Madeixa
Hidratação caseira para cabelo

Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

Não importa o tamanho, textura, cor ou tipos de procedimentos que são feitos nos fios: todo cabelo precisa de uma boa hidratação para manter a sua saúde e beleza e, principalmente, devolver a umidade (água) perdida pela fibra capilar devido às agressões externas diárias sofridas pelas madeixas, tais como chuva, sol, poeira, umidade, vento, mar, piscina, chapinha, secador, químicas, etc.

E já que não temos para onde correr quando o assunto é cuidar das madeixas, por que não apostar em uma hidratação caseira para o cabelo, que além de tratar os fios a partir de ingredientes naturais que você tem em casa, ainda economiza um dinheirinho no fim do mês?!

Os tratamentos capilares caseiros podem ser feitos a partir de inúmeros ingredientes, todos ricos em nutrientes essenciais à fibra capilar, que você pode apostar dependendo do seu tipo de cabelo e, é claro, da real necessidade dos seus fios naquele momento. Pensando nisso, nesse post, você vai aprender várias receitas de hidratação caseira para o cabelo para cuidar das suas madeixas gastando pouco, mas com o mesmo resultado do salão de beleza!

Vamos lá?

Índice do Artigo

Por que devo hidratar meu cabelo?

A pergunta pode parecer estranha, mas a verdade é que, apesar de todo mundo apostar nesse procedimento na rotina de beleza, quase ninguém sabe para quê serve a hidratação capilar. Pois bem! A hidratação no cabelo serve para repor a água (umidade) perdida pelos fios ao longo da rotina, problema que geralmente acontece devido às agressões externas naturais que eles sofrem no dia a dia, tais como vento, poeira, poluição, mar, piscina, calor, umidade, etc.; além do uso de aparelhos como secador e chapinha, aplicação de químicas ou de produtos com pH ácido, tal como o shampoo antirresíduos.

E além de devolver a umidade perdida pelas nossas madeixas, a hidratação capilar também ajuda a repor os nutrientes importantes para a saúde dos fios que foram perdidos graças a esses mesmos agentes, como é o caso da queratina, principal composto da estrutura capilar. É por esta razão que você já deve ter notado que as máscaras com finalidade hidratante possuem sempre fórmulas à base de queratina, proteínas, extratos de seda, vitaminas, óleos vegetais, silicone, ceramidas, biotina, lanolina, entre outros ingredientes essenciais à saúde dos fios.

Todos eles possuem a função principal de devolver o brilho, viço e saúde das nossas madeixas, independente do tipo capilar. É por esta razão que o mais indicado é investir em uma boa hidratação no cabelo semanalmente ou, pelo menos, a cada 15 dias, para deixar os estoques de água e nutrientes da fibra capilar sempre em dia!

Como saber quando o meu cabelo precisa de hidratação?

Esta é outra dúvida e dificuldade que muitas pessoas têm, ainda mais depois de saber que a hidratação capilar não é o único tratamento do qual as suas madeixas necessitam no dia a dia para driblar os efeitos dos agentes agressores mencionados acima. Além dela, a nossa fibra capilar também necessita de outros dois tratamentos que devem ser feitos na rotina para deixar os fios sempre saudáveis e bonitos: a nutrição e a reconstrução. Este primeiro tem o papel de devolver os óleos naturais perdidos pelos fios, enquanto o segundo é capaz de repor a massa perdida (queratina e outras proteínas e aminoácidos) por eles ao longo dos dias.

É por esta razão que foi criado o chamado cronograma capilar, que nada mais é que uma “agenda capilar” em que você pode alternar esses três tratamentos (hidratação, nutrição e reconstrução) na rotina para deixar as madeixas sempre saudáveis e bonitas. Mas, se a sua maior dificuldade é saber de qual deles o seu cabelo está precisando neste momento, basta apostar em um truque simples, prático e rápido que chamamos de teste de porosidade capilar.

Para fazê-lo, basta arrancar um fio de cabelo da cabeça (ou pegar algum que esteja caído no seu travesseiro, por exemplo) e colocá-lo em um copo transparente com água. Depois, você deve observar o que aconteceu com este fio. Se ele boiar, necessita de hidratação; Se afundar, precisa de reconstrução; e se ele ficar no meio (isto é, nem afundar e nem boiar), precisa de nutrição. Fácil, né?!

