madeixa.com.br
Hidratação com abóbora

Hidratação com abóbora: benefícios e como fazer passo a passo

Um alimento muito nutritivo e saboroso na culinária e, quem diria, um poderoso hidratante, tonalizante natural e que ainda combate a queda! Conheça mais sobre a hidratação com abóbora para os cabelos e aprenda a como fazer em casa.

Abóbora: um rico alimento, na cozinha e nos cabelos!

Não é necessário gastar fortunas com tratamentos capilares e produtos caríssimos para tratar os cabelos. Você já pensou que receitas caseiras podem te proporcionar bons resultados de hidratação dos cabelos?

Receitas caseiras para o cabelo funcionam graças aos seus componentes e ativos naturais, que não agridem os fios e ainda proporcionam benefícios para fibra capilar. No artigo de hoje, você vai conhecer uma receita caseira que ajuda a repor a umidade (água) e nutrientes dos fios, para que você tenha um cabelo mais macio e brilhante: a hidratação com abóbora para o cabelo.

Quando consumida como alimento, a abóbora nos fornece muitas vitaminas minerais, potássio betacaroteno, vitamina E a A, além de propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento. O que pouca gente sabe é que abóbora também fornece todos estas substâncias aos fios dos cabelos, não somente quando é consumida como alimento, mas também como componente principal de máscaras de tratamento caseiras.

Portanto, se você sofre com cabelos ressecados e opacos, a máscara de hidratação de abóbora é para você! Continue nos acompanhando e confira nosso passo a passo.

Benefícios da abóbora para os cabelos

Hidratação com abóbora

  • As vitaminas A, C e E presentes na abóbora são as responsáveis por proporcionar brilho às suas madeixas.
  • Já o betacaroteno, substância responsável pela cor alaranjada, pode inclusive funcionar leve tonalizante natural para cabelos ruivos.
  • Para quem constantemente se expõe ao sol, as propriedades antioxidantes da abóbora serão responsáveis por reestruturar as cutículas dos fios de seus cabelos e reparar os danos causados pelos raios UV.
  • O potássio e o magnésio presentes na abóbora ainda podem auxiliar para que seus filhos se tornem mais grossos, o que diminui a quebra, proporcionando cabelos mais fortes e resistentes.

Agora que você já conhece os benefícios da hidratação com abóbora para o cabelo, anote nosso passo a passo a seguir!

Receita caseira de hidratação com abóbora para os cabelos

Você vai precisar de:

  • 200g de abóbora;
  • Água;
  • 1 panela;
  • 1 garfo;
  • 1 iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Passo 1: corte 200 gramas de abóbora em pequenos pedaços e cozinhe-os em uma panela com água.

Passo 2: com os pedaços de abóbora já cozidos, retire-os da panela e amasse-os com um garfo em um recipiente de plástico.

Passo 3: em seguida, acrescente meio copo de iogurte natural e uma colher de mel. Misture bem os ingredientes até que se forme um creme homogêneo.

Passo 4: lave os cabelos somente com shampoo e retire o excesso de umidade dos fios com uma toalha. Aplique a máscara de hidratação de abóbora em todas as mechas, massageando cada uma delas, e coloque uma touca térmica. Aguarde 30 minutos.

Passo 5: após aguardar o tempo de ação da máscara de abóbora, enxague o cabelo com água e condicione os fios.

Passo 6: finalize seus cabelos como de costume. A hidratação com abóbora para o cabelo pode ser feita uma vez por semana, em caso de cabelos muito danificados, ou de 15 em 15 dias.

Óleo de semente de abóbora para queda de cabelos

Você já ouviu falar do óleo de semente de abóbora? O produto pode auxiliar no tratamento de queda dos cabelos, graças à sua ação de combate ao DHT (hormônio que penetra nos folículos capilares e inicia um processo de enfraquecimento e queda dos fios).

O óleo de semente de abóbora pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, ou até mesmo em estabelecimentos que comercializam alimentos orgânicos.

Assim como o óleo de coco, que pode nutrir os cabelos de dentro para fora, o óleo de semente de abóbora pode ser usado como umectante na etapa de nutrição dos cabelos. Para isso, tenha em mãos uma boa quantidade do óleo e aplique o produto sobre a raiz e mechas dos cabelos secos e sujos.

Massageie cada mecha muito bem, para que as propriedades penetre nos folículos capilares. Aguarde de duas à seis horas com o óleo de semente de abóbora nos fios. Após aguardar o tempo de ação do produto, enxague abundantemente com água, shampoo e condicione e os cabelos.

Óleo de semente de abóbora para cabelos cacheados, crespos e ondulados

Se você busca um produtinho para ser usado todos os dias, como leave-in para cabelos cacheados e ondulados, ou umidificador de cachos, o óleo de semente de abóbora também pode ser o principal ingrediente de outra receita caseira que temos para te recomendar: o leave-in caseiro de óleo de abóbora.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de Bepantol líquido;
  • 1 colher de sopa de óleo de semente de abóbora;
  • 50ml de água;
  • 50ml de Yamasterol (creme amarelinho).

Modo de preparo:

Em um recipiente de plástico, misture todos os ingredientes até que se forme um creme homogêneo. Coloque a mistura em um frasco de plástico, de preferência, com bico borrifador. Você pode usar seu leave-in e umidificador de cachos de óleo de semente de abóbora no day after ou após as lavagens, amassando os cachos de baixo para cima com os dedos.

Tonalizante para cabelos ruivos com abóbora e açafrão: aprenda passo a passo

Hidratação com abóbora

Quem é ruivinha sabe o quão importante é a tonalização dos fios. E a boa notícia é que dá pra vitalizar o tom acobreado com ativos naturais e em casa. Preste bem atenção na receitinha a seguir!

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de açafrão;
  • 100g de abóbora cortada;
  • 50ml de água;
  • 2 colheres de óleo de coco.

Modo de preparo:

  1. Cozinhe a abóbora e amasse com um garfo até obter um purê. Acrescente somente 50ml de água após estar cozida.
  2. Acrescente as 2 colheres de sopa de açafrão e 1 colher de sopa de óleo de coco.
  3. Misture bem todos os ingredientes, até que se torne uma mistura homogênea.
  4. Com os cabelos já lavados somente com shampoo, aplique a mistura nas mechas, massageando-as muito bem.
  5. Aguarde de 30 minutos à 2 horas e retire o produto com água.
  6. Condicione e finalize os cabelos como de costume.

Quem não ama uma receita caseira para deixar os cabelos bem hidratados e brilhantes? Não é necessário gastar horrores com produtos capilares para manter seus cabelos saudáveis. Com um pouco de disposição, você pode testar hoje mesmo a hidratação com abóbora para os cabelos.

Confira os benefícios dessa receitinha em suas madeixas e depois conta para a gente o que achou nos comentários. Até a próxima!

Add comment