madeixa.com.br
Hidratação com azeite

Hidratação com azeite: conheça 10 maravilhosas receitas caseiras para o cabelo

Temperar a saladinha com azeite é uma maravilha. Boa parte dos brasileiros é apaixonada por esse ingrediente extraído da azeitona, o fruto das oliveiras. As suas qualidades, inclusive, já extrapolaram o espaço da cozinha e chegaram aos setores de cosméticos, medicina e nutrição. Entre os motivos estão brilho, maciez dos cabelos e redução dos riscos de doenças graves.

Antes mesmo antes do nascimento de Cristo, a fama do azeite já era disseminada pelo mundo. Relatos históricos revelam que o produto era usado, também, para sarar feridas e curar enfermidades. Atualmente, nutricionistas e médicos defendem a substituição do uso do óleo de cozinha tradicional pelo azeite na lista de ingredientes de vários pratos. Tudo porque ele previne casos de constipação, melhora a vida dos diabéticos, erradica tensão e estresse, reduz riscos de doenças cardiovasculares e facilita o processo digestivo.

Não podemos esquecer, é claro, que existem determinados gêneros de azeite. O extravirgem, por ser mais puro e ter as suas substâncias originais conservadas, é o de melhor uso. Ele contém anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos, além de propriedades que promovem a saúde do couro cabeludo, tornando-o ideal para a pele e cabelo sensível.

Benefícios do azeite para o cabelo

Hidratação com azeite

O azeite contém ácido oleico, ácido palmítico e esqualeno, substâncias emolientes que promovem uma hidratação profunda no cabelo, regeneram e dão uma nova vida aos fios capilares. Ele também evita caspa, alivia coceira no couro cabeludo e pode atrasar ou mesmo impedir a perda de cabelo, bloqueando os hormônios responsáveis pela contração do folículo piloso.

hidratação com azeite extravirgem também possibilita que seu cabelo receba componentes importantes para qualidade dos fios, como ácidos graxos, monoinsaturados e vitamina E. Esse último é um antioxidante fundamental para o crescimento das madeixas. .

Uma informação importante é que você pode aplicar azeite no cabelo seco ou molhado. Descubra como o seu cabelo recebe melhor esse óleo. Deixe repousar 15 a 20 minutos. É ideal realizar a hidratação com azeite uma vez por semana. Esse tempo pode variar dependendo da pessoa e do tipo de cabelo.

10 receitas simples para hidratação com azeite no cabelo

Já provamos, então, que a hidratação com azeite gera diversos benefícios ao cabelo. E o melhor é que ela pode ser combinada com outros ingredientes que vão fortalecer ainda mais a belezas dos fios. Separamos 10 misturas que vão potencializar a maciez e o brilho das suas madeixas. Vamos à elas:

1 – Hidratação com azeite de oliva extravirgem

Hidratação com azeite

Aplique o azeite extravirgem da raiz às pontas dos fios. Massageie o couro cabeludo com o óleo. Deixe o azeite agir por cerca de uma hora. Para finalizar, lave com shampoo e enxágue.

Essa hidratação deixa os cabelos macios, brilhosos e com uma textura sadia. Para finalizar, o uso do secador está liberado. Caso não goste muito, deixe os fios secarem naturalmente.

2 – Hidratação com azeite e mel

Misture 8 colheres de sopa de azeite e 4 colheres de sopa de mel. Esquente no microondas de 15 a 30 segundos. Por fim, aplique nos cabelos e deixe em descanso entre 30 e 50 minutos.

Essa técnica pode ser aplicada em todos os tipos de cabelo. A hidratação poderosa recupera o brilho e o movimento dos fios.

3 – Hidratação com azeite e ovo

Hidratação com azeite

Separe as gemas das claras. Para máscara em cabelos secos, você só precisará da gema. Ela contém gorduras e proteínas, que ajudam a hidratar e rejuvenescer cabelos secos e sem vida. Na sequência, bata as gemas com o azeite de oliva até obter uma mistura cremosa e homogênea.

Aplique a máscara no cabelo úmido. Use um pente com dentes largos para espalhá-la pelo cabelo, cobrindo cada mecha. Deixe agir por 20 minutos. Em seguida, lave seu cabelo com shampoo e água fria. Por fim, seque o cabelo como de costume.

Essa hidratação vai deixar seu cabelo macio e saudável.

4 – Hidratação com azeite, babosa e mel

Misture uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, uma colher de mel, a polpa de uma folha de babosa, a máscara de hidratação e uma tampa de Bepantol. Jogue tudo no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Aplique mecha por mecha e deixe agir por 20 minutos. Logo depois, enxágue.

A receita fortalece o cabelo e dá leveza, proporcionando maciez ao toque, além de uma hidratação profunda.

5 – Hidratação com azeite e açúcar

Hidratação com azeite

Misture a máscara de hidratação de sua preferência com uma colher de azeite. Em seguida, coloque 2 colheres de açúcar e misture levemente sem deixar os grãos quebrarem. Aplique a mistura mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Essa hidratação pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo. Ela deixa os fios maleáveis e com enorme brilho.

6 – Hidratação com azeite e óleo de rícino

Misture o azeite com o óleo de rícino na quantidade que se ajuste ao seu cabelo. Aplique a mistura em todo o comprimento dos fios. Deixe a combinação agir durante toda a noite. Por fim, enxágue e seque da maneira que preferir.

A mistura de dois óleos deixa os fios alinhados e dão aspecto de saúde às madeixas.

7 – Hidratação com azeite e abacate

Hidratação com azeite

Misture óleo de azeite extravirgem com meio abacate até formar uma massa homogênea. Depois de lavar o cabelo, coloque a massa em toda a extensão dos fios e deixe agir por meia hora. Para finalizar com chave de ouro, lave com um shampoo de pH baixo e enxágue.

Indicado especialmente para cabelos cacheados, essa a receita ajuda a definir os fios e contribui no combate ao ressecamento.

8 – Hidratação com azeite e soro fisiológico

Durante 10 minutos, deixe o azeite de oliva agir em todo o cabelo. Na sequência, enxágue e passe soro fisiológico por toda a extensão dos fios. Finalize secando o cabelo da forma que preferir.

Essa combinação garante hidratação das madeixas durante um tempo maior. A mistura do azeite de oliva e o soro fisiológico também contribui para o equilíbrio do pH dos fios.

9 – Hidratação com azeite, mel e óleo de coco

Hidratação com azeite

Misture uma colher de sopa de óleo de coco, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de máscara hidratante e uma colher de sopa de azeite. Passe a combinação por todo o cabelo e massageie mecha por mecha. Deixe o cabelo descansar com o produto por cerca de meia hora. Em seguida, enxágue.

A mistura do mel, que é hidratante, com os dois óleos umectantes é perfeita para devolver a vida aos cabelos cacheados, secos ou tratados com química.

10 – Hidratação com azeite e maisena (maizena)

Esquente, até formar uma mistura homogênea, uma colher de sopa de maisena com 100 ml de água. Coloque a combinação em um recipiente e acrescente uma colher de sopa de azeite e creme de hidratação (quantidade ideal para seu cabelo). Por fim, aplique a mistura e deixe agir por meia hora. Essa receita deixa os fios macios e com um super movimento. Em caso de o cabelo estar muito danificado, essa técnica pode ser feita uma vez por semana. Caso contrário, a cada 15 dias.

Espero que essas receitas caseiras com azeite para o cabelo funcionem nos seus fios! Até a próxima…

Add comment