Hidratação caseira para cada tipo de cabelo: saiba em qual apostar

Hidratação para cabelos cacheados

Hidratação caseira para cabelo

O cabelo cacheado tem tendência a ser mais seco, porque a oleosidade natural que vem da raiz não chega até as pontas, devido ao efeito “mola” dos fios, que dificulta esse processo. Por isso, o ideal é hidratar o cabelo de duas até três vezes por semana, para garantir que os cachos não fiquem extremamente ressecados durante a rotina. Uma das hidratações para cabelos cacheados mais eficientes é a de maisena (Maizena, nome da marca), que pode ser preparada da seguinte maneira:

Veja como fazer a hidratação de maisena (Maizena) para o cabelo:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de maisena (Maizena);
  • 2 colheres de sopa da máscara hidratante da sua preferência;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparação:

  • Coloque uma xícara de água em uma panela e adicione a maisena. Leve ao fogo por alguns minutos, até que a mistura fique com consistência de máscara de cabelo. Retire do fogo e deixe esfriar. Por fim, misture todos os ingredientes para passar no cabelo. Deixe agir de 20 até 30 minutos e lave o cabelo normalmente.

Hidratação caseira para cabelos crespos

Geralmente, o cabelo crespo é ainda mais seco que o cacheado (por ser ainda mais encaracolado) e, por ser muito fino também, quebra fácil. Por isso, são necessários alguns cuidados diários que permitam uma boa hidratação. Para esse tipo de cabelo, é recomendada a máscara de abacate e maionese, que é uma ótima opção e pode ser preparada de forma simples:

Veja como fazer a hidratação caseira de abacate e maionese para o cabelo:

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro;
  • 2 colheres de sopa de maionese;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.

Modo de preparação:

  • Descasque e amasse o abacate e, em seguida, adicione a maionese e o óleo de amêndoas. Misture muito bem todos os ingredientes e passe no cabelo mecha por mecha, como uma máscara. Essa máscara deve ser aplicada de uma até duas vezes por semana. Na hora de pentear, use o creme para pentear, mousse hidratante ou sérum, que vão ajudar a desembaraçar os cachos.

Artigos Relacionados:

Hidratação para cabelos secos

Hidratação caseira para cabelo

Os cabelos secos precisam de uma hidratação que tenha como efeito o brilho, a hidratação e a suavidade. E para atender essa necessidade, temos a máscara de mel e abacate, que ajuda a nutrir os fios.

Veja como fazer hidratação com mel e abacate no cabelo:

Ingredientes:

  • 3 colhes de sopa de mel;
  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de sopa de óleo de Argan.

Modo de preparação:

  • Em uma vasilha, descasque e amasse bem o abacate. Acrescente em seguida o mel, e o óleo de Argan. Misture bastante todos os ingredientes e passe no cabelo mecha por mecha, massageando os fios. Espere agir por 20 minutos e lave o cabelo normalmente.

Hidratação para cabelos pintados (coloridos)

Hidratação caseira para cabelo

Os cabelos pintados (coloridos) sempre precisam de atenção, porque se não forem sempre hidratados, têm a tendência de secar e, então, quebrar. A hidratação de banana com mel é uma boa opção para estes casos.

Veja como fazer hidratação com banana e mel para o cabelo:

Ingredientes:

  • 1 banana madura;
  • 1 potinho de iogurte natural;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Modo de preparação:

  • Descasque a banana e amasse. Adicione em seguida o mel, o iogurte e depois o azeite de oliva. Misture bastante todos os ingredientes e passa no cabelo mecha por mecha, enluvando-as. Aguarde 20 minutos e lave o cabelo normalmente.

Hidratação para cabelos ressecados e quebradiços

Hidratação caseira para cabelo

Os cabelos quebradiços e ressecados precisam de cuidados diariamente, além da necessidade de serem hidratados de uma a duas vezes por semana. Para dar mais brilho e emoliência aos fios, a receita mais indicada é a da máscara de glicerina, que pode ser preparada da seguinte maneira:

Veja como fazer hidratação caseira com glicerina para o cabelo:

Ingredientes:

  • 1 tampa de glicerina líquida bidestilada;
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência.

