Madeixa
Hidronutrição no cabelo

Hidronutrição no cabelo: benefícios e como fazer passo a passo

Cuidar dos cabelos pode ser um hobby ou até mesmo uma necessidade para muitas mulheres, mas o fato é: todas as mulheres deveriam seguir uma rotina de cuidados com os fios para sempre garantir a hidratação e saúde do cabelo.

Diversos métodos de tratamento estão disponíveis para todos os tipos de fios: hidratação, nutrição, reconstrução, hidronutrição… Opa, não conhece a hidronutrição? Ela é um novo método de tratamento capilar que está dando o que falar e fazendo a cabeça (literalmente) das mulheres nos salões.

Portanto, neste artigo, iremos te explicar tudo sobre esse fenômeno! Falaremos o que é a hidronutrição, quais são seus benefícios e você também aprenderá como fazê-la em casa utilizando produtos caseiros e naturais. Então, continue lendo para saber mais!

O que é a hidronutrição?

Hidronutrição no cabelo



O significado do termo “hidronutrição” já está na própria palavra: a hidronutrição nada mais é do que a junção de dois tratamentos capilares, a hidratação e a nutrição, dando uma base para fios saudáveis e cada vez mais bem cuidados.

Em primeiro lugar, a hidratação é o processo que garante a devolução da umidade natural do cabelo aos fios. Ela é muito necessária, pois o cabelo vai perdendo sua umidade da fibra capilar com o passar do tempo, o que causa o ressecamento.

Em segundo lugar, a nutrição é o processo que visa repor os nutrientes que vão sendo perdidos pelos fios ao longo do tempo. Isso é necessário pois, assim como perde água, o cabelo vai perdendo seus nutrientes com o passar do tempo e acaba se tornando fraco.



Por fim, foi criada a hidronutrição, que é a junção desses dois processos. A hidronutrição visa hidratar enquanto devolve a umidade dos fios, ao mesmo tempo com que fortalece o cabelo, devolvendo os nutrientes que foram perdidos com o tempo. Nada mais é do que um combo de tratamentos capilares.

Esse processo é excelente para os dias atuais, já que as mulheres estão muito atarefadas e não têm mais tempo de cuidar da aparência como nos tempos antigos, logo, um tratamento tão completo como esse é uma mão na roda.

Porém, para conseguir todos os benefícios desse tratamento, é necessário que você saiba fazer a hidronutrição do modo correto. Portanto, vamos te explicar um pouco mais agora sobre como ela funciona.

Cronograma capilar

Hidronutrição no cabelo

É impossível falarmos sobre hidronutrição sem citar o cronograma capilar. Esse é um método que engloba vários tratamentos capilares focados em 3 pilares: nutrição, hidratação e reconstrução.

Como já dissemos, a nutrição irá trazer nutrientes para os fios e a hidratação irá devolver a água perdida pela fibra capilar com o passar do tempo. Enquanto isso, a reconstrução irá repor a massa dos fios, que também vai sendo perdida com o tempo.

Quando juntos em um calendário, esses três procedimentos são essenciais para a saúde dos cabelos e, também, ajudam a manter os cuidados com a aparência em dia. Nada melhor do que receitas eficazes que facilitam o nosso cotidiano e, ainda, nos deixam mais bonitas!

Por isso, a hidronutrição é tão boa: ela possui duas etapas do processo de cronograma capilar dentro de uma só, e isso é excelente para poupar tempo e, ao mesmo tempo, não descuidar da saúde dos fios.

Como fazer a hidronutrição

Alguns processos e tratamento capilar podem demorar muito ou até mesmo precisam de muitos ingredientes para serem feitos. Isso acaba tomando muito tempo e as pessoas desistem de fazer as receitas.

Mas a hidronutrição não é difícil de ser feita, ainda mais quando levamos em conta todos os seus benefícios (citaremos mais tarde quais são eles). Portanto, anote o passo a passo dessa receita super potente que mudará a saúde do seu cabelo.

Materiais necessários:

  • Máscara de hidratação concentrada (3 colheres de sopa);
  • Óleo essencial de sua preferência (1 colher de sopa);
  • Shampoo;
  • Touca de alumínio;
  • Pente de dentes largos;
  • Condicionador.

Modo de fazer:

  1. Desembarace os fios com um pente de dentes largos;
  2. Lave o cabelo com o shampoo duas vezes;
  3. Tire o excesso de água com uma toalha para que a mistura seja absorvida melhor;
  4. Misture em uma vasilha a máscara de hidratação e o óleo essencial;
  5. Aplique a mistura nos fios, enluvando toda a extensão do cabelo para que os fios absorvam bem a hidronutrição;
  6. Deixe a mistura agindo por cerca de 20 minutos com a touca de alumínio (que irá potencializar os resultados);
  7. Enxague bem o cabelo e aplique o condicionador para fechar as cutículas e finalizar o processo.

Esse processo pode ser feito substituindo a hidratação e a nutrição do cronograma capilar, já que ele é um combo. Você pode fazer essa receita uma vez na semana para que não ocorra um excesso de nutrição (que causará a quebra do fio).

Benefícios da hidronutrição

Hidronutrição no cabelo

Você já deve ter percebido que a hidronutrição é extremamente benéfica para a saúde dos seus cabelos, mas vamos resumir agora mais alguns benefícios desse tratamento tão simples e prático:

  1. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo;
  2. Perfeita para fios cacheados e crespos, já que eles ressecam com mais facilidade;
  3. São dois processos em um, portanto, serve para poupar o tempo;
  4. Fecha as cutículas do cabelo, selando os fios;
  5. Hidrata profundamente e devolve a umidade natural do cabelo;
  6. Nutre profundamente e devolve os nutrientes que o cabelo perde com o passar do tempo;
  7. Pode ser feita com ingredientes que todo mundo tem em casa;
  8. Leva apenas 20 minutos para ser feita.

Entre os procedimentos de cuidado capilar existentes atualmente, com certeza a hidronutrição é um dos mais benéficos, já que ela engloba dois procedimentos em um só e ao mesmo tempo não demora tanto para ser feita.

Muito provavelmente, você não conhecia a hidronutrição e, agora, está curiosa para colocá-la em ação no seu cabelo, não é? Então, comece hoje mesmo e você verá a diferença gigante na saúde dos seus fios!

Obs: lembre-se de sempre alternar entre os ingredientes utilizados para que o cabelo não se acostume com eles e a hidronutrição continue fazendo seu efeito. Isso com certeza fará muita diferença com o tempo.

Deixe seu comentário!