Madeixa
Hidratação de quiabo para o cabelo

Hidratação de quiabo para o cabelo: benefícios e como fazer

Todas nós reconhecemos que é muito importante cuidar da hidratação dos nossos cabelos. Por outro lado, alguns produtos capilares podem ser muito caros e difíceis de ser encontrados, além de corrermos o risco de investirmos muito dinheiro e comprar alguns não tão eficientes.

Mas, graças à natureza, temos grandes maravilhas que podem ser facilmente utilizadas para melhorar a saúde e beleza dos nossos fios, garantindo que nossos cabelos tenham uma boa hidratação e possam ficar macios e sedosos o ano todo.

Hoje, especificamente, estarei apresentando para você a hidratação de quiabo para o cabelo. Trata-se de uma receita muito simples de ser produzida e bem baratinha, que você poderá fazer na sua casa sem grandes dificuldades.

Ficou curiosa? Gostaria de aprender mais a respeito? Então, continue a leitura comigo!

Hidratação de quiabo para o cabelo: vale a pena?

Hidratação de quiabo para o cabelo

Com certeza! O principal motivo pela qual a hidratação com quiabo vale a pena é, sem dúvidas, por conta das propriedades medicinais que este vegetal pode oferecer ao cabelo, além de ser facilmente encontrado nos supermercados e ter um custo-benefício bastante acessível.

Também é possível encontrar produtos capilares à base de quiabo para hidratar o cabelo, mas, normalmente, eles são caros, o que quer dizer que a receita de hidratação caseira com quiabo, que vamos ensinar neste artigo, ainda é a melhor opção para você, especialmente se a ideia for economizar e obter melhores benefícios no cabelo!

Mas lembre-se: a hidratação deve ser feita apenas uma vez por semana para que você consiga os resultados desejados nas suas madeixas!

Quais são os benefícios?

Hidratação de quiabo para o cabelo

Ao longo do nosso dia a dia, com as agressões externas, como vento, umidade, poeira, exposição solar, químicas, secador, chapinha, entre outros, é comum que os cabelos acabem perdendo muitos nutrientes que são importantes para que eles se mantenham fortes e sedosos, tornando-os ressecados e sem vida.

Por isso, hidratar os cabelos semanalmente algo muito importante. Através da hidratação com quiabo, você vai conseguir repor nutrientes importantíssimos para o seu cabelo, como por exemplo: vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, além de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

Além disso, o quiabo conta com uma alta presença de potássio e fibras. Por esta razão, a aplicação direta do líquido transparente que sai do vegetal (conhecido popularmente como “baba”), quando aplicado nos fios, pode combater e prevenir todos esses danos que são causados pelos agentes externos mencionados acima.

Não é à toa que, devido às suas propriedades medicinais, o quiabo vem sendo utilizado pela indústria de cosméticos para a fabricação de produtos de hidratação para o cabelo. É claro que muitos desses produtos ainda não são acessíveis para todos, como falei mais no início desse post, mas o interesse da indústria pelo quiabo demonstra o quanto ele é poderoso e eficiente quando o assunto é devolver a vida aos seus fios.

Veja, a seguir, uma pequena lista contendo alguns dos principais benefícios da hidratação de quiabo para o cabelo:

  • Ajuda a recuperar cabelos que se encontram danificados por conta do uso de químicas e aparelhos de alta temperatura, como chapinha, secador e babyliss, além dos danos causados por agentes naturais (vento, umidade, poeira, sol, etc.);
  • Melhora o condicionamento dos fios;
  • Hidrata o couro cabeludo, especialmente aqueles com problemas de secura;
  • Combate a ação das caspas e outras patologias que acontecem na raiz do cabelo;
  • Melhora o brilho e a maciez dos fios.

Como fazer a hidratação de quiabo no cabelo? Aprenda passo a passo

Hidratação de quiabo para o cabelo

Para ajudar você a aproveitar melhor todos os benefícios que o quiabo têm para oferecer aos cabelos, eu separei abaixo um método eficiente para que você possa preparar a sua loção caseira de quiabo, sem qualquer dificuldade.

Ainda, você também poderá aprender um passo a passo simples de como aplicá-la no seu cabelo. Vamos conhecê-la?

Ingredientes para receita:

  • 5 quiabos;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 20 ml de água sem gás;
  • 2 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência.

Modo de preparo:

O primeiro passo é lavar muito bem os quiabos em água corrente para remover qualquer possível germe que esteja nas suas extremidades. Em seguida, será preciso cortar o quiabo pequenas rodelas e colocá-los dentro de uma panela com água fervente, para que eles possam cozinhar por cerca de 20 minutos.

Após finalizar o processo de cozimento, amasse todas as rodelas de quiabo com a ajuda de um garfo. Ao finalizar, adicione as duas colheres de azeite de oliva e misture muito bem.

Agora, você deverá juntar tudo dentro de um liquidificador e bater muito bem até alcançar uma mistura homogênea em forma de creme. Quando isso acontecer, coloque o creme dentro de um pequeno pote de plástico e espere até que ele esfrie um pouco.

Para finalizar a receita, acrescente as duas colheres de sopa da máscara de hidratação que você escolheu e mexa muito bem. Pronto! Agora, você já tem a mistura pronta para poder passar em seu cabelo.

Como aplicar?

Hidratação de quiabo para o cabelo

Para que você possa aplicar essa loção caseira com precisão, vai precisar, antes de tudo, lavar o seu cabelo duas vezes com um shampoo, para que os fios estejam completamente limpos. Depois de lavar, tire o excesso de água com uma toalha e mantenha-os apenas úmidos.

Agora, você deverá desembaraçar os fios e, posteriormente, aplicar nas mechas de cabelo a loção que você preparou com o quiabo. Após terminar aplicação, coloque uma touca térmica e espere 40 minutos antes de lavar.

Depois desse período, você deverá lavar os seus cabelos com água e aplicar o seu condicionador. Após enxaguar, vai perceber que seus cabelos estarão muito mais macios do que antes.

Gostou de aprender como fazer hidratação de quiabo no cabelo? Então, compartilhe esse post com as suas amigas nas redes sociais!

Deixe seu comentário!