madeixa.com.br
Hidratação com leite de coco

Hidratação com leite de coco: confira os benefícios e como fazer

Nos últimos tempos, houve uma popularização dos tratamentos capilares caseiros feitos com o superalimento da vez: o coco. Rico em propriedades hidratantes, esse fruto ganhou o coração das vaidosas que amam cuidar dos cabelos por ajudar a combater o ressecamento com tudo!

Por isso, alguns dos seus derivados, como é o caso do leite de coco, que você vai conhecer melhor no artigo de hoje, ficou conhecido por ser usado como ingrediente natural principal em hidratações capilares, sendo capaz de devolver a maciez e brilho às nossas madeixas, além de promover a limpeza do couro cabeludo.

Quer saber mais sobre como fazer hidratação com leite de coco e voltar a ter cabelos hidratados? Então, continue de olho nos próximos parágrafos!

Benefícios do leite de coco para o cabelo

Hidratação com leite de coco

Você sabia que o coco é um fruto, e não uma noz ou castanha, como todos pensam? Na realidade, trata-se de uma fruta inusitada e fibrosa categorizada como drupa. Além disso, outro mito é que ela é nativa do Brasil, sendo que, na verdade, a mesma veio junto com a colonização portuguesa. O coco é originário da Ásia e sua árvore é da família das palmeiras.

Já o “leite” de coco, que nos interessa aqui, nada mais é do que o suco extraído da polpa contida na entrecasca e miolo do coco. O seu agente hidratante é caracterizado pelos ácidos graxos (gorduras saturadas) contidos em sua composição, que ajudam na retenção e absorção de água pelos fios. Além disso, os óleos que também estão presentes neste poderoso ingrediente também atuam na hidratação profunda das madeixas, tornando-as muito mais sedosas e brilhantes.

E se você achava que os benefícios do leite de coco para o cabelo paravam por aí, está enganada! Por conter excelentes quantidades de ácido láurico entre os seus nutrientes, ele pode ser utilizado também para a higienização do couro cabeludo, possibilitando uma limpeza profunda da região sem agredir os fios.

Ainda, devido aos lipídios presentes em sua composição, o leite de coco também pode ser um grande aliado no alinhamento capilar, oferecendo um efeito liso (no caso de cabelos lisos ou alisados) e cachos mais disciplinados (ideal para as crespas e cacheadas de plantão) por muito mais tempo.

Leite de coco natural X Leite de coco industrializado: qual usar?

Hidratação com leite de coco

Apesar de não haver muitas diferenças entre o leite de coco industrializado e o natural, o industrializado vem com uma quantidade a mais de ácido ascórbico, o que pode neutralizar a hidratação do leite de coco em seu cabelo. Por isso, procure fazer o seu próprio leite de coco em casa, o que não é difícil. Vamos aprender agora como fazer leite de coco em casa

Preparada?! Então, vamos lá! Compre um coco com fibras naturais, que normalmente têm uma coloração mais amarronzada. Quanto mais novos, mais marrons eles serão. Os mais velhos adquirem uma coloração esbranquiçada, que são os que você deve evitar.

Após a escolha de um a três cocos, você deverá quebrá-los. Minha técnica preferida é usando a chama do fogão para ferver o interior líquido do coco, fazendo pressão e rachando sua casca. Após a quebra do coco, você deverá extrair sua polpa. Ela deverá ter aparência esbranquiçada. Em seguida, coloque no liquidificador os pedaços e adicione água fervente, até cobrir os ingredientes. Triture tudo por um ou dois minutos.

Assim que terminar o processo de trituração, coe em uma peneira muito fina ou em um pano. Espere esfriar para aplicar em seu cabelo. O leite de coco caseiro pode ser reservado na geladeira e terá uma validade máxima de sete dias. No congelador, ela se estenderá para até três meses.

Como usar?