Modo de preparação:

  • Misture bem a glicerina com a máscara de hidratação e passe no cabelo, mecha por mecha, deixando a mistura agir de 20 a até 30 minutos. Passado esse tempo, lave o cabelo normalmente.

Hidratação para cabelos loiros

Hidratação caseira para cabelo

O cabelo loiro não precisa apenas de hidratação, mas também de receitas caseiras que deixem a cor avivada e mantida por mais tempo. Para isso, é indicada a máscara de hidratação com camomila e maisena.

Veja como fazer hidratação com camomila e maisena para o cabelo:

Ingredientes:

Modo de preparação:

  • Coloque para ferver uma xícara de chá de água e coloque a camomila. Tampe e deixe descansar durante 10 a 15 minutos. Em seguida, coloque o chá em uma panela e adicione as 2 colheres de maisena.

Leve ao fogo durante alguns minutos, até que a mistura fique com a consistência de uma máscara de hidratação. Deixe a mistura descansar e misture com o creme hidratante. Aplique no cabelo, mecha por mecha, deixando a receita agir de 20 a até 30 minutos. Depois, é só lavar o cabelo normalmente.

Dicas para fazer uma boa hidratação caseira no cabelo

Hidratação caseira para cabelo

As hidratações caseiras para o cabelo feitas de forma certa podem ter o mesmo resultado que uma hidratação feita no salão. Muitas vezes, elas podem ser ainda melhores, pode acreditar! Mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas preciosas em casa, na hora da aplicação das misturinhas, para deixar os fios ainda mais brilhosos, macios e com vida:

  • Lavar bem o cabelo com um shampoo de sua escolha antes de aplicar qualquer receita caseira;
  • Retirar o excesso de água do cabelo usando uma toalha para que os nutrientes dos ingredientes sejam melhor absorvidos pelos fios.
  • Pentear e desembaraçar o cabelo com um pente ou escova, além de separar o seu cabelo em diferentes partes usando presilhas, a fim de distribuir melhor as misturas caseiras pelos seus fios;
  • Deixe que as máscaras com ingredientes naturais atuem de 20 até 30 minutos, para obter os melhores resultados.
  • Para que o efeito da hidratação seja maior, você pode usar touca térmica (ou de plástico) ou até mesmo uma toalha com água quente enrolada na cabeça.

Confira 28 receitas de hidratação caseira para o cabelo para apostar

Agora que você já sabe tudo sobre a hidratação capilar e porque esse procedimento é tão importante para o cabelo, chegou a hora de aprender 20 receitas de hidratação caseira para o cabelo que você pode apostar para turbinar o brilho e maciez das suas madeixas, sem precisar gastar muito tempo ou dinheiro em um salão de beleza. Vamos lá? Anote aí!

1 – Hidratação caseira com abacate

Essa receita de hidratação caseira com abacate é a favorita da maioria das mulheres, especialmente as que têm os cabelos cacheados. Isso porque esse ingrediente é rico em óleos vegetais, o que ajuda não só a hidratar os fios, como também a potencializar a sua nutrição. Para fazer essa receitinha e aplicar nos cabelos, basta colocar no liquidificador 3 colheres (sopa) de abacate, 1 colher (sopa) de liquidificador e 1 colher (sopa) de creme de leite e bater bem até obter uma mistura homogênea.

Feito isso, o próximo passo é acrescentar 1 colher (sopa) de um óleo vegetal de sua preferência, como o óleo de coco ou óleo de Argan, por exemplo. Em seguida, basta aplicar a mistura nos cabelos, que já devem estar lavados e úmidos. Depois, é só fazer um coque e deixar a receita agir por 30 a 60 minutos. Passado o tempo de pausa, enxague bem e finalize como de costume!

