Madeixa
Hidratação com açúcar

Hidratação com açúcar: veja os benefícios e aprenda uma receita super fácil!

As receitas caseiras para o cabelo já fazem parte da rotina de beleza de muitas mulheres! Isso porque, além de serem muito mais acessíveis e baratinhas, elas ainda trazem ingredientes naturais que podem potencializar – e muito – a saúde dos fios! Pensando nisso, no post de hoje, você vai conhecer mais sobre a hidratação com açúcar para o cabelo e os poderes desse ingrediente para combater o ressecamento dos fios.

Se você está curiosa para descobrir para que serve e quais os benefícios da receita caseira com açúcar, continue a leitura!

Benefícios do açúcar para o cabelo

Hidratação com açúcar

Aposto que só de falar em hidratação com açúcar para o cabelo, você já deve estar pensando em correr para a cozinha e pegar o pote de açúcar para usar na misturinha que vamos ensinar a seguir. Nada disso! Aplicar o açúcar refinado, que é o tipo mais comum utilizado na maioria dos lares brasileiros, pode prejudicar a saúde e beleza dos seus fios.

Isso porque, além do refinamento, esse açúcar também passa por um processo chamado branqueamento durante a sua fabricação para venda. Nele, diferentes ácidos corroem as propriedades naturais contidas no açúcar, com a finalidade de torná-lo um pó fino e branco. Se ele for usado no seu cabelo, poderá ter efeito diferente do proposto, pois a potência hidratante que é almejada será substituída por um ressecamento dos fios.

O açúcar a ser usado para hidratação é o que possui menos processamento, como é o caso do mascavo ou do demerara. Estes são açúcares que passaram por mínimos processamentos para chegarem ao produto final que chega à sua casa. Ainda, preservam suas propriedades nutricionais, como as vitaminas B1 e B2 e minerais, como cálcio, magnésio e um composto chamado PCA (pirrolidona carboxílico), que exerce uma ação umectante a longo prazo, além de fechar as pequenas cutículas dos fios.

O açúcar tem uma propriedade muito interessante, que é a de reter umidade. Sabe quando você coloca o açucareiro na geladeira ou deixa do lado de fora, e ele fica totalmente duro, em blocos? Pois bem! Ele fica assim por ter absorvido umidade do ambiente em que foi colocado. No cabelo, ele irá agir como um veículo de transporte da umidade para o fio.

Quando a água se liga ao açúcar, muda sua densidade. E quando o fio recebe a ligação de água com açúcar, ele retém a umidade contida na mistura. Portanto, quando você usar o açúcar mascavo, o fio receberá vitaminas e minerais contidos naturalmente nele. Daí, a importância do uso do açúcar mais natural, em vez do processado, para ter os melhores resultados nas suas madeixas.

Uma dica extra para usar açúcar na hidratação capilar

Hidratação com açúcar

É importante ressaltar que o açúcar também pode ser utilizado quando os seus fios já estiverem exageradamente hidratados, que é aquele momento em que o cabelo fica com um aspecto “pesado”, sabe? Neste caso, e unicamente neste caso, o uso do açúcar refinado se torna adequado. Isso porque, devido aos seus processos de refinamento e branqueamento, ele pode ressecar os fios, o que se torna um ponto positivo quando as suas madeixas estão demasiadamente oleosas e pesadas.

Mas lembre-se de não exagerar na dose! Se você passar do ponto necessário, poderá deixar os seus fios muito ressecados, correndo o risco de torná-los quebradiços e sem vida.

Como fazer hidratação com açúcar: aprenda o passo a passo

Hidratação com açúcar

Para fazermos a hidratação com açúcar para o cabelo, podemos usar uma receita caseira simples usando amido de milho com leite de coco e açúcar. O leite de coco vai ajudar na hidratação do fio para um melhor resultado, enquanto o amido de milho servirá como um veículo de transporte para o açúcar e leite de coco, facilitando a propriedade hidratante vinda dos outros ingredientes na misturinha (o amido sozinho não tem nenhuma ação hidratante. Uma das suas principais propriedades dele está relacionada à remoção da oleosidade nos fios).

Misture os três ingredientes em uma panela ao fogo e reserve. Depois de fazer esse verdadeiro mingau, deixe a mistura esfriando. Outra coisa! É importante mexer tudo até dissolver o açúcar mascavo ou demerara, visto que eles, seja em pó ou granulados, podem provocar uma agressão ao couro cabeludo, no caso do uso dos grãos não dissolvidos.

Aplique a mistura fria no cabelo já lavado com shampoo e sem passar condicionador. É importante que os fios limpos já estejam secos. Deixe a receita agir no cabelo por 20 minutos. Na hora de enxaguar, coloque os cabelos embaixo da água corrente e não passe condicionador no final. Pronto!

Vale lembrar que cada cabelo responde de uma forma diferente a produtos e tratamentos capilares, mesmo estes sendo naturais. Por isso, o ideal é que você vá testando as receitas até que descubra qual melhor se encaixa no tratamento das suas madeixas.

Espero ter ajudado e até a próxima!

Deixe seu comentário!