Madeixa
Maquiagem para cabelo

Maquiagem para cabelo: mudar o visual de forma momentânea é possível!

Maquiagem é um item que, vira e mexe, está na bolsa de homens e mulheres. Para algumas pessoas, são produtos indispensáveis. Já para outras, o uso moderado é mais adequado. O fato é que a maquiagem acaba ajudando – e muito! – em algumas situações.

Olheiras, espinhas, marcas indesejadas, cara de sono… Um corretivo, uma base e um pó facial podem fazer grande diferença nesses casos, colaborando para uma pele mais regular e uma cara de “acordei assim”. Ou seja, em alguns momentos, a maquiagem é mais do que bem-vinda e serve de aliada para nos ajudar a mudar e nos sentirmos mais bonitas.

Pois bem, estamos falando sobre maquiagem para o rosto, mas seria realmente muito bom poder mudar, momentaneamente, a aparência dos fios também, não é mesmo? Sem mudanças que envolvam tinturas ou tonalizantes. Uma espécie de maquiagem para os cabelos.

Mas se eu te contar que esse tipo de produto já existe no mercado e tem feito bastante sucesso? É isso mesmo que você leu! Por isso, preparamos esse texto especial para te contar mais sobre essa tendência que tem conquistado cada dia mais adeptos. Confira!

Maquiagem para cabelo existe mesmo? Como funciona?

Sim, existe! Assim como os produtos para a face, a maquiagem para os fios tem a função de mudar temporariamente as madeixas. Ela é especialmente indicada para quem tem medo de mudanças radicais – que envolvam tinturas e tonalizantes no processo – ou para quem quer esconder os fios brancos.

A maquiagem capilar pode ser removida dos fios após a lavagem normal com shampoo e condicionador. Os produtos podem ser encontrados em forma de spray, batom ou delineador líquido, lembrando muito aqueles destinados ao rosto. Ou seja, é importante prestar muita atenção para não se confundir na hora do uso – ou levar os produtos em lugares separados da nécessaire.

Tipos de maquiagem capilar

Maquiagem para cabelo



Como já falamos anteriormente, os produtos de maquiagem para cabelo podem ser encontrados em diferentes formas: spray, batom ou delineador líquido. Agora, vamos entender para quais casos cada um é indicado e qual pode se adaptar melhor à sua necessidade.

Spray

O spray de maquiagem funciona como aquele spray de bronzeamento artificial, contendo pigmentos que colorem o cabelo temporariamente. Por sair de maneira bem fácil durante o banho, ele é bastante indicado para aquelas pessoas que sempre estão com pressa ou que não têm tanto tempo assim para cuidar dos fios.

Para aplicá-lo, os profissionais indicam que o spray seja posicionado a 15cm do fio e aplicado em movimentos horizontais de vai e vem. Não se deve passar o pente após a aplicação – o mais indicado é usar os dedos – e é importante esperar 5 minutos antes de mexer no cabelo novamente, para que o produto fique totalmente seco. Para um acabamento mais natural, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

A parte positiva do spray é que essa forma de apresentação possui um leque variado de cores, ofertando mais opções que podem se igualar facilmente à cor natural das madeixas.

A parte negativa é que esse tipo de produto pode manchar o couro cabeludo. Além disso, se usado frequentemente, o spray também pode deixar o cabelo com um aspecto pesado e uma aparência suja, da mesma forma como ocorre com os chamados shampoos a seco.

Batom

Maquiagem para cabelo

Outra opção bastante viável e interessante é o batom. Ele pode ser aplicado de uma maneira muito fácil e, por isso, também se torna uma opção bastante interessante para quem vive na correria do dia-a-dia.

Para aplicar, basta puxar os fios para baixo, até que a raiz fique rente ao couro cabeludo. Segure e, com a outra mão, aplique o produto em todo o comprimento do fio – ou onde queira colorir -, como se estivesse pintando uma figura com giz de cera.

Delineador líquido

O delineador líquido para cabelo é bem similar àquele que usamos nas pálpebras. A vantagem é que esse tipo de produto deixar um efeito bem natural aos cabelos. O modo de aplicação desse produto é bem parecido com o batom: puxe os fios para baixo, umedeça a área a ser coberta e, com uma das mãos, vá aplicando o delineador até que todo o fio esteja colorido.

Mas como nem tudo são flores, a desvantagem desse tipo de produto é que ele sai rapidamente. Ou seja, usá-lo para ir à academia ou em alguma festa onde você vá suar muito não é recomendado. Os profissionais orientam que o delineador seja utilizados em ocasiões onde o suor não será tão problemático assim, como em um jantar, reunião ou coquetel, por exemplo.

Dessa forma, você não corre o risco de se deparar com o produto escorrendo pelo pescoço e, muito menos, com os fios brancos aparecendo.

Cuidado com as manchas

Maquiagem para cabelo

A maquiagem pode manchar não só o couro cabeludo, mas o restante do corpo e também as roupas. Por isso, é necessário certo cuidado no momento da aplicação.

Na hora de aplicar o produto, é indicado que a pessoa cubra o rosto com a mão, como se estivesse de viseira. Caso a pessoa opte por aplicar o produto em toda a extensão do fio, o indicado é que ela utilize uma capa de proteção.

Depois de usar

É importante higienizar de forma correta as madeixas após a utilização desse tipo de produto. O recomendado é que a pessoa lave os fios duas vezes seguidas – e utilize um shampoo tipo detox, que não vai alterar o pH do couro cabeludo e vai evitar qualquer tipo de irritação.

Faça o teste de alergia

É extremamente recomendado que você faça o teste de alergia antes de utilizar qualquer produto. Aplique uma pequena quantidade do produto na área do pescoço e espere cerca de trinta minutos. Caso o local fique vermelho e coçando, suspenda o uso imediatamente.

Deixe seu comentário!