2 – Hidratação caseira com azeite

A hidratação caseira com azeite também pode ajudar a nutrir o cabelo, ao mesmo tempo em que hidrata os fios. Para prepará-la, basta aquecer uma boa quantidade de azeite de oliva extravirgem e aplicar por toda a extensão dos fios, seguindo da raiz às pontas e cuidando para massagear bem os fios e o couro cabeludo. Em seguida, basta cobrir as madeixas com uma toalha aquecida e deixar o ingrediente agir por uma noite ou, pelo menos, meia hora. Na hora de lavar, basta usar shampoo e condicionador e finalizar o cabelo como de costume.

3 – Hidratação caseira com iogurte

Hidratação caseira para cabelo

Outra forma de potencializar o brilho e maciez do cabelo é com a hidratação caseira com iogurte. Para isso, basta apostar na receita feita a partir da mistura de 1 colher (chá) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de mel misturadas a um pote de iogurte. Aplique nos fios, em toda a extensão e pontas, e deixe a mistura agir por 15 minutos. Após esse período de pausa, enxague o cabelo com água morna. Se você preferir, também pode usar somente o iogurte. Neste caso,o ideal é deixar agir por 30 minutos.

4 – Hidratação caseira com ovo

Dentro da categoria de receitas caseiras baratinhas, você pode apostar na hidratação com ovo para deixar os seus fios macios e brilhosos. Para fazê-la quebrando três ovos inteiros em uma vasilha e adicionando uma colher (sopa) de mel e duas colheres (sopa) de azeite. Em seguida, aplique a mistura em toda extensão e pontas dos fios, cobrindo-os com a ajuda de uma touca plástica ou térmica. Aguarde 30 minutos e enxágue em seguida, lavando o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

5 – Hidratação caseira com maionese

A hidratação caseira com maionese é recomendada para tratamento de nutrição de cabelos secos e muito volumosos, como é caso dos fios cacheados a crespos, por exemplo, que são os que mais sofrem com o ressecamento. Essa receitinha também é ideal para madeixas danificadas, com problemas de pontas duplas e frizz.

Para fazê-la, basta molhar os cabelos e aplique um copo inteiro (da embalagem pequena) nos fios ainda úmidas, da raiz às pontas. Depois, basta colocar uma touca plástica ou térmica para deixar o ingrediente agir por cerca de uma hora. Após essa pausa, enxague as madeixas e lave-as com shampoo e condicionador normalmente.

6 – Hidratação caseira com vinagre de maçã

A hidratação caseira com vinagre de maçã é ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis, graças ao pH ácido presente neste poderoso ingrediente encontrado facilmente na sua cozinha, além das vitaminas A e B da sua fórmula. Esses nutrientes, junto com a acidez do vinagre de maçã, ajudam a remover os resíduos e sujeira do couro cabeludo, além de fechar as cutículas dos fios, promovendo brilho intenso e dando adeus ao frizz.

Para apostar nessa receitinha caseira, basta aplicar uma quantidade suficiente de vinagre de maçã nas suas madeixas com a ajuda de um algodão, seguindo da raiz às pontas. Após 5 ou 10 minutos, basta enxaguar o cabelo normalmente e finalizá-lo como de costume.

7 – Hidratação caseira com leite

Rico em cálcio, entre outras vitaminas e minerais, o leite é ideal para ajudar no fortalecimento dos fios, além de macios e alinhados. Por isso, a hidratação de leite pode ajudar a mulherada que sofre com madeixas finas, danificadas, sem definição e onduladas. E se você achava que os benefícios desse tratamento poderoso paravam por aí, ao apostar na hidratação com leite, você também pode deixar o cabelo mais lisinho, uma vez que a gordura presente no alimento é facilmente absorvida pelos fios.

Vamos aprender a preparar!  Sem ferver, aplique o leite em todo o cabelo, da raiz às pontas, com a ajuda de um algodão. Deixe- por cerca de uma hora e, após essa pausa, lave os fios normalmente com shampoo e condicionador. Finalize como de costume.

8 – Hidratação caseira com abacate e azeite

Hidratação caseira para cabelo

Já imaginou uma hidratação super power?! Então, pensou na hidratação caseira com abacate e azeite. A união desses dois ingredientes pode ajudar a devolver a vida aos cabelos danificados, ressecados e sem vida. Para fazê-la, basta descascar um abacate maduro e amassá-lo bem com a ajuda de um garfo em uma vasilha. Em seguida, adicione duas colheres (sopa) de azeite e misture bem, até obter uma mistura grossa e homogênea.