Hidratação com leite de coco

Viu como o leite de coco é um poderoso aliado no tratamento dos seus fios? É acessível e de grande eficácia, dois fatores que o tornam uma ótima escolha para quem busca meios de cuidar na hidratação de seus fios de maneira natural. Para potencializar as suas propriedades hidratantes, uma dica é misturá-lo com outros ingredientes que também promovem a hidratação capilar, tais como óleos vegetais, como o azeite e o óleo da semente de uva, que garantem um resultado poderoso nas nossas madeixas.

Outra mistura potente para investir é juntar o leite de coco com o óleo de abacate. O óleo de abacate fortifica o seu fio de cabelo, enquanto o leite de coco trata de hidratar. Outra forma de usar o leite de coco na hidratação nas madeixas é fazendo uma selagem dos fios anterior ao uso de shampoo.

Assim, o fio não é danificado pela ação de sulfatos contidos nos produtos de limpeza capilar. Você limpa seu couro cabeludo e não precisa se preocupar com o ressecamento dos fios logo após a lavagem.

Como fazer hidratação com leite de coco? Anote as receitas!

Vamos saber como hidratar seu cabelo com algumas receitinhas que levam leite de coco em sua fórmula? A primeira é a mais natural, levando apenas leite de coco e amido de milho, que pode ser usado como máscara base para outras receitas.

Hidratação com leite de coco e maisena (amido de milho)

Hidratação com leite de coco

Seu modo de preparo é simples! Use duas xícaras de leite de coco para cada duas colheres de amido de milho. Leve ao fogo baixo até adquirir uma textura de mingau. Deixe esfriar e está pronto para ser usado! Procure manter a máscara de hidratação no cabelo por um período de 10 a 20 minutos. Esse é o tempo médio para ação hidratante da sua mistura!

Hidratação com leite de coco e creme (máscara de hidratação)

Hidratação com leite de coco

Coloque duas colheres (sopa) da sua máscara de hidratação e três colheres (sopa) de leite de coco em uma vasilha de plástico e misture bem. Após lavar o cabelo com shampoo (não use condicionador), aplique a mistura nos fios e massageie-os. Coloque uma touca plástica e espere a receita agir por 15 minutos. Enxágue e aplique o condicionador em seguida.

Hidratação com leite de coco e limão

Hidratação com leite de coco

Em uma vasilha de plástico, adicione duas colheres (sopa) do leite de coco e duas colheres (sopa) de óleo de coco. Em seguida, acrescente o suco de limão, em uma quantidade equivalente a uma colher (chá). Mexa bem. Com os cabelos secos, aplique a mistura nos fios com a ajuda de um pincel. Espere agir por 30 minutos e lave as madeixas normalmente depois, com shampoo e condicionador.

Hidratação com leite de coco e açúcar

Hidratação com leite de coco

Acrescente duas colheres (sopa) de leite de coco, mais duas colheres (sopa) da sua máscara de hidratação e uma colher (sopa) de açúcar a uma vasilha de plástico e misture bem. O açúcar precisa dissolver por completo antes de aplicar a mistura nas madeixas.

Deixe a receita descansando por 10 minutos e aplique-a nos cabelos após esse tempo. Coloque uma touca de plástico nos fios e aguarde cerca de 20 minutos até a mistura agir. Depois, é só lavar normalmente, com shampoo e condicionador.

Hidratação com leite de coco e mel

Hidratação com leite de coco

Em uma vasilha de plástico, coloque uma colher (sopa) de mel, três colheres (sopa) de leite de coco, uma colher (sopa) de mel, três colheres (sopa) da sua máscara de hidratação e uma colher (sopa) de óleo de semente de uva e misture bem. Aplique nos fios lavados apenas com shampoo e úmidos. Coloque uma touca plástica e espere a mistura agir por 30 minutos. Depois, lave normalmente o cabelo, com shampoo e condicionador.

Tenho certeza que após a aplicação e finalização do seu cabelo com leite de coco como agente hidratante, você estará mais que satisfeita com os resultados nos seus fios!

Abraços!

Add comment