Madeixa
Hidratação para cabelos ondulados

Hidratação para cabelos ondulados: confira as melhores dicas!

A hidratação para cabelos ondulados proporciona aos fios maior brilho, extrema maciez, assim como ondas bem definidas.

Nesse artigo daremos dicas essenciais para manter os cabelos ondulados profundamente hidratados e cheios de vida!

Tipos de cabelos ondulados

Toda mulher com cabelos ondulados gostaria de ter suas ondas bem definidas e hidratadas, não é mesmo?

A hidratação para cabelos ondulados, ou cabelo tipo 2 como é chamado, para que seja eficiente e surta excelentes resultados, primeiramente é importante definir, dentro da curvatura, onde eles se encaixam.

Dessa forma, dentro da curvatura 2 dos cabelos ondulados, eles são subdivididos em 3 categorias. Acompanhe!

Cabelo ondulado 2 A

Na categoria 2 A estão classificados os cabelos com leve ondulação, essencialmente lisos, assim como finos, além de serem pouco volumosos.

Cabelo ondulado 2 B

Essa categoria engloba os cabelos com ondulações mais acentuadas, principalmente nas pontas e fios de espessura média. Ao mesmo tempo, é caracterizado pelo formato de “S”, além de possuir tendência ao frizz.

Cabelo ondulado 2 C

Já na categoria 2 C estão classificados os cabelos com ondas marcantes, além de fios grossos e volumosos. Além disso, podem apresentar cachos mais abertos.

Agora que já sabe como definir qual seu tipo de ondulado, acompanhe, a seguir, como proceder corretamente na hora de hidrata-los.

Lavagem

Com toda a certeza, para que a hidratação seja eficaz, primeiramente os cuidados devem começar pela lavagem dos cabelos ondulados.

Um problema bastante frequente nos cabelos ondulados é a raiz oleosa e fios secos. Assim, para evitar o excesso de oleosidade, bem como um maior ressecamento dos fios, é fundamental que os cabelos sejam lavados dia sim, dia não.

Uma vez que os cabelos ondulados, de todos os tipos, são bastante delicados, esfrega-los fortemente pode acarretar quebra, assim como frizz.

Dessa forma, o ideal é aplicar o xampu na raiz dos cabelos com movimentos circulares utilizando, apenas, as pontas dos dedos.

De maneira idêntica, os fios também devem ser lavados com delicadeza. Além disso, é fundamental que todo o xampu seja retirado para não comprometer as etapas seguintes.

Hidratação para cabelos ondulados

Primeiramente é fundamental esclarecer que a hidratação para cabelos ondulados não é simplesmente aplicar uma máscara periodicamente.

A hidratação começa na escolha do xampu, que deve ser preferencialmente sem sal, além de possuir propriedades hidratantes, assim como o condicionador.

Além disso, para evitar ainda mais o excesso de oleosidade, é fundamental a escolha por  máscaras hidratantes, que não possuam uma alta concentração de óleos em sua formulação.

Do mesmo modo, as máscaras não devem ser aplicadas na raiz dos cabelos, uma vez que tal procedimento causa ainda maior oleosidade, além de deixar os fios sem movimento, bem como pesados.

Como hidratar cabelos ondulados

A hidratação para cabelos ondulados deve ser realizada, a princípio, uma vez por semana. Porém, é fundamental atentar para a necessidade real dos fios.

Em primeiro lugar, os cabelos devem ser lavados com um xampu adequado e removido totalmente.

Em segundo lugar, deve ser aplicada a máscara hidratante, mecha por mecha por toda a extensão dos cabelos, bem como nas pontas, onde, na maioria das vezes, apresentam maior ressecamento.

É importante frisar que a máscara hidratante não deve ser aplicada na raiz dos cabelos para evitar o excesso de oleosidade.

Em terceiro lugar, depois de respeitado o tempo de ação da máscara hidratante e logo após o seu enxague, deve ser aplicado o condicionador.

Do mesmo modo, assim que o condicionar tiver seu tempo de ação, deve ser bem retirado dos fios.

Hidratação para cabelos ondulados

Como hidratar cabelos ondulados tingidos ou com química

Se os cabelos ondulados necessitam de uma excelente hidratação para manter as ondas bem definidas, além de ficar longe do frizz, imagine os tingidos ou com química!

Tanto os tingidos, assim como os com química, necessitam de queratina para restaurar a fibra capilar.

Assim, o ideal é investir em etapas de reconstrução capilar com máscaras de tratamento que possuam queratina em sua composição.

Hidratação caseira para cabelos ondulados

Embora o mercado ofereça uma infinidade de máscaras de hidratação para cabelos ondulados, algumas receitinhas caseiras funcionam muito bem. Além de serem bem mais baratas, são muito fáceis de fazer.

As receitas caseiras que utilizam ingredientes simples como, por exemplo, óleo de coco, que é excelente para os ondulados, promove uma profunda hidratação nos fios. E, como resultado final, cabelos mais macios e brilhantes, sem frizz, além de ondas mais definidas.

Acompanhe, a seguir, 3 receitas fáceis de hidratação caseira para cabelos ondulados, que devem ser aplicadas nos fios lavados e úmidos, mas, sem excesso de água.

1. Hidratação com banana

Você irá precisar de:

  • 1 banana;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de máscara hidratante;
  • ½ colher de sopa de óleo de coco.

Como preparar e aplicar:

  • Em primeiro lugar, amasse bem a banana, acrescente os outros ingredientes e misture bem;
  • Em segundo lugar, aplique por todo o comprimento do cabelo e deixe agir o tempo especificado na embalagem da máscara, que na maioria das vezes é de 30 min;
  • Finalmente, enxague e aplique o condicionador.

2. Hidratação com chocolate

Você irá precisar de:

  • 1 colher de sopa de máscara hidratante;
  • 2 colheres de sopa de achocolatado em pó;
  • ½ colher de sopa de óleo de coco;
  • ½ tampa de Bepantol.

Como preparar e aplicar:

  • Primeiramente, misture todos os ingredientes em um recipiente e deixe repousar por 30 min;
  • Logo após, aplique por todo o comprimento do cabelo, separando mecha por mecha;
  • Em seguida, deixe agir o tempo especificado na embalagem da máscara;
  • Finalmente, enxague bem e aplique o condicionador.

3. Hidratação com abacate

Você irá precisar de:

  • ¼ de abacate maduro, porém firme;
  • 1 colher de sopa de máscara hidratante;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Como preparar e aplicar:

  • Em primeiro lugar, amasse bem o abacate;
  • Em segundo lugar, misture muito bem os demais ingredientes;
  • Em terceiro lugar, aplique sobre os cabelos, mecha por mecha;
  • Em quarto lugar, deixe agir o tempo especificado na embalagem da máscara;
  • Finalmente, enxague e aplique o condicionador.

A hidratação para cabelos ondulados é fundamental para manter as ondas bem definidas, assim como os fios longe do frizz.

Porém, para manter os ondulados sempre saudáveis e perfeitos é importante combinar a hidratação com outros tratamentos como nutrição e reconstrução capilar. Assim, vale investir em um cronograma capilar para mantê-los sempre lindos!

Deixe seu comentário!