Com os cabelos já lavados com shampoo e úmidos, aplique a receita em todo o cabelo, seguindo da raiz às pontas dos fios. Deixe-a agir por, pelo menos, 30 minutos e enxague.

9 – Hidratação caseira com gelatina

Rica em colágeno, uma proteína essencial na reposição da massa capilar, a hidratação caseira com gelatina é ideal para a etapa de reconstrução do cronograma capilar, que tem o papel de restaurar a saúde dos fios. Para preparar essa receita, basta aquecer um copo de água e adicionar uma gelatina sem sabor, mexendo bem até obter um tipo de gel.

Em seguida, lave as madeixas apenas com shampoo e aplique a gelatina na raiz e em toda a extensão e pontas dos fios. Aguarde alguns poucos minutos e enxague em seguida, de preferência, em água morna.

10 – Hidratação caseira com mel

Rico em vitaminas e minerais essenciais à saúde geral e, também, dos nossos cabelos, o mel é um alimento presente na cozinha brasileira que também pode ajudar a hidratar e nutrir os seus fios profundamente, atuando no combate ao ressecamento e controlando a quebra destes. Além disso, ao deixar as madeixas nutridas, ele também pode ser útil para combater o frizz e alinhar os fios, deixando-os mais disciplinados e brilhosos por mais tempo.

E se você achou que tinha acabado, a hidratação caseira com mel também pode ser a sua grande aliada para potencializar a limpeza do couro cabeludo, devido às suas propriedades antibacterianas e adstringentes, que ajudam na prevenção e combate aos fungos e caspas nessa região. Para preparar essa receitinha, basta misturar três colheres (sopa) de azeite a um copo de mel e mexer bem. Em seguida, aplique-a em toda a extensão e pontas dos fios, além da raiz.

Feito isso, coloque uma toalha aquecida na cabeça e deixe a mistura agir por meia hora. Após esse período de pausa, aplique um shampoo e finalize como de costume.

11 – Hidratação caseira com babosa

A babosa – também conhecida como aloe vera – é uma planta medicinal utilizada há séculos para cuidar da saúde e, também, da beleza dos nossos cabelos. Rica em vitaminas A, do complexo B, C e E, a hidratação caseira com babosa age com antioxidante natural, sendo capaz de fechar as cutículas dos fios e reidratá-los. Além disso, por conter também aminoácidos, que ajudam a repor a massa perdida pelos fios ao longo da rotina, restaurando profundamente cabelos danificados.

Para fazer essa hidratação, basta preparar suco da babosa, utilizando a parte do miola de uma folha e um copo de água batidos no liquidificador. Em seguida, nos cabelos já lavados com shampoo, aplique o suco na raiz e em toda a extensão e pontas dos fios com a ajuda de um pincel ou algodão. Espere o suco atuar por alguns minutos e, após o período de pausa, enxague o cabelo e use um condicionador. Finalize como de costume.

12 – Hidratação caseira com banana

Hidratação caseira para cabelo

A hidratação caseira com banana ajuda a repor a água (umidade) perdida pelos fios ao longo da rotina, deixando o cabelo hidratado, macio e brilhoso. Rico em vitaminas, lipídios, potássio e aminoácidos, nutrientes ideais para driblar a oleosidade do couro cabeludo, enquanto estes últimos trabalham profundamente na reposição da massa capilar das madeixas.

Além disso, graças à vitamina A e potássio presentes na fruta, a hidratação com banana pode ajudar no crescimento das madeixas e previne a queda dos fios também. Para fazer o preparo da receita, basta bater no liquidificador uma banana madura, 1 colher (sopa) de açúcar e 6 colheres (sopa) até obter uma mistura homogênea. Em seguida, acrescente 1 colher (sopa) de um óleo vegetal de sua preferência e uma quantidade suficiente da máscara de hidratação que você usa normalmente, misturando bem.

