madeixa.com.br

Hidratação caseira: veja dicas + receitas para cuidar do seu cabelo

Não importa o tamanho, textura, cor ou tipos de procedimentos que são feitos nos fios: todo cabelo precisa de uma boa hidratação para manter a sua saúde e beleza e, principalmente, devolver a umidade (água) perdida pela fibra capilar devido às agressões externas diárias sofridas pelas madeixas, tais como chuva, sol, poeira, umidade, vento, mar, piscina, chapinha, secador, químicas, etc.

E já que não temos para onde correr quando o assunto é cuidar das madeixas, por que não apostar em uma hidratação caseira para o cabelo, que além de tratar os fios a partir de ingredientes naturais que você tem em casa, ainda economiza um dinheirinho no fim do mês?!

Os tratamentos capilares caseiros podem ser feitos a partir de inúmeros ingredientes, todos ricos em nutrientes essenciais à fibra capilar, que você pode apostar dependendo do seu tipo de cabelo e, é claro, da real necessidade dos seus fios naquele momento. Pensando nisso, nesse post, você vai aprender várias receitas de hidratação caseira para o cabelo para cuidar das suas madeixas gastando pouco, mas com o mesmo resultado do salão de beleza!

Vamos lá?

Hidratação caseira para cada tipo de cabelo: saiba em qual apostar

Hidratação para cabelos cacheados

O cabelo cacheado tem tendência a ser mais seco, porque a oleosidade natural que vem da raiz não chega até as pontas, devido ao efeito “mola” dos fios, que dificulta esse processo. Por isso, o ideal é hidratar o cabelo de duas até três vezes por semana, para garantir que os cachos não fiquem extremamente ressecados durante a rotina. Uma das hidratações para cabelos cacheados mais eficientes é a de maisena (Maizena, nome da marca), que pode ser preparada da seguinte maneira:

Veja como fazer a hidratação de maisena (Maizena) para o cabelo:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de maisena (Maizena);
  • 2 colheres de sopa da máscara hidratante da sua preferência;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparação:

  • Coloque uma xícara de água em uma panela e adicione a maisena. Leve ao fogo por alguns minutos, até que a mistura fique com consistência de máscara de cabelo. Retire do fogo e deixe esfriar. Por fim, misture todos os ingredientes para passar no cabelo. Deixe agir de 20 até 30 minutos e lave o cabelo normalmente.

Hidratação caseira para cabelos crespos

Geralmente, o cabelo crespo é ainda mais seco que o cacheado (por ser ainda mais encaracolado) e, por ser muito fino também, quebra fácil. Por isso, são necessários alguns cuidados diários que permitam uma boa hidratação. Para esse tipo de cabelo, é recomendada a máscara de abacate e maionese, que é uma ótima opção e pode ser preparada de forma simples:

Veja como fazer a hidratação caseira de abacate e maionese para o cabelo:

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro;
  • 2 colheres de sopa de maionese;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.

Modo de preparação:

  • Descasque e amasse o abacate e, em seguida, adicione a maionese e o óleo de amêndoas. Misture muito bem todos os ingredientes e passe no cabelo mecha por mecha, como uma máscara. Essa máscara deve ser aplicada de uma até duas vezes por semana. Na hora de pentear, use o creme para pentear, mousse hidratante ou sérum, que vão ajudar a desembaraçar os cachos.

Artigos Relacionados:

Hidratação para cabelos secos

Os cabelos secos precisam de uma hidratação que tenha como efeito o brilho, a hidratação e a suavidade. E para atender essa necessidade, temos a máscara de mel e abacate, que ajuda a nutrir os fios.

Veja como fazer hidratação com mel e abacate no cabelo:

Ingredientes:

  • 3 colhes de sopa de mel;
  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de sopa de óleo de Argan.

Modo de preparação:

  • Em uma vasilha, descasque e amasse bem o abacate. Acrescente em seguida o mel, e o óleo de Argan. Misture bastante todos os ingredientes e passe no cabelo mecha por mecha, massageando os fios. Espere agir por 20 minutos e lave o cabelo normalmente.

