Madeixa
Faz mal lavar o cabelo todo dia?

Faz mal lavar o cabelo todo dia? Saiba se é mito ou verdade!

Lavar o cabelo pode ser considerada uma das melhores coisas do mundo: a sensação de limpeza profunda, a leveza dos fios, o cheiro bom que fica no cabelo… tudo isso faz parte da vida de quem sempre lava o cabelo.

Muitas mulheres, principalmente durante o período do verão, optam por lavar os fios todos os dias da semana. Porém, a maioria das pessoas ainda não sabe se faz mal lavar o cabelo todo dia ou não, e essa dúvida tem fundamentos.

Portanto, nesse artigo, nós te diremos se faz mal lavar o cabelo todo dia e quais podem ser as alternativas para deixar seu cabelo limpo sem precisar lavar todos os dias.

Afinal, faz mal lavar o cabelo todo dia?

A resposta certa é “depende”. Tudo depende do produto que você usa, do seu tipo de cabelo, do clima de onde você mora, de como você seca as madeixas… Porém, podemos citar quais grupos de pessoas não devem lavar o cabelo todo dia.



Vamos, agora, ver algumas pessoas que precisam ter um cuidado adicional em relação à lavagem em excesso, por conta de alguns fatores que já existem no couro cabeludo.

Pessoas com caspa

Faz mal lavar o cabelo todo dia?

As escamações da caspa podem ser causadas por dois motivos: excesso de oleosidade ou ressecamento do couro cabeludo. Caso você lave o cabelo todo dia, o shampoo pode agravar esses dois quadros e aumentar a caspa.



O excesso de shampoo em cabelos secos provoca um ressecamento ainda maior do couro cabeludo, e isso servirá apenas para aumentar as escamações da raiz, também conhecidas como caspas.

Ao mesmo tempo, o excesso de shampoo em cabelos oleosos causará efeito rebote e as glândulas sebáceas do couro cabeludo aumentarão sua produção, e isso também provocará o aumento do número de escamações.

Pessoas com cabelo seco

Faz mal lavar o cabelo todo dia?

 

O nosso cabelo tem a função de se hidratar naturalmente por meio do seu óleo natural. Pessoas com o cabelo seco geralmente têm essa produção um pouco mais lenta ou têm os fios danificados por conta de processos químicos e fatores externos (sol, mar, vento, poeira, entre outros).

Então, para pessoas com esse tipo de fio, faz mal lavar o cabelo todo dia. A pessoa deve esperar um tempo mínimo para que o couro cabeludo comece a produzir seu lipídio (gordura natural) e hidrate até as pontas.

Portanto, pessoas com o cabelo seco devem lavar as madeixas, no mínimo, um dia sim e um dia não. Dessa forma, o cabelo terá cerca de 24h para começar a produzir suas gorduras naturais e deixar o cabelo menos seco.

Pessoas com queda de cabelo

Faz mal lavar o cabelo todo dia?

Os lipídios que citamos anteriormente não servem apenas para hidratar os fios, mas servem também como uma forma de lubrificação e proteção do couro cabeludo. Quem sofre com queda de cabelo está com o couro cabeludo desprotegido, não importa o motivo da queda.

Por isso, se a pessoa lavar o cabelo todos os dias, a raiz ficará ainda mais pobre em gordura natural e a queda aumentará. É importante notarmos que essa gordura capilar não para a queda, mas apenas protege de futuras quedas. Por isso, quanto mais rápido você começar a cuidar, melhor.

Portanto, faz mal lavar o cabelo todo dia se você tem queda de cabelo. A melhor opção é lavar a cada um ou dois dias. Dessa forma, o cabelo consegue produzir um pouco mais de gordura até a próxima lavagem.

Pessoas que tiveram corte químico

Faz mal lavar o cabelo todo dia?

Os cabelos que passaram pelo corte químico estão extremamente fragilizados e pedem cuidados especiais. Portanto, do mesmo modo que as pessoas com queda de cabelo precisam da hidratação do couro cabeludo, pessoas com corte químico também precisam desse tipo de proteção.

Você deve seguir um cronograma capilar com muitas reconstruções, hidratações e nutrições para que o cabelo se recupere de forma saudável e rápida. Usar shampoo em excesso, com certeza, não será vantajoso para esse processo.

Portanto, faz mal lavar o cabelo todo dia nesse caso. Você deverá lavar a cada dois dias e sempre seguindo o cronograma capilar. Quando seus fios estiverem fortalecidos e recuperados, você poderá lavar o cabelo mais vezes na semana.

Concluímos, então, que não faz mal lavar o cabelo todo dia se você não pertence a algum dos grupos que citamos anteriormente. Porém, se você se encaixa em algum daqueles grupos, não deverá lavar o cabelo sempre.

Como manter o cabelo limpo por mais tempo?

Para quem está acostumado a lavar os cabelos todos os dias, reduzir a quantidade de lavagens pode parecer muito difícil ou até mesmo impossível. Porém, vamos ver agora alguns métodos para manter seu cabelo sem oleosidade e conseguir lavar um dia sim e um dia não:

Amido de milho

Faz mal lavar o cabelo todo dia?

O amido de milho é uma excelente opção para disfarçar a oleosidade do cabelo sem precisar lavar e com um ingrediente que temos em casa. Ele irá deixar os fios mais opacos (com uma aparência menos oleosa) e, ao mesmo tempo, puxará um pouco do óleo.

Essa técnica não faz mal para o couro cabeludo e também não estimula a produção de mais oleosidade. Você apenas deve tomar cuidado para espalhar bem a maisena ( ou Maisena, nome da marca) e não ficar com a raiz branca.

Dica: A maisena (Maisena) é tão boa para o cabelo que existem até hidratações muito boas e famosas que levam esse produto! Por isso, não tenha medo de usar.

Talco

Faz mal lavar o cabelo todo dia?

O talco é outro produto muito utilizado para disfarçar e controlar a oleosidade da raiz. Além de deixar o cabelo mais sequinho, ele também possui um cheiro muito bom, deixando com ainda mais aspecto de limpeza.

Porém, devemos lembrar que o talco é um produto industrializado e ele não foi feito para essa finalidade. Por isso, você pode alterná-lo com a maisena e, também, com um shampoo a seco, para que os benefícios sejam mantidos e o cabelo não tenha efeito rebote.

Esperamos que você tenha entendido bem quando faz mal lavar o cabelo todo dia e quando não faz. Não se preocupe, pois se você está no grupo das pessoas que não deveriam lavar, existem tratamentos para o seu problema e, com o tempo, você poderá lavar todo dia também!

Enquanto isso,vá apostando nas opções que demos e cuide bastante da saúde do seu cabelo.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!