Feito isso, nos cabelos já lavados, aplique a mistura mecha por mecha, deixando-a por 20 minutos. Passado esse período de pausa, aplique o seu condicionador e finalize as madeixas como de costume.

13 – Hidratação caseira com mamão

O mamão é rico em vitamina A e betacaroteno (antioxidante responsável pela sua cor e vários benefícios ao cabelo), o que quer dizer que ele pode ajudar a fortalecer os nossos fios e, portanto, ajudar no combate à queda e crescimento dos fios. Além disso, a vitamina C também presente no mamão ajuda a devolver o brilho aos cabelos. Para fazer a hidratação caseira com mamão, basta picar o mamão na quantidade de um copo, picar uma banana em um copo também e, por último, misturar esses dois ingredientes a um copo de iogurte natural.

Acrescente, em seguida, uma colher (sopa) de óleo de coco e uma colher (sopa) de mel e bata tudo no liquidificador, até obter uma pasta homogênea. Feito isso, aplique a receita nas madeixas e cubra os fios com touca de banho, deixando-a agir por 30 minutos. Passado esse período de pausa, lave o cabelo normalmente e finalize como de costume.

14 – Hidratação caseira com cerveja

Quem diria que a bebida alcoólica mais popular entre as brasileiras poderia ajudar também a potencializar a hidratação das nossas madeixas, não é mesmo? Mas é isso mesmo! A hidratação caseira com cerveja é ideal para hidratar o cabelo, devido à presença do malte e do lúpulo em sua composição, dois ingredientes que atuam na maciez e brilho dos fios.

Além disso, a cerveja também contém biotina, vitamina essencial à saúde da fibra capilar, capaz de evitar problemas como queda e caspa. E ainda não acabou! Alguns nutrientes encontrados na bebida, tais como magnésio, fósforo e potássio, por exemplo, são considerados essenciais para manter as proteínas capilares e reparar os danos dos fios. Para apostar nessa hidratação, é bem simples!

Basta borrifar cerveja (da marca e tipo que preferir) nos cabelos já lavados com shampoo e deixá-los secar naturalmente ou acelerar a secagem com um secador. E não se preocupe! O cheiro da cerveja vai desaparecer logo que as madeixas secarem.

15 – Hidratação caseira com mel, banana e amêndoas

Essa é mais uma opção de hidratação caseira mega potente para o cabelo! Apostando na mistura desses três poderosos ingredientes, é possível deixar os fios macios e brilhosos já na primeira aplicação. Para preparar a receita, basta amassar com a ajuda de um garfo uma banana bem madura e adicionar duas colheres (sopa) de mel e uma colher (sopa) de óleo de amêndoas, misturando bem.

Em seguida, é só aplicar a mistura no comprimento e pontas do cabelo e deixá-la agir por cerca de meia hora. Passado esse período de pausa, enxague o cabelo em água morna e finalize-o como de costume.

16 – Hidratação caseira com óleo de coco

Hidratação caseira para cabelo

Pensou que deixaríamos de falar do queridinho do momento para hidratar o cabelo de forma natural? Nada disso! A hidratação com óleo de coco é ideal para manter as nossas madeixas fortes, nutridas e hidratadas, além de proteger os fios do envelhecimento precoce causado pela perda de nutrientes no dia a dia. Além disso, esse poderoso ingrediente ajuda a combater a queda (inclusive, prevenir a calvície) e acelerar o crescimento capilar e, ainda, promover a melhor saúde do couro cabeludo, fator super importante para combater problemas nessa região, como é o caso da caspa.

Para apostar na hidratação caseira com óleo de coco, basta aplicar o produto (de preferência, na versão extravirgem) em todo o comprimento e pontas do cabelo e no couro cabeludo, massageando bem. Aguarde o ingrediente agir durante toda uma noite ou, pelo menos, por uma hora. Enxague pela manhã e lave normalmente com shampoo e condicionador.

