madeixa.com.br

Hidróxidos usados no alisamento ou relaxamento capilar

Algumas mulheres não abandonam o efeito liso dos cabelos de forma alguma e, para conceder este visual aos fios, apostam nos hidróxidos usados no alisamento ou relaxamento capilar.

É uma pena que nem todas as mulheres que gostam os cabelos lisos tem a sorte de nascer com os fios escorridos como desejam. Mas mantenha a calma, isso não é motivo para você desanimar e ficar triste, hoje em dia existe no mercado soluções que alisam os fios de forma eficiente, deixando-os lisos e escorridos, como você deseja.

Os procedimentos conhecidos como escovas progressivas, são alisamentos químicos que se tornaram populares nos salões de beleza. Este procedimento utiliza substâncias químicas para promover a mudança da estrutura das fibras capilares, e desta forma, dar o efeito liso desejado.

A substância química conhecida por dar efeito liso absoluto aos fios é o formol, no entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vetou a utilização desde princípio ativo em produtos visto que, causa danos seríssimos a saúde, podendo até mesmo causar a morte. Depois da proibição quanto a utilização deste produto, logo apareceram outras opções para substituir este composto químico, como: o tioglicolato de amônia e a corbocisteína.

Cada nome esquisito não é mesmo? Além destes tipos de compostos químicos existem outros tipos de substâncias cujo objetivo é alisar ou relaxar os fios, estou falando dos hidróxidos.

Conhecendo um pouco mais sobre os hidróxidos

Os hidóxidos usados no alisamento ou relaxamento capilar são capazes de causar modificação na estrutura capilar interna dos fios, desta forma altera a textura dos mesmos para um efeito mais liso, ou, para um ondulado. Existem diferentes versões de hidróxidos, os tipos variam e sua utilização depende do tipo de fio em que é aplicado.

Os hidróxidos se caracterizam por serem composto químicos que tem como base a soda cáustica, este composto modifica a estrutura dos fios e possui várias versões diferentes, uma versão muito conhecida e difundida nos salões de beleza é o hidróxido de guanidina, este composto mistura duas substâncias distintas: o hidróxido de cálcio e o carbonato de guanidina a fim de deixar os cabelos lisos, ele é utilizado em cabelos cacheados e bem crespos.

Os hidróxidos funcionam de forma definitiva, ou seja, uma vez que utilizado nos fios, seu efeito não pode ser revertido.

Se você é uma pessoa indecisa e que gosta de mudar de visual a todo momento, é melhor apostar em outro tipo de produto químico para alisar ou relaxar seus fios, lembre-se que hidóxidos usados no alisamento ou relaxamento capilar consistem em um alisamento definitivo, eles agem modificando totalmente a estrutura dos fios.

Veja os tipos de hidróxidos usados no alisamento ou relaxamento capilar

Estes compostos são aprovados pela Anvisa, todos eles alisam os fios, a sua utilização vai variar de acordo com o caso, as condições dos fios e o objetivo desejado deve ser avaliado por um profissional experiente em alisamento e relaxamento capilar na hora da aplicação.

Vamos conhecer um pouco da ação dos hidróxidos nos fios bem como, entender em que casos eles podem ser utilizados:

  • Hidróxido de sódio:

Se consiste na soda cáustica. É um composto de ação rápida e potente, garantindo com que os fios fiquem super escorridos. Este produto é muito forte e, por este motivo, só pode ser aplicado por um profissional qualificado e que possui experiência em alisamentos capilares.

O hidróxido de sódio possui ação rápida, ou seja, a mensuração do tempo é crucial durante a aplicação deste produto, o tempo prolongado pode resultar em queimaduras graves, fios quebrados, pode resultar em perda da visão e acometimentos no couro cabeludo.

  • Hidróxido de guanidina (ou hidróxido de cálcio):

Age de forma semelhante ao hidróxido de sódio, no entanto, é menos potente e tem sua ação um pouco mais lenta que o composto citado anteriormente. Para agir, este produto precisa ser misturado a outra substância: o carbonato de guanidina, desta forma, concede o efeito liso esperado aos cabelos. Esta substância é bastante utilizada nos salões de beleza, o queridinho de algumas mulheres que possuem cabelos cacheados ou crespos.

Com a utilização do hidróxido de guanidina pode se conseguir um efeito de relaxamento suave ou um alisamento absoluto, tudo vai variar de acordo com a quantidade de guanidina que está sendo utilizada e do tipo de fio em que está sendo aplicado o produto.

O hidróxido de cálcio existente neste composto pode acabar causando o efeito de ressecamento e quebra dos fios. Uma vantagem deste produto é que, por ser de ação mais lenta acaba se tornando mais seguro e mais recomendável, principalmente para as pessoas que tem fios mais sensíveis, incluindo as crianças. Ele age de forma mais lenta e não libera um odor desagradável quando é aplicado nos fios.

  • Hidróxido de lítio:

Ele é ainda mais suave que os outros e tem ação bem lenta. Este composto é mais recomendado às mulheres que possuem cabelos muito crespos (afros) e que não estão danificados por procedimentos químicos de coloração dos fios.

O hidróxido de lítio pode ser aplicado em pessoas que descoloriram os fios e que fizeram mechas, no entanto, nestes casos sua aplicação é mais perigosa, devendo ser utilizado em quantidades pequenas e somente por profissionais experientes em alisamento e relaxamento capilar.

  • Hidróxido de potássio:

É um dos hidróxidos mais potentes e possui ação rápida. Ele é utilizado pelas mulheres que desejam alisamento intenso, um liso escorrido e sem ondulações. Apesar de ser muito eficaz, o uso por tempo prolongado pode acabar resultado em irritações na pele, incluindo o couro cabeludo, bem como pode propiciar a quedas dos fios e corte químico.

Estes produtos foram feitos para você, que deseja ter um efeito liso prolongado e duradouro. É claro que você vai ter que retocar a raiz de tempos em tempos, no entanto, a poderá contar com o efeito liso que um destes produtos irá conceder aos seus fios.

Pesquise qual a melhor opção para você, se informe e lembre-se sempre que na hora de utilizar os hidróxidos usados no alisamento ou relaxamento capilar é muito importante contar com a ajuda de um profissional experiente, realizar o teste de mecha e suspender o uso imediatamente caso haja quebra e dano aos fios.

Add comment