Madeixa
Como fazer hidratação com camomila

Como fazer hidratação com camomila: passo a passo e benefícios

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Conhecida por seu efeito calmante, a camomila é uma erva caracterizada por suas pequeninas flores. A camomila, além de clarear os fios, possui outros benefícios para os cabelos. Conheça mais sobre essa erva e como utilizá-la nos cabelos.

Benefícios da camomila para os cabelos

Essa poderosa erva, que se caracteriza por suas delicadas florzinhas brancas, possui extratos que podem servir como pigmentos, quando ativados pela infusão. A camomila para clarear os cabelos é uma técnica utilizada há muito tempo pelas mulheres, já que se trata de uma forma 100% natural de clareamento capilar.

Mas, o que pouca gente sabe é que o poder clareador da camomila não é o único benefício que essa delicada erva pode proporcionar aos fios. Continue lendo nosso artigo de hoje e saiba todos os benefícios da camomila para seus cabelos e como utilizar a erva em suas madeixas.

Clareia os cabelos naturalmente

A camomila possui dois pigmentos capazes de tonalizar os fios, quando a erva é colocada em infusão: o azuleno e a apigenina. O primeiro é capaz de neutralizar o amarelo, e o segundo é responsável por clarear os fios. O clareamento natural que a camomila pode proporcionar aos cabelos não causa nenhum dano aos cabelos e, ainda, promove mais brilho e hidratação.

Camomila hidrata os cabelos e retira a oleosidade excessiva

Como fazer hidratação com camomila

É comum que os produtos voltados para cabelos oleosos e mistos ressequem os cabelos, já que os componentes limpantes costumam retirar toda a oleosidade e dificultar a hidratação dos cabelos. Curiosamente, isso não acontece com a camomila!

A plantinha, além de diminuir a oleosidade excessiva do couro cabeludo, graças às suas substâncias adstringentes, ainda auxilia os fios na maior absorção de nutrientes e retenção de água para dentro da fibra capilar. Ou seja: além de clarear os fios e tratar a oleosidade excessiva, a camomila hidrata os cabelos.

Veja também: Como tirar a oleosidade do cabelo? Veja 4 dicas fáceis e surpreendentes!

A camomila combate a caspa e a seborreia

Por conta de seus ativos adstringentes, limpantes e calmantes, a camomila pode proporcionar melhora em quadros de inflamação e irritações do couro cabeludo, assim como combater fungos, como a caspa e até mesmo a seborreia.

Como fazer:

Para utilizar a camomila para diminuir a caspa, faça um chá com a erva e aplique o líquido diretamente no couro cabeludo seco e sujo. Deixe agir por até duas horas e lave os cabelos como de costume. Repita o processo até duas vezes por semana.

Como clarear os cabelos com camomila?

Como fazer hidratação com camomila

Se você deseja testar o clareamento natural e gradual da camomila em seus cabelos, você deve aplicar 200ml do chá da erva nas madeixas e se expor ao sol com os cabelos úmidos, por até duas horas. Lembre-se de utilizar filtro solar na pele e não se exponha à temperaturas muito altas. Repita o processo duas vezes por semana, até obter o resultado desejado. Simples e fácil!

Hidratação de camomila: como fazer passo a passo

Para hidratar seus cabelos e usufruir dos efeitos da erva nos fios, você vai precisar dos seguintes itens:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de camomila desidratada;
  • 50ml de água;
  • 2 colheres de creme de tratamento (de sua preferência);
  • 1 colher de sopa de Bepantol líquido.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, faça uma forte infusão de duas colheres de sopa de camomila e 50ml de água;
  2. Quando o líquido esfriar, acrescente as duas colheres de sopa de creme e uma colher de sopa de Bepantol líquido;
  3. Misture até que se forme um creme homogêneo;
  4. Com os cabelos já úmidos e previamente lavados com shampoo, sem condicionador, passe a máscara de hidratação de camomila nas madeixas;
  5. Massageie cada mecha para que as propriedades da camomila penetrem bem na fibra capilar;
  6. Aguarde cerca de 30 minutos;
  7. Retire o produto com água e condicione os cabelos;
  8. Finalize como de costume.
  9. Repita o processo semanalmente.

Umectação com óleo de camomila: aprenda passo a passo

Como fazer hidratação com camomila

A nutrição é a etapa de tratamento dos cabelos responsável pro proporcionar brilho e reparação de danos aos fios. Uma das melhores formas de se obter esses resultados é através de uma boa umectação. A boa notícia é que você pode fazer em casa seu próprio óleo essencial de camomila. Preste bem atenção no passo a passo a seguir:

Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de camomila desidratada;
  • 100ml de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 recipiente de vidro.

Modo de preparo:

Coloque a camomila e o azeite de oliva extravirgem no recipiente de vidro e tampe com um papel toalha ou gaze. Deixe o vidro longe do calor e luminosidade. Aguarde uma semana sem utilizar o óleo.

Após aguardar o tempo necessário, utilize seu óleo de camomila para umectação. Com os cabelos secos e sujos, passe uma boa quantidade do óleo nas mechas, massageando cada uma delas. Aguarde de duas à seis horas e retire o produto com água, aplicando depois um shampoo e condicionador. Repita o processo de quinze em quinze dias.

Veja também: Hidratação com azeite: conheça 10 maravilhosas receitas caseiras para o cabelo

Shampoo de camomila caseiro: como fazer passo a passo

Como fazer hidratação com camomila

Nada como produtos com extratos naturais, sem substâncias agressivas aos fios e sem danos ao meio ambiente. Melhor que isso só um produto natural que prometa limpar, tratar e ainda clarear naturalmente os cabelos. Isso pode ser possível com essa receita antiga que é passada de geração para geração, aprenda a fazer seu próprio shampoo caseiro de camomila. Confira:

Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de camomila desidratada;
  • 4 colheres de sopa de calêndula;
  • 4 colheres de sopa de shampoo transparente neutro;
  • 1 colher de suco de limão;
  • 100 ml de água;
  • 1 frasco de plástico ou de shampoo vazio.

Modo de preparo:

  • Primeiramente ferva os 100ml de água e faça uma infusão com a camomila e a calêndula.
  • Após preparar um chá bem forte com as duas ervas, acrescente uma colher de sopa de suco de limão e as quatro colheres de sopa de shampoo transparente neutro.
  • Misture bem até que se forme uma substância homogênea.
  • Coloque em um frasco de shampoo.
  • Utilize seu shampoo de camomila caseiro até duas vezes na semana.

Seja para clarear as madeixas naturalmente, para combater a caspa e oleosidade, proporcionar cabelos mais brilhosos ou fazer aquela hidratação salvadora dos fios, a camomila é uma erva poderosa e uma aliada da beleza!

O que você está esperando para usufruir dos benefícios da camomila para os cabelos e, ainda, fazer um chazinho para se acalmar? Teste em casa nossos passo a passo e dicas e depois conta para a gente o que achou nos comentários!

Deixe seu comentário!