madeixa.com.br
Glicerina no cabelo

Glicerina no cabelo: saiba os benefícios e como usar corretamente

O mundo dos produtos cosméticos está cada vez mais recheado de novas tecnologias que garantem resultados inovadores nos fios por um bom custo-benefício para o consumidor. Com isso, novos produtos vão surgindo e antigos produtos acabam sendo adaptados.

Esse é o caso da glicerina, produto que está ganhando muito espaço no mundo da estética. Hoje em dia, é muito comum encontrar salões brasileiros que trabalhem com o processo de aplicar glicerina no cabelo na hora de hidratar.



Erros cabelo

Portanto, não se preocupe caso você ainda não saiba muito bem o que é a glicerina, pois neste artigo iremos te explicar detalhadamente o que ela é, como aplicá-la, quais são seus benefícios e quais são os cuidados que devem ser tomados na hora do procedimento.

O que é a glicerina?

A glicerina é um produto feito a partir de óleos vegetais (quando natural) muito utilizado no mundo da cosmética para a produção de produtos como shampoos, cremes, condicionadores e até mesmo maquiagens.



Erros cabelo

Ela vem ganhando esse grande espaço por conta de suas propriedades que oferecem maior maciez e nutrição aos fios, podendo ser utilizada até mesmo na pele para proporcionar esses mesmos efeitos. Além disso, a glicerina natural é solúvel em água, excelente para não deixar os fios pesados.

Porém, alguma vez em sua vida você pensou que seria possível utilizar um produto que retira a água presente no oxigênio e a deixa em seus fios por mais tempo, garantindo uma longa hidratação? Provavelmente, sua resposta será “não”, mas então comece a pensar, pois é exatamente isso que a glicerina faz nos fios.

Além disso, ela também cria uma espécie de capa nos fios, protegendo de fatores externos danosos como os raios de sol, o cloro, a água salgada, as fontes de calor e até mesmo contra a queda de cabelo e pontas duplas.

Portanto, não há nada mais milagroso para sua estética do que o uso de glicerina no cabelo. Caso você não saiba como aplicar, não se preocupe pois nós te ensinaremos!

Como usar a glicerina no cabelo?

Glicerina no cabelo

Diversas receitas de hidratação com produtos naturais utilizam a glicerina como ingrediente principal, por conta de todos os benefícios que esse produto oferece.

Porém, para adquirir todos os benefícios que a glicerina promete, é necessário que você saiba os métodos certos para aplicá-la nos fios. Por isso, vamos agora te mostrar algumas formas de utilizar a glicerina no cabelo.

Método 1 – Glicerina com máscara

Esse método utiliza a glicerina misturada com máscara capilar para que o processo de aplicação fique mais simples.

Materiais necessários:

  • Máscara de hidratação (2 colheres de sopa);
  • Glicerina destilada (1 colher de sopa);
  • Touca plástica;
  • Leave-in;
  • Shampoo
  • Condicionador.

Modo de fazer:

Misture a máscara com a glicerina destilada até que elas virem uma pasta homogênea. Lave o cabelo apenas com shampoo. Seque um pouco os fios para retirar o excesso de água. Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura por toda a extensão dos fios, com exceção da raiz.

Coloque uma touca plástica para potencializar a hidratação e deixe-a agindo por 25 minutos. Enxague bem o cabelo (sem passar shampoo) e aplique o condicionador. Após terminar a lavagem, aplique o leave-in para fechar a cutícula dos fios. Deixe o cabelo secar naturalmente.

Método 2 – Glicerina com vinagre de arroz

Glicerina no cabelo

O vinagre é um ingrediente muito utilizado em receitas capilares, e essa é a prova de que ele é extremamente eficaz para processos que envolvem hidratação. Portanto, ele não poderia faltar nesse artigo.

Materiais necessários:

  • Shampoo;
  • Ampola de hidratação;
  • Bepantol (10ml);
  • Glicerina (1 tampa da embalagem);
  • Óleo vegetal que preferir (3 gotas);
  • Vinagre (1 colher de sopa);
  • Touca de alumínio.

Modo de fazer:

Lave o cabelo com shampoo normalmente. Tire o excesso de água presente nos fios com uma toalha, assim o cabelo irá absorver melhor a mistura. Misture todos os ingredientes até que tudo fique homogêneo. Separe o cabelo em mechas pequenas com um pente.

Aplique a mistura em toda a extensão dos fios (com exceção da raiz), enluvando para que a mistura seja bem absorvida. Deixe agindo por cerca de 20 minutos no cabelo protegido pela máscara de alumínio. Enxague normalmente.

Obs: Nessa receita, a touca de alumínio é realmente importante e se você não a utilizar o resultado da receita será afetado.

Método 3 – Glicerina com leite de coco

O óleo de coco é muito conhecido no mundo da estética, mas e o leite de coco? A verdade é que esse produto também é muito rico em nutrientes e extremamente benéfico para a saúde dos fios. Agora, imagine todos os benefícios dele trabalhando em conjunto com a glicerina!

Materiais necessários:

  • Bepantol (5ml);
  • Glicerina (5ml);
  • Máscara de hidratação (2 colheres de sopa);
  • Touca de alumínio;
  • Leite de coco (2 colheres de sopa);
  • Shampoo.

Modo de fazer:

Glicerina no cabelo

Lave o cabelo normalmente com o shampoo e enxague. Tire o excesso de água presente nos fios com uma toalha, assim o cabelo absorverá melhor os nutrientes. Misture todos os ingredientes até que tudo fique homogêneo. Aplique por toda a extensão do cabelo (que deve estar dividido em mechas). Deixe essa mistura agindo por cerca de 15 minutos com a touca de alumínio (que ativará a glicerina). Enxague os fios normalmente.

Todas essas receitas são extremamente eficazes e podem ser utilizadas com frequência, inclusive nas etapas do cronograma capilar. Lembre-se apenas de alternar entre uma receita com queratina no cabelo e outra para que os fios não acabem se acostumando e elas continuem fazendo efeito.

Obs: Todos os procedimentos que levam glicerina líquida precisam que a touca de alumínio seja utilizada para que os efeitos do produto sejam potencializados ao máximo e os resultados sejam satisfatórios.

Com certeza, você já está procurando os ingredientes para fazer todas essas receitas em casa, e é exatamente isso que nós recomendamos! Faça hidratações com glicerina constantemente e você verá os resultados extremamente satisfatórios em seus fios.

Além disso, encaixe também a glicerina em outras etapas do seu cronograma capilar para que os resultados sejam ainda mais otimizados com o passar do tempo.

Add comment