17 – Hidratação caseira com clara de ovo

A hidratação caseira com clara de ovo é ideal não para repor a água (umidade) perdida pelos fios durante a rotina, mas também a massa capilar, recuperando as madeixas profundamente, o que torna esse tratamento perfeito para a etapa de reconstrução do cronograma capilar. Para apostar nessa receitinha, basta separar duas claras de ovos (ou mais, dependendo do volume e comprimento do seu cabelo) e aplicar no cabelo, deixando-as agir por, pelo menos, 20 minutos. Após esse tempo de pausa, é só lavar os fios normalmente e finalizá-los como de costume.

18 – Hidratação caseira com mel, azeite e glicerina

Se você é fã das “misturebas” caseiras benéficas para o cabelo e com potência máxima de hidratação, aqui vai mais uma receita! Para apostar na hidratação caseira de mel, azeite e glicerina, basta juntar em uma vasilha duas colheres (sopa) de azeite,duas colheres (sopa) de glicerina e outras duas colheres (sopa) de mel, misturando bem os ingredientes. Em seguida, após a lavagem das madeixas apenas com shampoo, aplique a mistura nos fios ainda durante a lavagem. Enxague e finalize como de costume.

19 – Hidratação caseira com leite em pó

Tal como as receitas de hidratação caseiras anteriores, a hidratação caseira com leite em pó também ajuda a repor a umidade perdida pelos fios no dia a dia. No entanto, um diferencial está no seu poder de promover o alisamento natural e gradual (isto é, aos poucos) das nossas madeixas, ideal para quem quer se livrar dos danos causados por alisamentos químicos, como é o caso das escovas progressivas.

Para preparar a hidratação caseira com leite em pó, basta adicionar 1/4 de leite à água e misturar bem até obter uma pasta homogênea. Feito isso, aplique a mistura em todo o comprimento e pontas dos fios, massageando-os. Coloque uma toalha aquecida no cabelo e deixe a receita agir por alguns minutos. Passado esse tempo, enxague e finalize lavando o cabelo apenas com shampoo.

20 – Hidratação caseira com camomila

Essa receitinha caseira para o cabelo, além de manter os fios hidratados, promovendo o seu brilho e maciez, também pode ajudar a clarear as madeixas. Para preparar a hidratação caseira com camomila, basta preparar meio copo do chá da planta, deixando-o repousar até ficar morno. Em seguida, acrescente 1/4 de copo de azeite e mexa bem. Feito isso, aplique a mistura em toda a extensão das madeixas e deixe-a por alguns minutos.

21 – Hidratação caseira com abacate e maionese

Hidratação caseira para cabelo

Mais uma da nossa série de misturas com ingredientes hidratantes poderosos! Para preparar essa receita, é só amassar em uma vasilha um abacate bem madura e, em seguida, adicionar uma xícara de maionese, misturando-os bem. Depois, aplique a mistura nas madeixas, seguindo da raiz até as pontas dos fios. Espere 20 minutos até ela agir e, passado esse período de pausa, lave os cabelos normalmente com shampoo. Finalize como de costume.

22 – Hidratação caseira com abóbora

Rica em diversos nutrientes essenciais à hidratação capilar, dentre eles, o betacaroteno (antioxidante responsável pela sua coloração laranja), a hidratação caseira com abóbora é ideal também para nutrir o cabelo, sendo capaz de auxiliar na recuperação de fios danificados e retardar o envelhecimento causado pela exposição ao sol. Para investir nessa receitinha, basta cozinhar uma abóbora fatiada por, em média, 20 minutos. Feito isso, após esfriar, amasse-a bem com a ajuda de um garfo até obter um purê.

Em seguida, adicione uma boa quantidade de iogurte natural sem sabor, misturando bem. Agora, é só aplicar nos cabelos e deixar a mistura agir por, pelo menos, 15 ou 20 minutos. Enxague normalmente e lave as madeixas apenas com shampoo.

23 – Hidratação caseira com cenoura

A hidratação caseira com cenoura possui os mesmos benefícios da receita anterior com abóbora, ressaltando também o seu poder de limpeza do couro cabeludo e madeixas. Para apostar nesse tratamento em casa, basta bater no liquidificador meia cenoura picada em cubos e água filtrada. Em seguida, adicione duas colheres da sua máscara hidratante e misture bem.

