Madeixa
Fitagem estruturada

Fitagem estruturada: veja os benefícios e aprenda a fazer passo a passo

Foi-se o tempo em que era regra o uso dos cabelos alisados. Hoje em dia, muitas mulheres abriram mão dos processos químicos para alisar o cabelo e passaram pela transição capilar. Essa aceitação do cabelo natural ganhou visibilidade e o número de produtos e técnicas de finalização crescem mais a cada dia.

Diferente da fitagem comum, a fitagem estruturada garante a definição dos cachos por muito mais tempo, poupando um bom tempo durante a semana na finalização do cabelo.

A fitagem estruturada consiste no uso de alguns produtinhos para finalizar o cabelo após o banho e definir os cachos, além de tirar o frizz que possa vir a aparecer. Essa nova técnica de fitagem não funciona para todos os tipos de cabelo, mas para aqueles que funciona, o efeito é surpreendente.

Para quem é indicada a fitagem estruturada?

Essa técnica de finalização é ideal para mulheres com cabelos crespos e cacheados, e por mulheres que estão em fase de transição capilar.



Durante a transição capilar é muito comum o cabelo ficar com um aspecto rebeldio, com partes que ainda estão lisas, devido aos processos químicos já feitos, e outras partes que estão começando a crescer com a textura original do fio. Esse período de transição é uma etapa complicada para quem a faz, haja vista que os cabelos não têm uma definição certa, e a fitagem pode ser uma aliada para driblar esse momento!

Por ser uma técnica um pouco mais demorada que a fitagem comum, muitas mulheres acabam não fazendo. Entretanto, aquelas que fazem a fitagem estruturada garantem que o tempo é recuperado durante o decorrer da semana, devido ao fato de não ser necessário finalizar o cabelo, pois essa técnica é muito eficiente e garante cachos definidos por pelo menos 3 dias depois.

Além de tudo, essa fitagem costuma funcionar até mesmo para aquelas mulheres cuja fitagem comum não funciona, sendo uma ótima aliada na definição dos fios!



Produtos necessários para fazer a fitagem estruturada

Fitagem estruturada

Cada tipo de cabelo requer um tipo de produto específico. Portanto, os produtinhos abaixo são apenas sugestões e podem ser adaptados de acordo com a necessidade de seus fios:

Como dissemos acima, os produtos podem ser da marca de uso cotidiano e deve ser próprio para a textura de cada tipo de cabelo.

Passo a passo de como fazer fitagem estruturada

  1. Lave o cabelo como de costume e seque-o bem com uma toalha. É importante secar o cabelo de baixo para cima para não quebrá-lo e danificar os fios.
  1. Após retirar o excesso de água, separe o cabelo em 4 mechas grossas e espalhe um quantidade de óleo vegetal pela mecha, massageando-a.
  2. Aplique o spray ou leave-in na região da raiz do cabelo.
  3. Agora aplique um pouco do creme de pentear por toda a mecha. É importante aplicar e massagear bastante nessa etapa, para garantir que as cutículas do fio fiquem bem seladas. Massageie o cabelo, enluvando-o.
  1. Após os passos acima, separe o cabelo em mechas ainda menores. Agora, é a hora de fazer com que os cachos se formem. Portanto, amasse o cabelo de cima para baixo repetidamente. Faça esse processo por todas as mechas do cabelo.
  1. Use o ativador de cachos nas pontas do cabelo para fixar os cachos.
  1. Agora é só esperar secar naturalmente.

É importante lavar o cabelo como de costume e até mesmo mulheres que estão seguindo um cronograma de transição capilar podem o fazer tranquilamente. O que muda é a finalização, o que acontece após ter os cabelos lavados é que vai garantir a definição dos cachos.

Como fazer a fitagem estruturada durar mais tempo?

Fitagem estruturada

Para garantir o efeito duradouro, é recomendado não ficar passando as mãos no cabelo durante o decorrer do dia para que os produtos passados durante a fitagem estruturada não saiam facilmente dos cabelos e para que os cachos não se desfaçam.

Cabelos hidratados seguram os cachos por mais tempo. Por isso, vale a pena investir naquela máscara sensacional durante o banho, antes de fazer a fitagem. Vale também ter um cronograma de cuidados capilares. Pode ser um bem basicão mesmo. A ideia é apenas manter os fios bem nutridos e saudáveis, e isso refletirá no aspecto do cacho e na sua duração.

Além disso, usar um creme de pentear com uma textura mais densa é o ideal para que a fitagem não “escorra” rapidamente dos fios. Só não vale exagerar na quantidade do creme para não ficar com um aspecto muito pesado e nada natural.

Outra dica para ajudar a manter a fitagem estruturada por mais tempo é dormir com uma touca no cabelo, ou então apostar em um coque soltinho para não amassar os fios.

Dicas para ter sucesso com a fitagem estruturada

Após o cabelo secar por completo, é comum no primeiro dia que ele fique mais pesado por conta dos cremes usados durante a fitagem. Para dar um aspecto mais natural, recomendamos que você vá trocando o lado em que joga o cabelo, para retirar qualquer excesso que possa ter. Só não vale ficar passando a mão no cabelo o tempo todo! Trocar o lado do cabelo cerca de duas vezes no primeiro dia já é suficiente.

Essa fitagem dura cerca de 5 dias e é uma ótima saída para a mulher moderna que não consegue finalizar o cabelo todos os dias. Além de tudo, após o primeiro dia da fitagem, os cachos ficam ainda mais naturais e com um volume impecável, e nada de frizz!

Apesar de ser uma finalização demorada, vale super a pena poupar tempo de arrumação durante a correria do dia a dia. A dica mais importante é separar um dia da semana para fazer a fitagem. Pode ser o sábado ou o domingo, chame as amigas e façam um spa day, para começar a semana com os cachos super definidos e com bastante volume!

Deixe seu comentário!