madeixa.com.br

Manteiga vegetal para o cabelo: saiba os benefícios e como usar

Você, com certeza, já está acostumada a gastar com produtos caros que nem sempre possuem uma eficácia tão boa nos fios. Afinal, isso faz parte da rotina de praticamente todas as mulheres que querem cuidar das madeixas constantemente.

Por isso, diversas alternativas naturais são criadas no mundo dos cosméticos para que você possa economizar e, ainda assim, cuidar dos fios de maneira eficaz e tendo resultados muito bons até mesmo a curto prazo. E um exemplo de produto que está ganhando muita visibilidade e se encaixa nas características anteriores é a manteiga vegetal para cabelo, que serve como uma ferramenta para a etapa de nutrição capilar.

Portanto, no artigo de hoje, nós iremos falar de maneira mais aprofundada sobre a manteiga vegetal: para o que ela serve, o que ela é, como utilizá-la nos fios, quais são seus benefícios e muito mais!

O que é a nutrição?

A manteiga vegetal veio para substituir ou potencializar o efeito dos óleos vegetais na hora da nutrição. A etapa de nutrição do cronograma capilar é muito importante, já que ela é responsável por fortalecer os fios e agir contra a queda de cabelo.

A nutrição capilar tem esse efeito, pois ela devolve aos cabelos os nutrientes que foram perdidos com o passar do tempo, o que deixa a fibra capilar mais forte e até mesmo faz com que o cabelo cresça mais rápido. Para fazer a nutrição, são utilizados produtos ricos em vitaminas e minerais, e é exatamente aí que a manteiga vegetal entra.

Por isso, vamos ver agora um pouco mais sobre esse produto e o que ele oferece para os fios. Afinal, é sempre bom conhecer novas formas de tratamento.

Veja também: Óleo para cada tipo de cabelo: saiba qual é o melhor para os seus fios

O que é a manteiga vegetal?

Para falar a verdade, a manteiga vegetal nada mais é do que o óleo vegetal em uma consistência diferente. Enquanto óleo vegetal tem uma consistência líquida, a manteiga vegetal tem uma consistência de pasta, chegando a ser quase sólida, dependendo da temperatura do ambiente.

As principais manteigas vegetais presentes no mercado atualmente são: manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu e manteiga de murumuru. Todas possuem funções diferentes, mas no fim das contas são excelentes para a saúde do cabelo.

Essas manteigas funcionam muito bem pois, assim como os óleos vegetais, elas têm um poder de nutrição e hidratação extremamente alto, sendo que algumas podem até mesmo ser utilizadas na etapa de hidratação do cronograma capilar.

Portanto, a manteiga vegetal veio para inovar os tratamentos capilares, principalmente quando falamos de fios cacheados e crespos, já que ela é mais indicada para esses tipos de fios.

Manteiga vegetal x Óleo vegetal

Para muitas pessoas, a diferença de consistência pode ser considerada algo pequeno e sem muita importância, mas a verdade é que essa diferença faz com que a manteiga vegetal e óleo vegetal não sejam idênticos.

Por isso, vamos ver agora algumas das diferenças entre os dois produtos, que são excelentes mas podem ter um foco diferente.

Praticidade

Só quem viaja muito sabe o quão difícil pode ser levar óleos vegetais dentro da mala. O medo de estourar nas coisas e sujar tudo de uma maneira praticamente irreversível é imenso, até porque o cheiro também ficaria super forte.

Por isso, a manteiga vegetal pode ser considerada uma grande inovação no mundo dos cosméticos. Enquanto o óleo vegetal é líquido e “perigoso”, a manteiga vegetal é sólida e não precisa de uma proteção e preocupação tão grandes na hora de carregar, principalmente se o ambiente for frio.

Portanto, a manteiga vegetal pode ser uma excelente opção para quem não gosta de ficar carregando líquidos e prefere uma maneira mais simples de transportar seus cosméticos por aí.

Tipo de fio

Como todos já sabem, os fios cacheados e crespos tendem a precisar de uma hidratação mais profunda, já que o formato do fio dificulta a distribuição de nutrientes pela fibra capilar, dando um aspecto mais ressecado ao cabelo.

Por isso, mulheres com esses tipos de cabelos precisam de produtos mais intensos e pesados, que proporcionem um efeito ainda mais duradouro; e é exatamente isso que a manteiga vegetal faz. Por ter uma consistência mais pesada, ela também age de forma mais pesada nos fios e promove uma hidratação mais intensa.

Portanto, se você é uma mulher de cabelo cacheado, a manteiga vegetal pode ser uma excelente opção para aqueles momentos em que seu cabelo precisa de uma hidratação e uma nutrição mais profundas.

Modo de utilizar

Até mesmo quando comparamos o modo de uso do óleo vegetal e da manteiga vegetal eles são diferentes. Isso porque em praticamente todas as receitas o óleo vegetal apenas é inserido na mistura de forma simples e prática.

Enquanto isso, a manteiga vegetal precisa ser derretida em banho maria (para que ela não perca seus nutrientes com o calor do microondas) e aí sim ela poderá ser utilizada; até porque é muito difícil utilizá-la em alguma receita com a consistência sólida.

Portanto, se você é uma pessoa que não tem muito tempo disponível e nem sempre pode fazer um banho maria, a manteiga vegetal pode não ser a melhor opção para suas receitas capilares.

Veja também: Aprenda 3 receitas caseiras para o cabelo poderosas, fáceis e baratas

Lavagem

É sempre bom lembrarmos que a manteiga vegetal possui uma consistência sólida. Isso significa que ela tende a dificultar os processos, até mesmo na hora da retirada da mesma dos cabelos.

Por isso, na hora de lavar o cabelo após a umectação pode ser um pouco complicado lavar a manteiga vegetal. Então, abuse do shampoo até que ela saia!

Apesar dessa dificuldade, com certeza, vale muito a pena utilizar a manteiga vegetal para nutrir os fios, já que a hidratação dela é muito mais profunda e ela tem o poder de reviver seu cabelo.

Você, provavelmente, está pensando em qual manteiga vegetal irá comprar após ler esse texto; e com certeza é isso mesmo que você deveria fazer. Esse produto que ainda não é tão famoso no mercado é extremamente poderoso e vai dar uma nova cara aos seus fios, além de deixar seu couro cabeludo super saudável!

Add comment