madeixa.com.br
Escova de quiabo

Escova de quiabo: veja os benefícios e como fazer em casa

Os cabelos lisos podem ser muito valorizados pelas brasileiras, seja pela praticidade na rotina de cuidados, seja pela sua bela aparência quando bem cuidados. Por isso, muitas mulheres preferem alisar os cabelos ao invés de manter os fios crespos, ondulados ou cacheados.

Os métodos para alisamento variam muito e podem ser químicos ou naturais. Porém, os processos químicos com formal tendem a ser mais agressivos para os fios a médio e longo prazo.



Erros cabelo

Por conta disso, diversas receitas sem formol que garantem o alisamento do cabelo foram aparecendo na internet e ganhando espaço, e uma delas é a escova de quiabo, um método de progressiva menos agressiva que promete fios domados e escorridos.

Portanto, neste artigo, te falaremos um pouco mais sobre a escova de quiabo: o que é, quais são seus benefícios, como fazê-la e muito mais!

O que é a escova de quiabo?

Escova de quiabo

Como já dissemos anteriormente, a escova de quiabo é um método de escova progressiva sem formol que garante uma redução do volume capilar e um maior brilho e maciez.

Diferente de muitos outros processos de alisamento, a escova de quiabo não tem formol e, por isso, é muito recomendada para quem tem fios frágeis, que também precisam de nutrição e fios que passam por um corte químico, por exemplo.

Esse método de alisamento começou a ganhar muito espaço no mercado, principalmente após o formol ser proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que o quiabo é barato e possui propriedades excelentes para o cabelo.

Portanto, se você tem cabelo crespo, cacheado, ondulado, com química, natural, com corte químico… Em todos esses casos, você poderá utilizar a escova de quiabo para alisar seus fios de forma pouco agressiva!

Por que o quiabo alisa o cabelo?

Escova de quiabo

Pode parecer estranho que um vegetal como o quiabo funcione em métodos de alisamento capilar, ainda mais com o poder de uma escova progressiva. Mas essa eficácia pode ser explicada cientificamente por conta da composição do quiabo.

O que dá a forma para os nossos cabelos são as ligações de enxofre. Ao mesmo tempo, o quiabo é um vegetal rico em um aminoácido chamado de carbocisteína, responsável por quebrar essas ligações de enxofre.

Portanto, ao utilizar o quiabo, as ligações de enxofre do cabelo serão quebradas e os fios estarão prontos para serem moldados de maneira diferente, ficando mais lisos e maleáveis. Esse processo é o que causa o alisamento tão esperado.

Além disso, as vitaminas presentes no quiabo ainda irão deixar seus fios mais encorpados, nutridos e muito mais saudáveis, estimulando um crescimento mais rápido e eficaz.

Quem diria que um produto feito de um vegetal aparentemente tão simples poderia fazer tantas mudanças em nossos fios? Porém, para obter todos esses resultados é necessário que você faça a escova de quiabo da maneira correta, como iremos te explicar a seguir.

Como fazer a escova de quiabo passo a passo

Escova de quiabo

O produto para fazer a escova de quiabo é barato e fácil de ser encontrado, muito mais acessível e menos agressivo do que uma progressiva com formol. Todos os outros ingredientes você provavelmente já tem em casa ou encontrará facilmente.

Os ingredientes necessários são:

  • Produto Escova de Quiabo;
  • Shampoo antirresíduos;
  • Secador de cabelo;
  • Escova;
  • Pente de dentes largos;
  • Pente fino;
  • Chapinha.

O modo de fazer é simples e a aplicação leva, em média, 30 minutos, dependendo do tamanho do seu cabelo!

Modo de fazer:

  1. Lave o cabelo com o shampoo antirresíduos, para abrir bem a cutícula do cabelo e o produto ser aplicado melhor;
  2. Enxágue bem o cabelo com água de morna para fria;
  3. Penteie o cabelo com o pente de dentes largos, apenas para desembaraçar os fios;
  4. Seque o cabelo com o secador;
  5. Divida os fios em mechas de tamanho médio e pequeno;
  6. Aplique a Escova de Quiabo em todas as mechas de maneira homogênea, passando o pente fino para alinhar bem e espalhar o produto por todos os fios;
  7. Escove os fios utilizando o secador e a escova, alisando e esticando bem;
  8. Após o produto estar completamente seco e os fios estarem alinhados, você precisa selar a cutícula para que o efeito dure mais tempo e o cabelo esteja protegido.
  9. Por isso, separe o cabelo em mechas pequenas novamente e passe bem a chapinha por cada uma das mechas até que elas estejam bem leves e alisadas.

Pronto! O processo pode parecer complicado por conta do número de passos, mas ele não é. Nós apenas explicamos de forma bem detalhada para que você não tenha dúvidas na hora da aplicação da escova de quiabo.

Além disso, como já dissemos, ele é muito menos agressivo e mais acessível do que outros métodos de alisamento com química. Por isso, todo o esforço valerá muito a pena.

Benefícios da escova de quiabo

Escova de quiabo

Provavelmente você já está interessada na escova de quiabo, mas saber um pouco mais sobre o método nunca é demais. Por isso, aqui vão alguns benefícios desse procedimento:

  1. É um processo químico bem menos agressivo do que os que já estão no mercado há muito tempo;
  2. Deixa os fios domados, sedosos e brilhantes;
  3. Pode ser usado em qualquer tipo e cor de cabelo;
  4. Pode ser feito em casa ou no salão (sai um pouco mais caro);
  5. Não danifica a fibra dos cabelos;
  6. Pode ser feito em menos de meia hora;
  7. É mais barato e acessível do que outros métodos de progressiva;
  8. Não contém formol (substância proibida e prejudicial à saúde);
  9. Produto fácil de ser encontrado;
  10. Não apenas alisa o cabelo, mas também nutre por meio das propriedades do quiabo;
  11. Não apresenta riscos para a saúde.

Lembre-se que para obter todos esses benefícios, você precisa seguir o modo de fazer corretamente, da forma que explicamos no tópico anterior.

Agora que você já sabe qual o procedimento para aplicar a escova de quiabo, procure o produto nas perfumarias de sua cidade e mãos à obra!

Você pode também procurar por um salão que te agrade. Tudo depende das suas preferências, do seu orçamento e de sua disponibilidade. O que importa é que no fim você fique satisfeita com o resultado!

Até a próxima!

Add comment