Madeixa
Leave-in

Leave-in: saiba para que serve e como usar o produto

É cada vez mais comum comprar produtos para cuidar dos fios de forma prática e rápida, já que a maioria das pessoas não têm tempo suficiente para cuidar do cabelo de forma caseira e mais detalhada.

Por conta disso, diversos produtos são lançados todos os anos para atender às demandas dos consumidores e também para sempre inovar no ramo da cosmética. Um exemplo de produto que está ganhando cada vez mais visibilidade é o leave-in, creme de tratamento que começou tímido no mercado e hoje em dia está presente em praticamente todas as casas de mulheres apaixonadas por cuidados com os cabelos.

Portanto, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o leave-in: o que ele é, para que ele serve, como utilizá-lo e também quais são seus benefícios para o cabelo quando usado a longo prazo.

O que é o leave-in?

Leave-in

O leave-in é o produto excelente para quem gosta de cuidar dos fios, mas, ao mesmo tempo, não possui muito tempo disponível para fazer tratamentos que demandam uma longa espera, como, por exemplo, hidratações caseiras ou umectações.

Isso porque ele não precisa de enxágue e pode ser deixado no cabelo até a próxima lavagem, o que explica muito bem o seu nome “leave-in”. Além dessa versatilidade, o produto é recomendado para uso por todos os tipos de cabelo, ou seja, além de ser rápido e prático, ainda atende a muitas necessidades capilares diferentes.

Estando entre um dos produtos queridinhos por quem tem frizz, o leave-in pode ter diversas finalidades diferentes dependendo do produto e da marca escolhida. Portanto, ele é extremamente versátil e esse pode ser um dos motivos da sua fama estar crescendo tanto ao longo do tempo.

Para que serve o leave-in?

Todos já entendemos que ele é muito útil e amado por todos, mas a utilidade do leave-in ainda é uma interrogação para muitas pessoas, provavelmente por ele ser um produto que está ganhando mais visibilidade apenas agora.

O leave-in nada mais é do que uma forma de tratamento instantânea dos fios. Isso significa que você pode passá-lo e ir fazer outras tarefas, pois ele agirá no cabelo por conta própria sem deixar os fios pesados.

Ele pode possuir diversas finalidades diferentes: para os fios lisos, o leave-in é perfeito na ação contra o frizz, as pontas duplas e para aumentar o brilho, enquanto que nos fios cacheados, ele é excelente para aumentar o brilho e também ajudar a definir os cachos de maneira mais precisa.

Portanto, as utilidades do leave-in são muitas. Tudo depende de quais são suas necessidades capilares e de qual tipo de cabelo você possui (já que as necessidades mudam de acordo com o tipo de fio).

Como usar o leave-in

Leave-in

Um produto tão útil não poderia ser mais simples de ser utilizado. Por se tratar de um produto sem enxágue, tudo o que você precisa fazer é passar uma pequena quantidade pelos fios depois de lavá-los e deixá-lo nos fios até a próxima vez que for secar o cabelo. Porém, você pode optar por usar o produto nos cabelos secos ou molhados, haverão algumas diferenças no resultado final:

Leave-in no cabelo molhado

Por se tratar de um produto leve, o leave-in acaba sendo absorvido nos fios junto com a água após a lavagem. Logo, pode ser utilizado sem maiores problemas nas madeixas.

Quando utilizado nos fios molhados, ele é excelente contra o embaraço capilar (excelente para as cacheadas e crespas), além de selar as pontas dos fios e dar maior maciez e movimento.

Logo, ele é excelente para quem tem problemas com frizz ou até mesmo vive em lugares muito úmidos. Com certeza, o leave-in será uma excelente proteção para o seu cabelo.

Veja também: Protetor solar para cabelo: saiba os benefícios e como usar

Leave-in no cabelo seco

Essa é a maior diferença entre o creme para pentear e o leave-in. O primeiro não pode ser aplicado nos fios secos e o segundo pode. Quando aplicado nos fios secos, o leave-in ajuda a dar um retoque nos fios durante o dia a dia, diminuindo o frizz e aumentando o brilho.

Porém, não exagere! Por não ter água para ser absorvida junto com o creme, o produto acaba ficando em maior quantidade nos fios e, por isso, deve ser aplicado de maneira consciente para não deixar o cabelo pesado.

Além disso, existem alguns leave-in que apresentam proteção térmica. Logo, eles podem ser usados sem a ajuda de outros produtos antes de fazer a escova com o secador de cabelo, utilizar a chapinha ou o babyliss.

Veja também: Protetor térmico: veja os benefícios, dicas para usar e melhores produtos

Para que o produto funcione tanto nos fios secos quanto nos molhados, é extremamente importante enluvar bem o cabelo enquanto o aplica. Além disso, lembre-se de nunca aplicá-lo na raiz, para não deixar o cabelo com um efeito pesado e não abafar o couro cabeludo.

Benefícios do leave-in

Leave-in

Você pode achar que por ter lido o texto até aqui já sabe todos os benefícios que esse produto tão prático apresenta, mas a verdade é que existem muitas outras vantagens que tornam o leave-in um excelente produto para cuidados capilares. Vamos citar algumas agora para que você tenha uma ideia.

  • Sela as cutículas dos fios, protegendo contra fatores externos nocivos, como a umidade, o sol e a água salgada ou com cloro;
  • Reduz o frizz e as pontas duplas;
  • Dá um aspecto de hidratação e movimento aos fios;
  • Facilita a hora de pentear os fios, diminuindo o embaraço;
  • Reduz o volume de cabelos lisos e ajuda a aumentar o volume em cabelos cacheados (tudo depende da forma de aplicação);
  • Ajuda a proteger o cabelo contra o calor da chapinha, do secador de cabelo e do babyliss;
  • É prático, pois não precisa de enxágue;
  • Serve para todos os tipos de cabelo.

Por isso, com certeza, esse produto é extremamente vantajoso para poupar seu tempo enquanto você cuida da saúde dos seus fios. Portanto, todo o seu sucesso não é em vão! Agora, basta você encontrar a marca que mais te agrada e começar a utilizar o leave-in na sua rotina para notar a diferença na saúde dos cabelos com o passar do tempo!

Deixe seu comentário!