não necessitar da descoloração completa dos fios, a ideia do procedimento é justamente conferir um visual mais praiano, por isso o nome que faz menção a Califórnia. O efeito queimado de sol costuma ser um dos preferidos das brasileiras e, por isso, a técnica ainda é uma das mais queridas em nosso país.

As mechas californianas ganharam muito destaque entre as morenas e negras quando foram vistas nas madeixas de Beyoncé e Kloe Kardashian. Selena Gomez também costuma aparecer de vez em quando com mechas californianas nos cabelos.

Cuidados e manutenção das mechas californianas em morenas

Se você quer aderir ao visual de sol de Ipanema que as mechas californianas podem te proporcionar, deve ter atenção aos seguintes detalhes:

É importante que os cabelos estejam em um tom uniforme antes de iniciar o procedimento de mechas californianas, para que não fiquem marcações ou manchas após o clareamento.

A hidratação dos fios deve estar em dia, já que sabemos que todo clareamento capilar tende a causar o ressecamento dos cabelos, portando invista em máscaras de tratamento para o uso antes do procedimento e após. Alguns cabelos pode, inclusive, não aguentar o processo de clareamento por conta do grau de danificação. Um bom cabeleireiro deve avaliar a saúde de seus fios para ver qual nível de clareamento é o ideal.

O uso de protetores térmicos e leave-in são fundamentais pra quem possui descoloração de qualquer tipo, inclusive para as donas de mechas californianas. Afinal, os fios tendem ao ressecamento e o calor excessivo deve ser evitado e os fios, mais protegidos ainda!

Após aderir as mechas californianas evite se expor ao sol excessivo, água do mar ou piscina na mesma semana em que fez o procedimento. O mesmo vale para procedimentos alisantes como a progressiva: o ideal é esperar alguns dias ou semanas até que o cabelo se recupere através de máscaras de tratamento e hidratações.

Quanto à manutenção é indicado que se refaça o procedimento de três em três meses, o custo médio das mechas californianas em salão de beleza varia entre R$100 à R$300.

Mechas californianas em cabelos pretos: é possível?

As mechas californianas em cabelos pretos são muito possíveis e super bem-vindas! Ao contrário do que se pode pensar. Quando em mechas finas, as californianas trazem um efeito de profundidade aos cabelos pretos, o efeito é de cabelos mais volumosos.

Se você quer quebrar um pouco o look sóbrio dos tons escuros, as mechas californianas em cabelos pretos podem até suavizar as linhas de expressão e deixar a expressão facial mais leve. A californiana em cabelos pretos pode ser feita com os tons avermelhados, mel, acobreados, caramelo ou até em tons de loiro palha.

Como fazer mechas californianas em casa: passo a passo

Para quem costuma se aventurar em cuidar dos próprios cabelos em casa é necessários saber que a escolha e uso de produtos específicos e de boa qualidade é um dos passos principais. Há, inclusive, algumas linhas especializadas para mechas californianas e cabelos loiros.

Você vai precisar de:

  • 1 par de luvas de silicone
  • 1 pente fino
  • 1 pincel para coloração capilar
  • 1 recipiente de plástico
  • Água oxigenada de 30 volumes para cabelos castanhos ou água oxigenada de 40 volumes, para cabelos pretos
  • Papel laminado
  • Prendedores de cabelo
  • Pó descolorante

Como fazer o procedimento

O primeiro passo é preparar a mistura entre descolorante e água oxigenada para a descoloração dos cabelos. Em um recipiente de plástico coloque duas medidas do pó descolorante para uma medida de água oxigenada. Mexa bem até que se forme um creme homogêneo, com a quantidade necessária para a extensão dos fios

Agora comece a desembaraçar os fios delicadamente, e separe-os cabelos em cinco partes iguais. Sendo duas partes nas laterais, duas na frente e uma no topo da cabeça. Calcule entre quatro à cinco dedos de distância da raiz dos fios, e dois dedos para os cabelos mais curtinhos.

Com o pincel, comece aplicando a mistura nas mechas do início da medida até as pontas, procure concentrar o produto no final das mechas, para causar aquele efeito degrade das mechas californianas.

Comece pelas mechas das laterais e envolva-as em papel laminado, quando os fios atingirem a tonalidade desejada retire os papeis e lave somente as mechas descoloridas.

Repita o processo de descoloração no topo e nuca da cabeça, aguarde até que os fios atinjam a tonalidade desejada e lave as mechas.

Se o seu objetivo é atingir um tom avermelhado, acobreado, mel o caramelo o ideal é aplicar uma tintura após o procedimento de descoloração.

Quando todo o processo estiver finalizado é indicado que se faça uma hidratação potente logo em seguida.

Finalize os cabelos como de costume!

Add comment