Hidratação para cabelos pintados (coloridos)

Os cabelos pintados (coloridos) sempre precisam de atenção, porque se não forem sempre hidratados, têm a tendência de secar e, então, quebrar. A hidratação de banana com mel é uma boa opção para estes casos.

Veja como fazer hidratação com banana e mel para o cabelo:

Ingredientes:

  • 1 banana madura;
  • 1 potinho de iogurte natural;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Modo de preparação:

  • Descasque a banana e amasse. Adicione em seguida o mel, o iogurte e depois o azeite de oliva. Misture bastante todos os ingredientes e passa no cabelo mecha por mecha, enluvando-as. Aguarde 20 minutos e lave o cabelo normalmente.

Hidratação para cabelos ressecados e quebradiços

Os cabelos quebradiços e ressecados precisam de cuidados diariamente, além da necessidade de serem hidratados de uma a duas vezes por semana. Para dar mais brilho e emoliência aos fios, a receita mais indicada é a da máscara de glicerina, que pode ser preparada da seguinte maneira:

Veja como fazer hidratação caseira com glicerina para o cabelo:

Ingredientes:

  • 1 tampa de glicerina líquida bidestilada;
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência.

Modo de preparação:

  • Misture bem a glicerina com a máscara de hidratação e passe no cabelo, mecha por mecha, deixando a mistura agir de 20 a até 30 minutos. Passado esse tempo, lave o cabelo normalmente.

Hidratação para cabelos loiros

O cabelo loiro não precisa apenas de hidratação, mas também de receitas caseiras que deixem a cor avivada e mantida por mais tempo. Para isso, é indicada a máscara de hidratação com camomila e maisena.

Veja como fazer hidratação com camomila e maisena para o cabelo:

Ingredientes:

Modo de preparação:

  • Coloque para ferver uma xícara de chá de água e coloque a camomila. Tampe e deixe descansar durante 10 a 15 minutos. Em seguida, coloque o chá em uma panela e adicione as 2 colheres de maisena.

Leve ao fogo durante alguns minutos, até que a mistura fique com a consistência de uma máscara de hidratação. Deixe a mistura descansar e misture com o creme hidratante. Aplique no cabelo, mecha por mecha, deixando a receita agir de 20 a até 30 minutos. Depois, é só lavar o cabelo normalmente.

Dicas para fazer uma boa hidratação caseira no cabelo

As hidratações caseiras para o cabelo feitas de forma certa podem ter o mesmo resultado que uma hidratação feita no salão. Muitas vezes, elas podem ser ainda melhores, pode acreditar! Mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas preciosas em casa, na hora da aplicação das misturinhas, para deixar os fios ainda mais brilhosos, macios e com vida:

  • Lavar bem o cabelo com um shampoo de sua escolha antes de aplicar qualquer receita caseira;
  • Retirar o excesso de água do cabelo usando uma toalha para que os nutrientes dos ingredientes sejam melhor absorvidos pelos fios.
  • Pentear e desembaraçar o cabelo com um pente ou escova, além de separar o seu cabelo em diferentes partes usando presilhas, a fim de distribuir melhor as misturas caseiras pelos seus fios;
  • Deixe que as máscaras com ingredientes naturais atuem de 20 até 30 minutos, para obter os melhores resultados.
  • Para que o efeito da hidratação seja maior, você pode usar touca térmica (ou de plástico) ou até mesmo uma toalha com água quente enrolada na cabeça.

Tipos de Hidratação mais comuns

Abaixo você vai conferir os principais tipos de hidratação caseira e links para as receitas.

  • Hidratação de Café: o Café é um ótimo estimulante para o seu corpo e também para suas madeixas. Essa hidratação vai ajudar seus cabelos crescerem muito mais fortes e saudáveis. Clique aqui e veja como fazer.
  • Hidratação de Babosa: A babosa é um dos melhores alimentos para nosso corpo, as propriedades dela fazem bem para pele, cabelo e até ajudam a emagrecer. Em sua composição ela é rica em Vitaminas A, B, C e E. Saiba mais aqui.

Add comment