Madeixa
Estrutura capilar

Estrutura capilar: descubra como é formado cada fio de cabelo

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Você sabe exatamente como é um fio de cabelo? A estrutura capilar é muito mais complexa do que imaginamos, sabia que até medula o cabelo tem? Venha descobrir isso e muito mais e entender melhor sobre os cabelos e como funcionam os tratamentos.

Ao conhecer a estrutura capilar não adquirimos apenas mais conhecimento sobre os cabelos. Na verdade podemos entender como se dá o processo de um fio de cabelo completamente saudável e bonito.

Com isso, podemos tomar as medidas mais coerentes e de melhor resultado para os fios de cabelo. Os danos externos aos fios de cabelo podem ser reparados através de produtos. Já os danos internos podem ser solucionados através de nutrição adequada.

Assim você garante fios de cabelo muito mais belos, saudáveis e macios. É essencial que todo profissional do cabelo entenda da estrutura capilar. Para poder atender exatamente a sua necessidade de forma muito mais direta.

No artigo de hoje abordaremos a estrutura capilar de forma completa com suas três partes principais que são: a cutícula, o córtex e a medula. Esta pronta para descobrir como funciona a estrutura capilar? Então, continue lendo!

Veja também: Ciclo de vida do cabelo: saiba como funciona o desenvolvimento dos fios

Um fio de cabelo não é tão simples

Estrutura capilar

Muitas das vezes, pensamos que o fio de cabelo não é muito complexo. À primeira vista parece muito simples já que é tão fino, mas nada no corpo humano é tão simples e com o cabelo não seria diferente.

Embora sejam apenas fios muito finos envolvem diversos procedimentos para o seu nascimento, crescimento e manutenção da saúde, vitalidade e qualidade de cada fio de cabelo.

Portanto já temos em mente que o cabelo precisa receber nutrição interna. Além disso, precisa também receber nutrientes superficiais para garantir a integridade e qualidade da sua parte externa.

Algo simples não seria capaz de nascer, crescer e ter todo este ciclo que estamos acostumados a ver. A estrutura capilar, portanto é um sistema completo que exige atenção.

Os fios de cabelo contam como dito anteriormente, com três partes diferentes. Cada parte tem a sua função específica e em caso de problemas com o cabelo cada parte deve ser analisada para oferecer um método perfeito de tratamento.

Assim, quando sabemos como funciona a estrutura capilar podemos finalmente atacar qualquer problema diretamente em sua causa inicial. É isso que dá os melhores resultados e os cabelos mais bonitos que você já viu.

Vamos, então, às três partes dos cabelos e suas características individuais? Então, continue lendo e se torna uma expert em estrutura capilar.

Estrutura capilar: as 3 partes do cabelo

Estrutura capilar

Cutícula

A primeira parte do fio de cabelo é a cutícula e é a parte mais importante para garantir um cabelo com brilho e maciez. Esta parte é a única que podemos ver já que é externa.

A cutícula tem como principal função a proteção dos fios contra os agentes externos. Estes agentes podem ser naturais, químicos e ainda mecânicos. Quando o cabelo está sem brilho ou a maciez que dá aquela bela aparência é exatamente esta parte que precisa de tratamento.

As cutículas do fio de cabelo se assemelham bastante as escamas de peixe. Quando estas “escamas” estão fechadas (seladas) e alinhadas é sinal de que o cabelo está recebendo todos os cuidados que precisa. Com isso se tornam mais macios e mais brilhosos.

Já quando as cutículas quando estão abertas ou desalinhadas se agarram umas nas outras. É justamente isso que dá a sensação de aspereza e falta de brilho aos cabelos.

Dessa forma descobrimos o quão a cutícula é importante para a beleza e saúde externos dos fios de cabelo. Quando mais selado estiver e melhor alinhada seus cabelos estarão sempre belos.

A cutícula é a parte da estrutura capilar que mais sofre com os agentes externos do nosso dia a dia. São três tipos de agentes que podem danificar as escamas dos seus fios.

O primeiro agente é o natural através do sol, chuva, umidade, vento, a água do mar, a poluição do ar e etc. o segundo são os agentes químicos, ou seja, toda a química que você utiliza nos cabelos como alisamentos, progressivas, relaxamentos, tinturas e etc.

O terceiro agente danoso é o mecânico que são as chapinhas, babyliss, escovas, pentes, secador e etc.

Córtex

Estrutura capilar

Na segunda parte do cabelo temos o córtex. Esta é uma parte interna que não pode ser vista. É completamente protegida pelas cutículas e jamais deve ficar expostas, pois assim os agentes externos químicos, mecânicos e natural agrediriam diretamente o núcleo proteico do fio de cabelo.

O córtex representa 90% de toda a estrutura capilar. Sendo responsável pelo seu volume, espessura, coloração e ainda o tipo de cabelo sendo lisos, encaracolados ou crespos.

O córtex da estrutura capilar é constituído basicamente por proteínas, sendo a queratina a principal. Além disso, é nesta região que os grânulos de Melina estão, estes são por sua vez responsáveis pela coloração natural dos fios de cabelo.

O córtex capilar ainda tem funções mecânicas muito importantes. Algumas destas funções mecânicas indispensáveis são: a impermeabilidade (capacidade de absorção e hidratação), resistência dos fios de cabelo e ainda a elasticidade.

Os agentes danosos ao córtex da estrutura capilar são também os externos naturais, mecânicos e químicos. Uma vez que as cutículas não conseguem garantir proteção total o córtex passa a ser danificado. Neste caso os danos são ainda mais devastadores e complicados de recuperação.

Medula

A medula é uma parte peculiar dos fios de cabelo. Isso porque os cientistas ainda não identificaram a sua função, ou seja, não há um consenso geral ou estudos que apontem exatamente as funções da medula na estrutura capilar.

Alguns cientistas realizam estudos sobre a medula do cabelo. Até ao ponto que descobriu ela parece estar ligada à fase inicial do cabelo e depois de certo tempo perde completamente sua funcionalidade.

Entender a estrutura capilar é uma vantagem imensa para manter a beleza e saúde dos seus cabelos. Assim sabemos o que cada parte requer para estar 100% bem e ainda podemos evitar os agentes agressores.

Viu como é importante entender a estrutura capilar? Então, compartilhe esta informação com suas amigas através das redes sociais!

Deixe seu comentário!