Madeixa
Hidratação de uva para o cabelo

Hidratação de uva para o cabelo: saiba os benefícios como fazer

Sabia que o seu cabelo pode ficar mais saudável e bonito, sem que você precise gastar rios de dinheiro no salão de beleza ou comprar produtos caríssimos? Se você está sentindo os seus fios quebradiços, opacos e com excesso de pontas duplas, apostar em uma boa hidratação caseira e poderosa pode ser a melhor maneira de potencializar a saúde e beleza das suas madeixas!

Por isso, nesse artigo, você vai descobrir quais são os benefícios da hidratação de uva para o cabelo e como esse tratamento caseiro, super fácil de fazer e baratinho, pode te ajudar – e muito – na missão de conseguir o cabelo hidratado dos sonhos! Vamos lá?

Um pouco mais sobre a uva…

Hidratação de uva para o cabelo

Você sabia que essa pequena e deliciosa fruta tem propriedades nutricionais memoráveis? A verdade é que, quando falamos de uva, pensamos logo no seu gosto azedinho e pra lá de delicioso que enche d’água o nosso paladar – o que não é pecado nenhum, não é mesmo?

Porém, o que poucas pessoas sabem é que os nutrientes presentes nesta fruta podem não só fazer muito bem à saúde do corpo em geral, como também melhorar bastante a saúde dos nossos fios. Sim, desta vez, o seu fio de cabelo é quem vai receber o agrado!

Para você ter uma ideia, com o nome científico de Vitis Vinifera, a uva já foi alvo de diferentes pesquisas mostrando as suas propriedades para todo o corpo humano. Foram esses mesmos estudos que indicaram que as uvas contêm grandes quantidades de nutrientes que podem proporcionar um desenvolvimento melhor do cabelo.

Proteínas, minerais e carboidratos entram nos fios e garantem a melhor retenção de água, resultando em um efeito hidratante e regulador do pH dos fios.

E uma curiosidade interessante: você que é cacheada, sabia que o movimento do crescimento da videira é o mesmo movimento que o seu fio de cabelo faz durante o crescimento? Bacana, né? Por essa, você não esperava!

Benefícios para o cabelo

Hidratação de uva para o cabelo

O mais notável benefício da hidratação de uva para o cabelo está no seu poder de hidratar e promover mais maciez e brilho aos nossos cabelos. Se os seus fios estão com uma aparência opaca, com grandes quantidades de frizz e pontas duplas, sem dúvida a hidratação com esta poderosa fruta pode resolver todos os seus problemas!

Quando o seu cabelo sofre algum tipo de interferência química, seja por conta de um alisamento ou processo de tintura, o mesmo perde algumas características naturais, devido à agressividade dos produtos usados.

Além disso, outra coisa que pode afetar a hidratação dos seus fios é a exposição constante a ambientes secos ou mesmo aparelhos de calor, como secador, chapinha ou babyliss. Estes aparelhos acabam sugando ou evaporando a água que deveria ser absorvida pelos fios, impossibilitando assim a permanência de água (umidade) necessária às madeixas.

Por isso, apostar na hidratação de uva para o cabelo é uma excelente maneira de driblar o ressecamento dos fios, tornando-os hidratados, macios e brilhosos.

Como fazer hidratação com uva? Veja passo a passo

Hidratação de uva para o cabelo

O seu cabelo terá uma grande aliada na busca de um aspecto mais saudável e bonito: a uva. Ela será utilizada como principal ingrediente hidratante da receita. Por isso, quando for realizar a escolha da espécie, procure por uma que não produza sementes, pois assim você não terá o trabalho de tirá-las em cada um dos frutos.

Além da espécie, a coloração entra como um fator determinante aqui. As uvas verdes não são providas das mesmas características de uvas roxas, que, por sua vez, possuem maiores quantidades de nutrientes interessantes ao cabelo.

Já as verdes, por conterem alto teor de acidez, podem causar alterações exageradamente agressivas ao cabelo e seu couro cabeludo. Além disso, para que a eficácia seja um dos fatores maximizados na hidratação, use a fruta fresca, evitando produtos industrializados.

Quanto mais natural for seu produto, melhor será o resultado final atingido, pois conservará todas os compostos nutritivos e hidratantes do fruto que serão repassados para seu cabelo. Aposto que os seus cabelos irão agradecer!

Uma dica é não usar somente a uva quando for fazer hidratação nas suas madeixas. Você deverá usar uma máscara para misturar a uva e aplicar nos seus fios. Portanto, lembre-se de investir em uma máscara com características que possam ser aliadas na produção de uma hidratação mais poderosa com a fruta.

Você também pode juntar ingredientes mágicos para a beleza e saúde dos fios, tais como o óleo da própria semente de uva ou outros óleos vegetais, como é o caso do azeite, para potencializar o efeito hidratante da receita.

Aposto que você ficou morrendo de vontade de fazer essa hidratação em suas madeixas, né?! Pois, então, vamos colocar a mão na massa – ou melhor, nas uvas – e começar os trabalhos para ficar ainda mais linda!

Ingredientes:

  • 60 ml de suco de uva ou uvas passadas no liquidificador – o equivalente à 10 colheres (sopa);
  • 5 colheres (sopa) de amido de milho;
  • Água.

Modo de uso e preparo:

Hidratação de uva para o cabelo

Primeiro, vamos construir sua máscara natural de hidratação usando amido de milho. Leve ao fogo o amido de milho e a água até engrossar. Ao desligar o fogo, você verá um creme translúcido e esbranquiçado. Essa será sua máscara natural de hidratação.

Na segunda parte da receita, nós vamos adicionar a uva. Triture as uvas no liquidificador ou use o suco orgânico já pronto. No caso das uvas trituradas, o ideal é colocar dez colheres (sopa) ou 20 colheres (sopa) do suco já pronto misturadas à máscara de amido de milho.

Se quiser, acrescente o óleo de semente da uva para aumentar a ação hidratante das uvas. A quantidade ideal vai depender de cabelo para cabelo, pois varia de acordo com a quantidade de fios e o estado deles.

Antes da aplicação nos fios, lave-os com shampoo e não passe condicionador. Aplique com seus cabelos molhados e deixe a hidratação agir por um tempo médio de 10 a 20 minutos. Após o tempo proposto se esgotar, retire a mistura com água através de um enxágue das mechas. Depois, pode aplicar o condicionador ou uma mistura selante para os fios reterem a hidratação feita.

Isso é válido para quem tem cabelos oleosos e secos, bem como para cachos que parecem não ter acordado de bom humor.

E atenção! Fique atenta aos testes para saber que tipo de tratamento seu cabelo necessita e aplique o processo certo juntando os produtos hidratantes. Tenho certeza que o seu cabelo se encontrará mais bonito, resistente e saudável após a aplicação dessas dicas!

Deixe seu comentário!