Coe e aplique nos fios ainda úmidos e já lavados apenas com shampoo. Aguarde 30 minutos até o suco agir no cabelo. Passado esse período de pausa, enxague os fios normalmente e aplique o condicionador. Finalize como de costume.

24 – Hidratação caseira com açúcar

O açúcar que deve ser usado é o mascavo, uma vez que o refinado pode causar o efeito “rebote” nas madeixas, isto é, ressecá-las em vez de hidratá-las, por conta dos ácidos que são adicionados durante o seu processo de refinamento. Para apostar na hidratação caseira com açúcar, basta colocá-lo junto com um pouco de amido de milho e leite de coco em uma panela e levar ao fogo.

Após adquirir a consistência de um mingau e o açúcar estar totalmente dissolvido (se estiver em grãos, pode prejudicar a saúde capilar), espere a mistura esfriar e  aplique no cabelo já seco e lavado apenas com shampoo. Deixe-a agir nos fios por 20 minutos e enxague. Não precisa aplicar o condicionador.

25 – Hidratação caseira com leite de coco

Hidratação caseira para cabelo

A hidratação caseira com leite de coco é benéfica para o cabelo por conta dos ácidos graxos (gorduras saturadas) presentes em sua composição, que promovem a retenção e absorção de água pelos fios, tornando-os macios e brilhosos. Para preparar essa receita, basta misturar o ingrediente com outros produtos hidratantes, tais como óleos vegetais, e aplicar no cabelo antes de lavar o cabelo com shampoo. O tratamento funcionará como um pré-poo, ajudando a prevenir o ressecamento causado pelo shampoo.

26 – Hidratação caseira com quiabo

Muitas pessoas ‘torcem o nariz’ para esse vegetal na cozinha, mas na rotina de beleza ele pode surpreender. Isso porque o quiabo é rico em nutrientes essenciais à saúde capilar, especialmente no seu líquido transparente (famosa “baba”), que ajudam a prevenir e combater o ressecamento dos cabelos com tudo. Para apostar na hidratação caseira com quiabo, basta lavar uma quantidade de 5 quiabos e cortá-los em rodelas. Em seguida, leve-os para cozinhar em uma panela com água fervente por 20 minutos.

Passado esse período, coloque-os em um liquidificador e bata-os junto com 20 ml de água sem gás, duas colheres (sopa) de azeite de oliva e outras duas colheres (sopa) da sua máscara de hidratação favorita. Espere esfriar e aplique nas madeixas lavadas apenas com shampoo. Aguarde 40 minutos até a mistura agir e enxague os fios em seguida. Finalize o tratamento com a aplicação de um condicionador.

27 – Hidratação com café

É isso mesmo! A bebida favorita no mundo todo todas as manhãs funciona nos cabelos tal como no nosso organismo: estimulando os fios. Por isso, ao apostar na hidratação caseira com café, você pode fortalecer os fios e, o melhor de tudo, acelerar o seu crescimento. Para preparar a hidratação, é simples! Basta dissolver o café em pó em um dos dois ingredientes da receita, que são a máscara hidratante e o mel.

Misture todos eles em uma vasilha e aplique nas madeixas já lavadas apenas com shampoo. Coloque um touca e aguarde a mistura agir por 30 minutos . Passado esse período de pausa, enxague os fios em água morna. Finalize aplicando o condicionador.

28 – Hidratação caseira com uva

Rica em minerais, proteínas e carboidratos, a hidratação caseira com uva é capaz de penetrar nos fios e garantir a melhor retenção de água, resultando em um efeito hidratante e regulador do pH dos fios. Para apostar nessa receitinha em casa, basta preparar uma máscara natural com amido de milho. Leve esse ingrediente ao fogo com um pouco de água e espere engrossar. Desligue o fogo e adicione uma máscara de hidratação de sua preferência.

Depois, bata as uvas no liquidificador e, em seguida, misture o suco ao mingau de amido de milho, mexendo bem. Agora, aplique a mistura nos cabelos úmidos e já lavados apenas com shampoo. Deixe-a agir por cerca de 10 a 20 minutos. Após esse período, enxague o cabelo e aplique o condicionador. Finalize como de costume.

Deixe seu comentário!