Madeixa
Tipos de escova para cada tipo de cabelo

Conheça os tipos de escova para cada tipo de cabelo e escolha a sua

Assim como existem inúmeros produtos que atendem as necessidades específicas de cada tipo de cabelo, existem também escovas específicas para garantir que os fios não quebrem e permaneçam saudáveis e mais bonitos após penteados.

Nós mulheres normalmente não conseguimos sair de casa sem pentear e finalizar o cabelo. Afinal, é ele que dá o toque final para o nosso visual. Apesar de fazermos o uso de escovas e pentes diariamente, são poucas as mulheres que usam a escova correta para seu tipo de cabelo.

Se você quer saber mais quais são os tipos de escovas, suas funções (sim, cada formato de escova tem uma função específica) e qual a melhor escova para atender as necessidades do seu tipo de cabelo, leia esse artigo até o final!

Qual escova escolher para o meu cabelo?

Fazer o uso da escova correta garante que os fios não se quebrem. Além disso, cabelos com texturas diferentes demandam escovas diferentes. Um exemplo clássico é o fato de cabelos cacheados perderem a definição dos cachos após ter sido penteado com uma escova indicada para cabelos lisos.



Ao escolher uma escova, é preciso levar em consideração o resultado que se espera. Existem escovas específicas para quem busca aumentar ou diminuir o volume do cabelo, alisar ou modelar os cachos e até mesmo diminuir o frizz do cabelo.

A escova além de servir para desembaraçar os fios, desempenha a função de modelar os fios. Portanto, para obter o resultado desejado, é essencial escolher a escova certa.

Para saber qual escova escolher dentre a variedade de escovas disponíveis no mercado, não perca o tópico a seguir:
Tipos de escova para cada tipo de cabelo



Tipos de escovas e pentes existentes e suas funções

– ESCOVA RAQUETE: Essa escova tem a base em formato retangular grande. É ideal para mulheres com cabelos lisos e longos, que, devido ao tamanho, costumam ser mais pesados e com um aspecto mais escorrido. Com o uso dessa escova, ganham movimentação e um aspecto mais solto.

– ESCOVA DE MADEIRA: Como o nome nos diz, é feita usando madeira e, normalmente, tem um formato de base oval. É indicada para cabelos lisos e ondulados. Essa escova tem a função de desembaraçar e diminuir o frizz, que é um grande vilão dos cabelos cacheados. Devido ao poder de neutralização estática que a madeira possui, não gera atrito ao passar pelo cabelo, por isso a diminuição do frizz.

– ESCOVA REDONDA: Essa é aquela escova muito vista nos salões de beleza para auxiliar o secador no processo de secagem e para escovar o cabelo. Normalmente, é feita em um material de cerâmica e pode ser encontrada com diversos diâmetros, sendo que as mais fininhas são indicadas para cabelos curtos e as maiores para cabelos com comprimento maior. Essa escova tem a função de conferir volume ao cabelo e modelá-lo.

– ESCOVA COM BASE REDONDA: Essa tem o formato semelhante ao da escova de madeira. A diferença é o material de fabricação da duas. Essa escova é indicada para cabelos ondulados e lisos, e pessoas que tenham maior sensibilidade no couro cabeludo. O material usado para fabricação dessa escova normalmente é o plástico. Além de não machucar o couro cabeludo, essa escova auxilia no crescimento capilar.

– PENTE COM DENTES LARGOS: Ideal para desembaraçar o cabelo, esse pente é indicado para mulheres com cabelos ondulados, pois não desmancha as ondas. Serve também para repartir o cabelo.

– PENTE COM DENTES FINOS: A diferença na distância dos dentes se deve a textura do cabelo, sendo que os de dente largo garantem que mais cabelo passe por entre os dentes, sem o uso de força. O pente com dentes finos é indicado para desfiar o cabelo, e não é recomendado para desembaraçar porque pode quebrar o fio .

– PENTES MODELO GARFO: Indicado para cabelos crespos e cacheados, esse tipo de pente é ideal para não quebrar ou arrebentar o fio durante o desembarace. Além disso, serve para dar volume e modelar os cabelos, garantindo uma finalização impecável.

Existem também uma variedade de tipos de cerdas, sendo importante analisar ao comprar uma escova para garantir que obtenha o efeito desejado ao pentear:

– CERDAS DE NÁILON: Esse tipo de cerda é indicado para cabelos lisos e ondulados, pois não causa atrito ao passar pelo cabelo, diminuindo o frizz, que é bem comum nesse tipo de cabelo.

– CERDAS NATURAIS: Essa cerda pode ser utilizada por qualquer tipo de cabelo e é indicada para desembaraçar e alinhar o fio.

– CERDAS MISTAS: Feita pela junção de cerdas de javali e cerdas de náilon, as cerdas mistas têm a função de facilitar o desembarace dos fios. Essa cerda é recomendada para cabelos cacheados e crespos, que requerem mais cuidados para não quebrarem ao ser penteados.

Quais cuidados devo ter com as escovas e pentes?

Tipos de escova para cada tipo de cabelo

A escova é um acessório que usamos diariamente e nem sempre o nosso cabelo está limpo. Portanto, alguns cuidados de higienização são necessários para garantir que não ocorra a proliferação de fungos e bactérias, prejudicando a saúde do couro cabeludo e do fio em si.

Após usar a escova, retire os fios que ficaram presos entre os dentes com o auxílio de um pente fino ou palitos de dente. Ao menos uma vez na semana, lave completamente a escova para retirar quaisquer vestígios de sujeira e oleosidade que possam estar presente.

Para lavar a escova, coloque-a em um recipiente com água morna e shampoo ou sabonete neutro. Podem ser usados também produtos antibactericidas, como álcool.

Recomendamos deixar de molho por pelo menos duas horas e após isso esfregar as cerdas com o auxílio de uma escova de dente e, então, enxaguar em água corrente até eliminar qualquer vestígio dos produtos usados. Deixe a escova secar naturalmente.

Agora você já sabe quais cuidados deve ter para garantir fios saudáveis, brilhantes e sem frizz, e qual escova deve escolher de acordo com o seu tipo de cabelo e o efeito que deseja ter. Lembre-se também que, assim como existem cremes específicos para seu tipo de cabelo, existe também a escova ideal para ele.

Portanto, não se esqueça de analisar qual é a necessidade de seu cabelo antes de comprar uma escova ou pente novo.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!