madeixa.com.br
Franja curta

Franja curta: tipos e dicas para você apostar nesse estilo em 2019

A franja curta vem se tornando cada vez mais usada pelas mulheres famosas, como é o caso da cantora Taylor Swift, que aposta nesse estilo com sucesso. Ela também é tendência no mundo da moda, por oferecer “algo a mais” para o cabelo e dar um trato no nosso visual.

Este corte foi feito para todos os tipos de cabelo feminino! Portanto, você pode tirar aquele pensamento de que franjas foram feitas apenas para as lisas. Afinal, os cachos também não ficam só para as cacheadas, não é mesmo? Além disso, a franja combina com várias roupas e acessórios, um ótimo modo de reinventar o look.

Mas nem tudo são flores. Você vai amar esse novo look, mas tem algumas coisas que podem te fazer pensar se realmente vale a pena apostar nele. Aqui nesse post, mostraremos todas as vantagens e desvantagens de ter uma franja curta para que não fique de mãos abanando e falaremos de alguns visuais para se inspirar.

Confira agora tudo sobre o mundo das franjas curtas. Pronta para começar? Então, vamos lá!

Prós e contras da franja curta

Como falamos no texto acima, a franja curta tem os seus motivos para ser amada, mas também os motivos para ser considerada um tanto chatinha de se cuidar. Preparamos esse tópico justamente para expor os dois lados da franja curta, deixando para você a decisão de fazer o corte ou não.

Prós

Feitas apenas para as lisas? Nem pensar!

É muito comum de se ouvir que as franjas, especialmente essa, ficam melhores apenas nas madeixas lisas. Cara leitora, isso não passa de um boato! Existem várias modelos com diferentes tipos capilares que ficaram lindíssimas usando esse corte.

Portanto, caso tenha um outro tipo capilar diferente do liso, não se sinta intimidada. Pergunte a algum profissional de beleza (um cabeleireiro profissional, por exemplo) quais estilos cairiam melhor em você. Ele saberá com certeza como fazer um ótimo look com uma franja curta.

Várias opções para você

A franja curta é extremamente versátil. O corte curto vai até o meio da testa e isso não muda. Porém, você tem várias opções a respeito do formato da franja, podendo ser reta, na diagonal, arredondada, etc.

Ela também pode ser usada dividida ao meio, ou seja, vai da seu gosto qual escolher. Mas indicamos que pergunte a um cabeleireiro o visual ideal para você, especialmente se estiver com dúvidas neste exato momento.

Somando essas opções com as diferenças de cabelos entre as mulheres, certamente podemos considerar a franja curta como um dos cortes com mais opções, perdendo apenas para o franjão (franja longa).

Contras

Exige tempo

A franja curta precisa de cuidados recorrentes, justamente por se tratar de um corte curtinho. O crescimento do cabelo pode atrapalhar na estética da franja, obrigando a nós a cortá-la a cada 15 dias.

Sim, é necessário criar um cronograma de cortes para esse tipo de franja – e isso toma muito do nosso tempo.

Só pode ser feita por um cabeleireiro

Fazer a franja em casa não é a opção ideal, pois caso não use franja, você deve fazer uma do zero. A quantidade certa de cabelo separado apenas profissionais da área detém conhecimento, coisa que para as que não trabalham na área parece ser algo de outro mundo.

Assim, quase sempre você dependerá de um cabeleireiro, seja para fazer a franja ou para manter ela curta. Ou seja, você gastará uma quantia maior de dinheiro só para ter esse penteado.

E quando enjoar?

Depois de algum tempinho usando um penteado, é normal enjoar dele. Porém, você vai ter que esperar a sua franja curta atingir o mesmo comprimento das mechas do seu cabelo, e isso leva tempo.

Recomendamos que use presilhas ou grampos para disfarçar o corte. Os fios atingirão o comprimento ideal normalmente após algumas semanas. Use hidratantes para nutrir o cabelo e tome bastante água, pois isso também ajudará para que ele cresça mais rápido.

Tipos de franja curta

Agora que você sabe os prós e contras da franja curta, falaremos sobre os tipos mais comuns que caíram no gosto das mulheres. Peça sempre a opinião de um terceiro para saber se o modelo desejado cairia bem em você ou não. Vamos a eles:

Curtinha e reta

Esse look entrega uma franja bem curtinha e o formato é reto em relação as sobrancelhas, perfeito para quem busca um visual inovador e futurista.

O rosto longo e oval é o mais beneficiado, visto que esse penteado tem o poder de achatar menos o rosto. A nossa dica é que você deve fazer a finalização com um chapinha, para ficar bem retinha e perfeita.

Desfiada

A franja curta desfiada é feita próximas das sobrancelhas (pode ser ainda mais curta, mas normalmente usa-se assim).

Trata-se de um ótimo modelito para quem procura um visual jovem e aventureiro, já que ela é finalizada de um jeito mais “bagunçadinho”, dando a impressão de um estilo ousado e libertador.

Justamente por este motivo que não é necessário chapinha ou secador para finalizar. Pode-se usar as mãos mesmo.

Franja curta assimétrica

Já este também é feito logo acima das sobrancelhas, mas tem partes curtas e longas no mesmo penteado. Este tipo de franja é o mais ousado, indicado especialmente para as donas de madeixas lisas, por oferecer movimento ao cabelo sem necessitar de ondas e cachos feitos no babyliss, por exemplo.

Dicas para ter uma franja curta sempre perfeita

Cuidado com a oleosidade

A franja fica na parte da testa, que costuma ser a área mais oleosa do corpo. E, sim, a oleosidade pode passar para os fios da franja. Assim, evite de ficar mexendo no penteado com muita frequência, pois isso pode piorar as coisas.

Hidrate e beba bastante água

Caso desista desse look ou enjoe, você terá que ter um pouco de paciência para que os fios cresçam novamente. Recomendamos que, enquanto isso não acontece, você crie um cronograma capilar, hidratando o cabelo semanalmente. Isso deixará a raiz bem nutrida, pronta para fazer os fios crescerem de novo.

Beber bastante água ajudará no processo, pois ela ajuda a combater os fios ressecados e dá forças para que cabelo dure no calor. Faça isso principalmente nas épocas mais quentes do ano, especialmente no verão.

Por fim…

Agradecemos por ter lido até e esperamos que tenha aprendido mais sobre as franjas curtas. Esse look foi feito para todas e você não pode ficar de fora. Está esperando o que para ter a sua franja curtinha e estilosa?

Add comment