madeixa.com.br
Hidratação com mel no cabelo

Hidratação com mel no cabelo: descubra como fazer passo a passo

Quem não ama uma receitinha caseira para cuidar do cabelo, não é mesmo? E se você também está no time das vaidosas que estão sempre em busca de novos ingredientes naturais para experimentar e potencializar a beleza e saúde das madeixas, chegou ao lugar certo!

No artigo de hoje, você vai conhecer melhor a aprender como fazer a hidratação com mel para o cabelo, que conquistou o coração – e o cabelo, é claro! – da mulherada antenada nas novidades do universo hairbeauty, devido aos seus poderes de hidratar e nutrir os fios profundamente.



Erros cabelo

Com esta receita super rápida e simples de fazer, você poderá ter cabelos muito mais macios e brilhosos em pouco tempo. Ficou curiosa? Então, me acompanhe nesta leitura!

Benefícios do mel para o cabelo

Hidratação com mel no cabelo



Erros cabelo

O mel é um alimento muito nutritivo! Deixa o nosso organismo forte, é um ótimo antioxidante e, também, ajuda na digestão. Ele também é um antisséptico natural e tem muitos outros benefícios para a nossa saúde. Porém, o que quase ninguém sabe é que ele pode fazer muito bem também às nossas madeixas.

Com excelente carga de nutrientes, tais como vitamina A, C, D e E, além de minerais como ferro, zinco, cálcio, magnésio, potássio, entre outros, esse ingrediente natural é ideal para combater o ressecamento capilar, além de controlar a quebra dos fios. Ah! E tem mais…

Se você costuma sofrer com frizz, aqueles incômodos fiozinhos arrepiados no alto da cabeça, ele também pode evitá-los, deixando os seus fios mais alinhados por muito mais tempo. E como se não bastasse tudo isso, o mel também é considerado um grande aliado na limpeza do couro cabeludo, graças às suas propriedades antibacterianas, adstringentes e antioxidantes, que ajudam a combater caspas e fungos nessa região.

Outro benefício importante do mel é que ele pode ser útil também na prevenção ao envelhecimento precoce dos fios, mantendo-os muito mais bonitos, jovens e brilhantes por mais tempo. Mas vale lembrar que, para conseguir todos esses benefícios oferecidos pelo ingrediente natural, o ideal é apostar nas versões pura ou silvestre do mel, que podem ser encontrados facilmente em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Como escolher o mel ideal para hidratar o cabelo?

Hidratação com mel no cabelo

Quanto mais puro o mel, melhor o resultado da hidratação nos seus cabelos! A dica é ficar atenta a alguns fatores quando for comprá-lo:

  • Geralmente, o mel que é verdadeiramente puro costuma cristalizar com o passar do tempo. Caso isso não aconteça, o mel é falso.
  • O mel verdadeiro é mais grosso (denso) e o falso costuma ser mais líquido.
  • O puro mel não é absorvido rápido. Então, faça um teste! Coloque algumas gotas em uma folha de papel: se ele demorar muito para ser absorvido, é verdadeiro! Se ele for absorvido rapidamente, é falso.
  • Você pode pegar também umas gotinhas e esfregar nos seus dedos. Se ele for absorvido rapidamente pela pele, significa que ele é puro. Caso fique muito pegajoso e demore para absorver, quer dizer que ele é falso e possui edulcorantes artificiais, além de açúcar.
  • Por último, você pode colocar um pouquinho de mel em um pouco de água dentro de um copo para testar a sua pureza. Caso ele seja puro, ficará igual a um “coágulo” e vai cair no fundo do copo. Se ele for falso, vai dissolver rápido.

Como usar o mel no cabelo?

Hidratação com mel no cabelo

Tudo que é em excesso faz mal! E isso vale até mesmo para ingredientes naturais! Então, a dica é a seguinte: na hora de fazer a hidratação com mel para o cabelo, fique sempre de olho no tempo certo que a receita agirá nos seus fios, sempre observando o estado de saúde deles. Caso eles estejam saudáveis e normais, o recomendado é que você faça essa hidratação a cada 15 dias.

Já no caso de quem tem os fios muito danificados, ressecados e quebradiços, o ideal é fazer essa hidratação, no mínimo, uma vez na semana. Para as madeixas que são porosas, elásticas, cheias de química, pode-se apostar nessa hidratação no cabelo a cada duas semanas.

Como fazer hidratação com mel no cabelo: aprenda 3 receitas fáceis

Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios e como usar o mel, chegou a hora de aprender 3 receitas que podem salvar os seus fios se eles estiverem ressecados e sem vida. Anote aí!

1 – Hidratação com mel e ovo

Hidratação com mel no cabelo

Em um recipiente de plástico, coloque duas gemas de ovo, já peneiradas, e três colheres de mel. Misture bem! Em seguida, lave os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha. Aplique a mistura mecha por mecha, massageando-as, e deixe-a agir por 15 minutos. Enxágue em água abundante e finalize o tratamento aplicando o condicionador. Prontinho! Essa receita ajudará a dar força e brilho às suas madeixas, já que o ovo dará uma carga maior de proteínas e lipídios.

2 – Hidratação com mel e babosa

Hidratação com mel no cabelo

Para aplicar essa receita no cabelo, os seus fios precisarão estar sujos e secos. Agora, vamos ao passo a passo! Corte uma folha de babosa ao meio e raspe o gel com a ajuda de uma colher. Em seguida, em um recipiente de plástico, misture o gel da babosa com duas colheres de sopa de mel e mais uma colher de sopa da sua máscara de hidratação favorita.

Mexa bem. Agora, aplique a mistura nas suas madeixas, mecha por mecha, coloque uma touca e deixe-a agir por 30 minutos nos fios. Passado esse tempo, lave normalmente o cabelo com shampoo e condicionador.

3 – Hidratação com mel e azeite

Hidratação com mel no cabelo

Aqui está uma combinação perfeita de umectação e revitalização para os seus fios! Para preparar essa receita, basta juntar em um recipiente que possa ir ao microondas duas colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem com três colheres de sopa de mel, misturando bem. Aqueça a mistura por 15 segundos. Em seguida, lave o cabelo apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha.

Agora, com a ajuda de um pincel, aplique a receita no cabelo, mecha por mecha, evitando a raiz, e deixe-a agir por 30 minutos. Coloque uma touca térmica para potencializar a hidratação. Passado esse tempo, lave o cabelo com um shampoo antirresíduos e aplique o condicionador. Prontinho!

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe esse post com as suas amigas nas redes sociais!

Até mais!

Add comment