madeixa.com.br
Manteiga de murumuru

Manteiga de murumuru para o cabelo: benefícios e como usar

O mundo dos cosméticos está sempre inovando para atender as demandas de todo mundo, principalmente das pessoas viciadas em hidratações e outros tipos de cuidados com os fios.

Por conta disso, novos ingredientes vão sendo testados e, quando se descobre que um deles pode oferecer benefícios aos fios, o produto é lançado e todo mundo vai à loucura para conseguir comprar e testar o mais rápido possível a nova tecnologia.

Foi exatamente isso que aconteceu com a manteiga de murumuru, ingrediente natural que pode ser vendido separadamente ou como um melhoramento para outros produtos capilares. Porém, apesar de sua fama crescente, muitas pessoas ainda não conhecem esse produto.

Portanto, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a manteiga de murumuru. Caso você ainda não a conheça, mas tenha vontade de testar em seus fios. Continue lendo para saber mais desse ingrediente que está dando o que falar!

O que é a manteiga de murumuru?

Manteiga de murumuru

Com toda a sua fama cada vez maior, muitas pessoas podem acabar pensando que a manteiga de murumuru é um produto importado que acabou se disseminando pela cultura brasileira. Porém, essa não é exatamente a verdade.

A manteiga de murumuru é um produto retirado de sementes (mais precisamente do óleo delas) de uma palmeira amazônica muito famosa na região Norte do país, a palmeira que pertence ao gênero Astrocaryum. Isso significa que a manteiga é 100% natural e nativa do Brasil.

Essa manteiga passou a ser utilizada em produtos cosméticos quando percebeu-se que o óleo das sementes da Astrocaryum eram extremamente nutritivos e poderiam trazer muitos benefícios quando utilizado no cabelo em forma de manteiga.

Ela foi introduzida no mundo da cosmética, principalmente depois de uma pesquisa da L’Oréal, que constatou que o maior desejo da brasileira é ter um cabelo com pouco volume e sem frizz, características que a manteiga oferece por meio de suas propriedades nutritivas.

Além disso, pode-se utilizar a manteiga de murumuru para o cabelo, mas ela também está presente em produtos para a pele e até mesmo em linhas de maquiagem que visam acalmar a pele e hidratar.

Ela pode ser utilizada de duas formas: por meio dos produtos industrializados que levam a manteiga de murumuru na sua composição e por meio da manteiga vendida em barra, que é natural e tem uma ação mais profunda nos fios.

Portanto, a manteiga de murumuru nada mais é do que um produto 100% brasileiro que usará suas propriedades para renovar suas madeixas e deixá-las hidratadas de uma forma que só essa manteiga consegue.

Como usar a manteiga de murumuru para o cabelo

Manteiga de murumuru

Apesar de todas as utilidades que o produto tem, nesse artigo, nós iremos focar apenas em suas propriedades que são benéficas para o cabelo e como utilizar a manteiga nele.

Portanto, existem duas opções: ou você escolheu comprar um produto industrializado com base de manteiga de murumuru, ou você resolveu comprar a barra de manteiga e não sabe muito bem o que fazer com ela agora.

No primeiro caso, apenas leia as instruções da embalagem e utilize o produto da maneira que a marca está te indicando. Já no segundo caso, leia nosso passo a passo a seguir para saber como utilizar a manteiga de murumuru pura para o cabelo!

Materiais necessários:

  • Manteiga de murumuru in natura (comprada em casas de produtos naturais ou na internet);
  • Shampoo;
  • Condicionador;
  • Touca de plástico.

Modo de fazer:

Aqueça uma quantidade de água em uma panela, até que ela comece a ferver. Pegue uma vasilha menor do que a panela e coloque a manteiga de murumuru dentro da vasilha.

Coloque a vasilha com a manteiga em cima da panela (com o fogo já apagado) e derreta a manteiga em banho-maria. Separe o cabelo em mechas médias. Com o cabelo sujo e seco, pegue a manteiga totalmente derretida (que se tornará um óleo) e passe em toda a extensão dos fios.

Enluve bem para que a fibra capilar absorva bem a manteiga. Prenda o cabelo e coloque a touca de plástico. Deixe a manteiga de murumuru no cabelo por cerca de 12 horas. Após esse tempo, lave o cabelo normalmente com o shampoo de sua preferência e utilize um condicionador para fechar as cutículas dos fios.

Obs: caso você tenha dificuldade de ficar com a manteiga no cabelo por tanto tempo durante o dia, faça esse processo antes de ir dormir e prenda bem a touca plástica utilizando grampos para que o cabelo fique bem protegido. Ao acordar, faltará pouco tempo para que você já possa retirar a mistura do cabelo.

Esse modo de fazer pode ser utilizado na etapa de hidronutrição do cronograma capilar, isso porque a umectação irá nutrir profundamente o cabelo e o óleo de murumuru irã ajudar a hidratar os fios danificados, logo, todo esse processo se trata de uma hidronutrição (hidratação + nutrição).

Os benefícios da manteiga de murumuru para o cabelo

Manteiga de murumuru

Não importa se você irá utilizar a manteiga de murumuru para o cabelo por meio de produtos industrializados ou por meio dela in natura, os benefícios desse produto para os fios são muitos e, por isso, vamos listar alguns a seguir!

Redução de volume capilar (por isso ela é matéria prima da linha Absolut Control da L’Oréal, marca pioneira nos produtos com manteiga de murumuru);

  • Hidratação profunda dos fios danificados;
  • Nutrição profunda da fibra capilar;
  • Controle de frizz;
  • Deixa os fios mais disciplinados;
  • Fácil de ser utilizada nos fios;
  • Pode ser encontradas facilmente em cosméticos ou in natura;
  • Apresenta um excelente custo-benefício.

Por conta de todos esses benefícios, a manteiga de murumuru é considerada o novo óleo de argan, que também foi uma febre no mundo da cosmética durante o seu lançamento.

O que você achou da manteiga de murumuru? Precisamos nos atualizar a cada novidade no mundo dos cabelos para que não percamos benefícios como esses. Por isso, escolha como você quer utilizar a manteiga de murumuru para o cabelo (in natura ou por meio dos produtos industrializados) e teste agora mesmo nos seus fios!

Add comment