Madeixa
Escova definitiva

Escova definitiva: saiba como fazer e confira dicas para cuidar dos fios

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Escovas progressivas, seladoras, marroquinas, de chocolate e muitas opções. Quem nunca fez um procedimento desses, pelo menos já ouviu falar de algum deles. Pra quem busca um efeito muito mais duradouro, a melhor opção é a escova definitiva.

Se você sempre sonhou em ter madeixas lisas e sedosas e ficou curiosa para saber quais são os benefícios, como fazer e como cuidar dos cabelos após a escova definitiva, chegou ao post certo! Continue a leitura comigo…

Escova definitiva ou escova progressiva?

Escova definitiva

A diferença da escova definitiva para os outros procedimentos alisantes não está só na duração do efeito, mas em outros quesitos também. Uma delas é o princípio ativo do procedimento, que no caso da escova definitiva é o tioglicolato e a guanidina, uma vez que na escova progressiva são utilizados ácidos e o formol, que, inclusive, teve o seu uso proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O alisamento com escova definitiva age na estrutura interna dos fios, isto é, a transformação vem de dentro para fora, agindo na formação molecular do cabelo. Já o alisamento com escova progressiva age de forma menos interna, sendo que o retoque vai de acordo com o crescimento do cabelo e é feito somente na raiz.

Quanto tempo leva para ser feita a escova definitiva?

Escova definitiva

A escova definitiva leva cerca de quatro à oito horas para ser feita. O secador e chapinha são usados por cima do produto, sem enxágue ou pausa. O produto alisador é aplicado nos fios e deve ficar agindo no cabelo. Daí, vem a escova a prancha e a neutralização (o que cria uma camada ao redor dos fios).

Procure saber mais sobre produtos e marcas de confiança

Escova definitiva

Uma recomendação essencial é que se pesquise saber mais sobre a marca dos produtos que serão utilizados, a fim de se certificar se o produto é ou não autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quanto à execução do procedimento, algumas pessoas se arriscar a fazer em casa. Portanto, o ideal para ótimos resultados é que se faça com um bom profissional.

Quem pode fazer a escova definitiva?

Escova definitiva

O histórico do cabelo de cada cliente vai determinar quem pode ou não fazer a escova definitiva. Cabelos extremamente danificados e quebradiços, ou com química anterior, não devem optar pela definitiva. A junção de dois ou mais procedimentos químicos pode ocasionar corte químico nos cabelos, que ficam extremamente elásticos e quebradiços.

Veja quais são as indicações para usar a escova definitiva no caso de cada tipo capilar:

Cabelos com mechas ou tingidos

Escova definitiva

 

A escova definitiva pode sim ser feita em cabelos tingidos ou com luzes, desde que os fios passem por uma análise de um profissional e sejam capazes de “suportar” o procedimento. A queratina presente na fórmula da escova definitiva cria uma barreira que recobre os fios. Entretanto, as substâncias químicas alisadoras podem sim danificar os cabelos.

Cabelos crespos, encaracolados e ondulados

Escova definitiva

A escova definitiva em cabelos crespos e enrolados não é impossível. Porém, o recomendado é que, primeiramente, se faça um relaxamento e, depois, a escova definitiva. Caso contrário, em muito pouco tempo, os fios crespos irão aparecer na raiz e a manutenção só poderá ser feita no mínimo de três em três meses.

Cabelos frisados

Escova definitiva

Quem tem o cabelo com volume, por conta das ondas curtinhas e pouco definidas, pode optar pelas escovas definitivas com tioglicolato!

Cabelos anelados

Escova definitiva

Cabelos lisos na raiz e com cachos pouco definidos nas pontas: assim são os cabelos anelados. Para esse tipo de fio, a escova definitiva a base de tioglicolato também é a melhor opção.

Cabelos cacheados

Escova definitiva

No caso das madeixas encaracoladas e bem definidas, indicamos a escova definitiva de guadinina, que tende a manter a hidratação natural dos fios.

Cabelos afro

Escova definitiva

Com pouquíssimos cachos, pouco definidos e com pouca oleosidade: para esse tipo de cabelos, indica-se a escova definitiva à base de hidróxido.

Preço

O tempo de aplicação e o preço da escova definitiva pode variar de acordo com o comprimento e volume das madeixas. Geralmente, o valor fica entre R$300 a R$650 nos salões brasileiros.

Em geral, o procedimento é indicado para quem pode investir em bons produtos após a escova definitiva e para quem busca diminuir o volume dos cabelos ou combater a fibra capitar indefinida.

Qual escova alisadora é a melhor?

Escova definitiva

Tudo depende do seu objetivo. Se quer um aspecto super liso e possui um orçamento que pague o valor do procedimento e os produtos pós-química, indicamos a escova definitiva. Por sua vez, se seu orçamento é um pouco mais baixo e você quer economizar, indicamos a escova progressiva, que causa menos danos aos fios e deixa o visual mais natural. Pense muito bem antes de escolher!

Cuidados pós-escova definitiva

Todavia, algumas medidas de precaução tornam-se necessárias. Alguns cuidados são:

  • O tioglicolato não pode agir por mais de 25 minutos nos fios;
  • Cabelos extremamente descoloridos não podem passar pelo processo da escova definitiva
  • Deve-se fazer teste de mecha antes da aplicação do produto em toda extensão dos fios;
  • Após o procedimento, evite se expor ao sol, água do mar e água com cloro;
  • Utilize produtos próprios para cabelos quimicamente tratados e com proteção contra raios UV.

O que é escova Semi-definitiva ?

Escova definitiva

A principal diferença da semi-definitiva parra a escova definitiva está nos seus ativos. À base de aminoácidos e proteínas, a escova semi-definitiva promete um alisamento suave sem o uso de substâncias agressivas. Entretanto, seu efeito alisante não é dos mais poderosos. É um tratamento alisante, indicado para cabelos já lisos ou ondulados e que possuam química.

As 10 melhores escovas definitivas à venda no Brasil

A seguir, elaboramos uma lista das 10 melhores escovas definitivas disponíveis para você comprar em qualquer loja de cosméticos, inclusive pela internet. Confira:

  • O L’Oréal X Tenso
  • Agilise Unika formol Free
  • Doux Clair X3 Relaxer
  • Tânagra Hair Lifting UOM Nano Repair
  • Richée Professional Argan e Ojon – Redutor de Volume
  • Escova Semi Definitiva Forever Liss Professional
  • Escova Definitiva Inoar Argan Oil
  • Escova Definitiva Exclusive Portier
  • Escova Semi Definitiva Orgânica Unique Liss 1L
  • Nova Escova Semidefinitiva Power 3D System Forever Liss 2×1 litro

Deixe seu comentário!