Madeixa
Hidratação para cabelos cacheados

Hidratação para cabelos cacheados: como fazer?

A hidratação para cabelos cacheados é um dos cuidados que estão no topo da lista de quem possui esse tipo de cabelo. Isso porque, geralmente, os produtos para cabelos cacheados são mais caros que os demais. Porém, existem métodos incríveis de hidratar e manter um cabelo cacheado sempre saudável. Confira!

O que é e qual a importância da hidratação?

Como é de conhecimento, o cabelo cacheado por si só já é um cabelo difícil de cuidar. Mesmo que a grande maioria das pessoas não tenham conhecimento disso, ele é um tipo de fio que possui muita tendência ao frizz e por conta disso precisa de uma atenção mais do que especial.

A hidratação para cabelos cacheados é um dos métodos mais conhecidos de manter a saúde capilar. Até mesmo porque, quando o assunto é cuidar dos cachos, a hidratação é o primeiro método que surge na mente da grande maioria das pessoas.

Afinal, o objetivo é justamente manter a saúde e vitalidade dos fios. Dessa forma, a hidratação ajuda a manter os cachos mais definidos, encorpados e é a melhor maneira de evitar o ressecamento, problema muito comum para quem possui esse tipo de cabelo.



Logo, manter uma rotina regrada e saudável de hidratação pode trazer mais vida aos fios e é uma ótima forma de evitar que o cacho ganhe uma aparência pesada e desagradável.

Hidratação para cabelos cacheados

A ótima notícia é que, para realizar a hidratação para cabelos cacheados, é muito importante seguir alguns passos para que não hajam erros. Um deles, por exemplo, é sempre lavar o cabelo na água morna ou fria, aplicar a máscara de hidratação, enxaguar e deixar o cabelo secar ao natural, se possível.

Além disso, é indicado que os cabelos sejam lavados somente de 2 a 3 vezes por semana, sendo que em uma dessas vezes, deve ser feita a hidratação. A lavagem do cabelo cacheado pode ser feita em uma menor quantidade de vezes pois ele não possui tanta oleosidade quanto os fios lisos.



Outras dicas, são:

  • Evitar água quente;
  • Utilizar shampoo sem sal;
  • Concentrar o shampoo mais na raiz.

Utilizar os shampoos anti resíduos também é uma ótima forma de a hidratação penetrar com maior eficácia no cabelo. Até mesmo porque, esse tipo de shampoo é ótimo para remover resquícios de produtos anteriormente aplicados no cabelo.

Passo a passo para hidratar

Importante frisar que, como o cabelo cacheado possui um ressecamento natural do fio, é bom evitar a aplicação frequente do shampoo anti resíduo. De qualquer forma, após lavar os fios com o shampoo escolhido, basta seguir o passo a passo:

  • Esprema os fios para retirar o excesso de água;
  • Adicione 20 ml de óleo de Argan na máscara de hidratação;
  • Aplique a máscara da orelha para baixo, mecha por mecha;
  • Deixe agir de 15 a 30 minutos;
  • Enxágue o cabelo e aplique o condicionador.

A máscara capilar para hidratação deve ser sempre aplicada antes do condicionador. Isso porque o shampoo possui a função de abrir a cutícula do cabelo e remover todas as impurezas que ali se concentram.

Assim, a máscara encontrará o fio com as cutículas abertas e fará mais efeito no cabelo. Em seguida, o condicionador deve ser aplicado para selar as cutículas e, dessa forma, finalizar a lavagem e tratamento dos fios.

Algumas pessoas preferem não aplicar o condicionador após a retirada da máscara. Em caso de dúvida, é indicado consultar um profissional da área e saber como proceder da forma mais indicada e correta para cada caso.

É possível, ainda, colocar uma touca laminada, toalha morna ou touca de banho para deixar a máscara atuando com maior intensidade nos fios.

Hidratação para cabelos cacheados

Dicas adicionais sobre a hidratação para cabelos cacheados

A forma como o cabelo é secado depois do banho, também é um fator que auxilia para um melhor efeito da hidratação. Para isso, é indicado secar os cachos com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão que não seja mais utilizada.

Dessa forma, é muito mais fácil evitar o frizz e o ressecamento. Caso seja necessária a aplicação do secador, opte sempre por utilizá-lo com o difusor. Nesses casos, também é indicado aplicar um leave-in com proteção térmica.

Hidratação natural

Na ausência de produtos para os fios, é possível realizar a hidratação com produtos naturais e que geralmente temos em casa. Uma grande aliada dos cachos e dos demais tipos de cabelo, é babosa ou Aloe Vera, como também é conhecida.

Além disso, a cenoura, abacate e outros alimentos, também podem ser usados para uma hidratação eficaz nos fios.

Hidratação para cabelos cacheados com babosa

Para hidratar os cachos com a babosa, é necessário retirar os espinhos da lateral e retirar a poupa com o gel. Em seguida, basta bater no liquidificador com um pouco de água e duas colheres de creme de sua preferência.

Após tudo batido, basta aplicar no cabelo, separando sempre mecha por mecha. Para essa hidratação, é indicada a utilização de touca plástica de 20 a 25 minutos. Isso porque as hidratações feitas de forma natural, acabam tendo um efeito um pouco mais lento no cabelo.

Hidratação específica para cachos ressecados

Para os cachos que possuem um nível maior de ressecamento, é altamente indicado diluir uma colher de Maisena em 100 ml de água. Leve ao fogo baixo e misture até atingir uma consistência pastosa, muito semelhante a um mingau.

Logo, desligue o fogo e adicione 2 colheres de açúcar e aguarde derreter na mistura. Separe outro recipiente e adicione 3 colheres de condicionador e uma colher pequena de óleo vegetal. Em seguida, basta juntar as duas misturas e aplicar nos cabelos.

Dessa forma, basta aguardar 40 minutos e depois enxaguar. Essa receita é ótima para trazer maior hidratação e maciez aos fios. A diferença pode ser notada desde a primeira aplicação da máscara, que é justamente o que a torna tão especial.

Afinal, as pessoas que possuem cabelos cacheados, acabam procurando uma hidratação para que seja, de fato, rápida e eficaz. Até mesmo porque, nenhum cabelo deve ser deixado com o aspecto ressecado por muito tempo.

Isso porque, o fio acaba por deteriorar mais rapidez e, com o tempo, se tornar uma situação mais difícil de reverter. Logo, quando as curvas estiverem pesadas, ressecadas e sem vida, a hidratação para cabelos cacheados é a melhor opção de restauração.

Deixe seu comentário!