madeixa.com.br

Hidratação com abacate nos cabelos: aprenda como fazer passo a passo

É verão, as temperaturas estão aumentando (muito) e a época de consumir muitas frutas chegou. Ao mesmo tempo, a época de fazer muitas hidratações no cabelo e protegê-lo do sol e do cloro também chegou.

Logo, uma excelente opção é juntar esses dois fatores e fazer uma hidratação com abacate nos cabelos! Pegue uma das frutas que você está consumindo nesse verão e o seu cabelo, que precisa de cuidados, e junte os dois. O resultado irá te surpreender muito!

Poucas hidratações têm um efeito tão profundo e regenerador como essa hidratação com abacate nos cabelos. Essa fruta tem excelentes propriedades para os fios e é conhecida por ser uma fonte natural de gorduras boas, tópico que veremos mais para frente.

Por isso, já comece a anotar as informações dessa hidratação para não perder a oportunidade de fazê-la ainda nesse verão!

Como fazer hidratação com abacate nos cabelos: veja a receita

Os ingredientes para essa receita são muito simples e, provavelmente, você já tem todos eles em casa. Então, comece a anotar ou tire um print:

  • Metade de um abacate (de preferência, bem maduro);
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 1 colher (de sopa) de azeite extravirgem ou óleo vegetal.

Viu como é simples? E o melhor: além de fácil, essa hidratação não leva nem mesmo máscara de hidratação. Portanto, é uma receita 100% natural e livre de qualquer tipo de componente químico.

Nada melhor do que aplicar em nosso cabelo apenas ingredientes dos quais sabemos a procedência e a qualidade.

Agora, vamos ao passo a passo de como fazer essa receita de forma simples e rápida:

  • Pegue a metade do abacate maduro e amasse com um garfo até virar um creme uniforme e sem pedaços;
  • Misture o mel com o azeite extravirgem/óleo vegetal e, depois, coloque o abacate amassado;
  • Mexa tudo muito bem até virar um creme homogêneo e com consistência firme;
  • Lave o cabelo com shampoo sem sal ou antirresíduos, para abrir bem as cutículas do fio;
  • Tire o excesso de água com uma toalha para absorver melhor a mistura depois;
  • Aplique a máscara no cabelo e deixe-a de 30 a 40 minutos;
  • Enxágue o cabelo com água não muito quente;
  • Aplique o condicionador de sua preferência.

Podemos dizer que essa hidratação com abacate nos cabelos é excelente para todos os tipos de fio. Portanto, não importa se você tem cabelo crespo, liso ou cacheado. Ela é útil e irá regenerar todas as texturas de fios!

Benefícios dos ingredientes

Como já dissemos anteriormente, a melhor parte de fazer receitas caseiras é entender e saber sobre todos os ingredientes que você está utilizando, sem nenhuma surpresa química desagradável.

Então, vamos agora ver quais são os benefícios de fazer essa hidratação com abacate nos cabelos! Você verá que ingredientes aparentemente simples trazem nutrientes essenciais para a saúde dos seus fios.

Abacate

Na alimentação, o abacate é extremamente benéfico e uma excelente fonte de gorduras boas para o organismo. No cabelo, isso não seria diferente. Ele é rico em vitamina A, B, C, E e outras pertencentes ao complexo B.

Todas essas vitaminas, quando trabalham em conjunto com suas grandes quantidades de minerais (cobre, zinco, magnésio e potássio), garantem um nível de hidratação muito alto para uma fruta.

O abacate é recomendado para todos os tipos de cabelo, mas ele é especialmente importante para as cacheadas, já que toda essa composição ajuda a manter o formato e a textura dos fios, sempre ajudando a criar uma definição natural sem dar uma aparência pesada.

Além disso, ele é um fruto extremamente recomendado para mulheres com cabelos quimicamente tratados, desde tintura até a progressiva. Isso ocorre porque o abacate é rico em óleos que garantem a hidratação profunda do fio e a reparação de cutículas abertas (que ficam expostas a elementos danosos externos).

Mel

O mel está presente em quase todas as receitas de hidratação profunda, e isso não poderia ser diferente nessa receita de hidratação com abacate nos cabelos. Ele possui ação bacteriana e vem da natureza, prevenindo complicações no couro cabeludo e, também, garantindo a hidratação dos fios, já que ele não deixa a umidade “sair” pela cutícula do cabelo.

Agora, no verão, é comum que as mulheres passem bastante tempo no sol e sempre dentro da água, com cloro ou com sal. Todos sabemos que isso destrói o cabelo e o resseca. Por isso, o mel pode ser essencial para que seus cabelos continuem macios e com brilho mesmo após horas sob o sol.

Além de todos esses benefícios, não podemos esquecer que o mel é uma fonte de vitaminas e minerais até mesmo na alimentação, imagine nos fios! Nada melhor do que estar com a marquinha de sol em dia, mas ao mesmo tempo com os cabelos bem cuidados, né?

Dica: O mel também é excelente para receitas de clareamento natural dos fios! Misture-o com a camomila e você verá grandes diferenças no tom do seu cabelo, caso você já seja loira e queira realçar a cor e dar mais brilho.

Azeite extravirgem/óleo de coco

Nesse caso, você pode optar por um dos dois, ambos terão a mesma função. Mas o óleo de coco possui mais nutrientes e o azeite extravirgem é mais barato, o que quer dizer que tudo vai da sua escolha, pois essa parte é adaptável!

Eles funcionarão como uma fonte de gordura boa que irá garantir a hidratação da cutícula, não permitindo que a água presente em seus fios “saia” e o cabelo resseque. São ingredientes essenciais para quem fica muito tempo no sol!

Lembre-se apenas de não aplicar muito próximo à raiz, já que são ingredientes bem oleosos, que poderão deixar seu cabelo pesado, caso sejam aplicados no local errado. No mais, quando aplicados no comprimento e pontas, seu cabelo agradecerá a existência dessa receita tão simples e potente!

Essa receita excelente e simples irá mudar a saúde e aparência dos seus cabelos. Ela pode ser feita uma vez por semana, na etapa de hidratação do cronograma capilar. Lembre-se de aplicá-la apenas no comprimento e nas pontas do seu cabelo.

Add comment