madeixa.com.br

Hidratação com gelatina no cabelo: benefícios e como fazer

Os produtos para hidratação estão cada vez mais famosos no mercado. Porém, existe uma infinidade de ingredientes que podem ser utilizados para fazer uma hidratação caseira; que, muitas vezes, funcionam melhor do que os produtos industrializados por conta dos seus componentes e modo de uso.

A gelatina não é apenas usada na alimentação, mas também é muito conhecida para receitas da etapa de reconstrução do cronograma capilar. É importante saber que ela também pode ser usada (com moderação) para fazer uma hidratação com gelatina no cabelo.

Neste artigo, vamos te apresentar uma receita maravilhosa para hidratar o cabelo, dar vida aos fios e, ao mesmo tempo, gastar pouco utilizando produtos caseiros e que realmente têm eficácia comprovada.

Como fazer hidratação com gelatina no cabelo: aprenda a receita

Se você não tem muito tempo para fazer receitas complexas para o cabelo, então essa é a mistura ideal para o seu caso. Vamos aos ingredientes:

  • 1 sachê (tamanho normal) de gelatina incolor ou de qualquer sabor;
  • 2 colheres (de sopa) de uma máscara para hidratação;
  • Leave-in;
  • 1 colher (de chá) de açúcar.

Importante: A gelatina pode ser de qualquer sabor, se o seu cabelo não for loiro. Agora, se você tiver o cabelo claro deverá utilizar a gelatina incolor para evitar que os fios manchem ao fazer a receita.

Após separar todos os ingredientes, vamos ver o passo a passo para fazer essa hidratação com gelatina no cabelo da forma correta:

  • Lave o cabelo com shampoo (antirresíduos ou sem sal, de preferência);
  • Enxugue com uma toalha, apenas para tirar o excesso de água e absorver melhor a receita;
  • Pegue um recipiente e dissolva a gelatina (incolor ou com sabor). Após isso, coloque a máscara de hidratação e o açúcar;
  • Se a mistura ficar com uma consistência muito rígida, adicione um pouco de água para amolecer e facilitar o manuseio;
  • Aplique a mistura no cabelo, sempre enluvando em mechas pequenas para absorver melhor a hidratação;
  • Deixe a hidratação com gelatina no cabelo entre 20 e 30 minutos;
  • Enxágue e aplique o condicionador de sua preferência.

Essa receita é simples e pode ser feita por mulheres com todos os tipos de cabelo. Para os fios lisos, ela dá brilho e movimento; para os crespos e cacheados, ela dá brilho, movimento e definição da textura. Todas saem ganhando!

Porém, lembre-se que a gelatina é forte e pode ser usada uma vez na semana, para casos mais críticos, e duas vezes no mês para casos em que o cabelo já é hidratado e a mulher está apenas seguindo o cronograma capilar.

Benefícios dos ingredientes

Os ingredientes caseiros, muitas vezes, acabam sendo mais benéficos para o organismo do que os industrializados, principalmente porque eles são naturais e sem aditivos químicos.

Por esse motivo, todos os ingredientes utilizados para essa hidratação são muito úteis e trazem diversos benefícios para os fios por meio de nutrientes e propriedades naturais.

Vamos, agora, analisar as vantagens e propriedades de cada um desses ingredientes.

Gelatina incolor ou com sabor

A gelatina é muito utilizada também no processo de reconstrução do cronograma capilar, isso porque ela é rica em uma substância denominada colágeno.

O colágeno é responsável por repor a massa dos fios e dar vida ao cabelo, fazendo um processo de reparação profunda.

Por conta de toda essa intensidade, é importante que você faça essa hidratação apenas uma vez ao mês. Assim, seu cabelo não ficará pesado por conta do excesso de colágeno e queratina.

Açúcar

O açúcar é um ingrediente muito importante nessa receita, já que ele proporciona brilho, reduz o frizz e potencializa os resultados da hidratação com gelatina no cabelo, tudo isso apenas com uma colher de chá.

Ele tem esse efeito por ser extremamente nutritivo para os fios: rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e outros nutrientes importantes para a saúde dos cabelos, como ferro, zinco, cálcio e fósforo.

Dica: Você pode adicionar um pouco de açúcar ao seu shampoo sempre que for lavar o cabelo. Desta forma, você irá garantir brilho e maciez todas as vezes que lavar. Lembre-se apenas de adequar as quantidades para não aplicar mais do que devia, pois ele deve se dissolver no seu shampoo.

Leave-in

O processo com gelatina tende a ser extremamente profundo e forte para o cabelo. Por isso, recomendamos que você aplique um leave-in sem enxágue após terminar de lavar o cabelo.

Existem vários tipos de leave-in, então sempre escolha o que fica melhor para a textura do seu cabelo e o mais rico em nutrientes, já que eles são os mais benéficos para utilizar após a hidratação.

O leave-in irá selar a cutícula dos fios e proteger as pontas de qualquer elemento externo indesejado para a saúde de cabelo.

Dica: Se você for secar o cabelo ou passar chapinha depois de lavar, escolha um leave-in com proteção térmica.

Creme de hidratação

Os cremes de hidratação são uma febre entre as mulheres, especialmente na época de verão, quando os cabelos exigem mais cuidados e atenção por conta do sol e outros fatores, como sal e cloro.

Porém, é importante que você saiba escolher o creme de hidratação certo para o seu tipo de cabelo. Se você tiver cabelo cacheado e usar um creme para cabelo liso, acabará perdendo a textura do seu cabelo.

Procure também por cremes sem parabenos e ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para os fios. Assim, você irá potencializar ainda mais essa hidratação com gelatina no cabelo.

Por meio dessas receitas caseiras, seu cabelo terá um aspecto muito melhor. E a melhor parte é que você saberá exatamente o que está sendo passado nos seus fios e quais são os efeitos daqueles ingredientes.

Essa hidratação com gelatina no cabelo com certeza irá revitalizar seus fios e encorpar a massa do seu cabelo. Anote a receita e lembre-se de não exagerar. Use-a, no máximo, uma vez por semana, para que não ocorra um efeito rebote.

Obs: Sempre alterne essa hidratação com outra. Com isso, o seu cabelo não se acostumará com nenhuma das suas e elas sempre farão efeito!

Add comment