Madeixa
Escova de mel

Escova de mel: saiba os benefícios e como fazer o alisamento

A escova progressiva já faz parte da rotina e do estilo de vida de muitas mulheres brasileiras, principalmente daquelas que querem ter os fios sempre lisos e sem muito volume.

Por isso, as demandas em busca de progressiva são muito grandes e cada vez mais novas tecnologias são criadas com o intuito de atrair mais público, como é o caso da escova de mel, que vem ganhando bastante espaço no mercado, apesar de levantar a desconfiança de algumas pessoas.

Portanto, no artigo de hoje, nós iremos falar um pouco mais sobre a escova de mel: o que ela é exatamente, como ela funciona nos cabelos, quais são seus benefícios e todas as outras informações que você precisa saber!

O que é e como funciona a escova de mel?

Escova de mel



Você está muito enganada se pensa que o nome “mel” é apenas um efeito ou apenas diz respeito ao cheiro que o produto possui, já que, na verdade, essa escova progressiva tem exatamente a função de trazer para os nossos fios os benefícios que o mel oferece.

Logo, a escova progressiva de mel tem uma excelente ação antibacteriana, além de reduzir muito os frizz do cabelo e contribuir para o fim das pontas duplas e para uma hidratação ainda maior das madeixas.

Além disso, a escova de mel dá um ar de naturalidade aos fios alisados, o que a torna diferente de outras progressivas, que costumam dar um ar artificial e esticado demais para o cabelo, principalmente as que possuem muita química.



Porém, por alisar os fios de maneira mais natural, ela costuma ter seu potencial aumentado a cada aplicação e, por isso, pode ser melhor e mais eficaz para cabelos ondulados, já que as mulheres de cabelo cacheado demorariam mais para perceber os efeitos da escova.

Mesmo assim, podemos dizer que a escova de mel é uma grande inovação do mercado de cosméticos: um procedimento que antigamente era extremamente químico e nocivo, agora também é feito com produtos mais naturais e ainda traz diversos benefícios para os fios.

Portanto, se você está procurando por um tratamento capilar com efeito de alisamento e, ao mesmo tempo, hidratação e nutrição, com certeza, a escova de mel é a mais indicada para você!

Benefícios da escova de mel

Escova de mel

Claro que você já entendeu que esse procedimento é muito benéfico para os fios, mas é sempre bom darmos uma resumida e adicionarmos ainda mais benefícios para que você veja o que está perdendo!

Por isso, vamos ver agora algumas outras vantagens existentes ao utilizar a escova progressiva de mel como seu método de alisamento do cotidiano:

  • Hidrata os fios e reduz os frizz por meio dos açúcares presentes em sua composição;
  • Reconstrói a fibra capilar, por conta da queratina presente no produto;
  • Fecha as cutículas do cabelo, criando uma proteção contra fatores danosos externos (sol, água do mar, água da piscina, fontes de calor);
  • Silicone na composição que cria uma camada em volta dos fios;
  • Efeito liso sem parecer esticado ou artificial;
  • Redução de volume, deixando o cabelo mais comportado e “baixo”;
  • Precisa de manutenção apenas quatro vezes ao ano;
  • Pode ser feita em todos os tipos de cabelo, até mesmo aqueles que foram tratados quimicamente.

Quem diria que uma tecnologia tão recente e diferente poderia trazer resultados tão surpreendentes para as nossas madeixas?

Veja também: Hidratação com mel no cabelo: descubra como fazer passo a passo

Como fazer a escova de mel

A boa notícia é que, diferentemente de muitos métodos de progressiva, a escova de mel pode ser feita no cabelo de maneira até que simples. Basta você seguir o nosso passo a passo tomando bastante cuidado:

Materiais necessários:

  • Mel puro;
  • Shampoo antirresíduos;
  • Secador de cabelo;
  • Produto para escova progressiva de mel (marca da sua preferência);
  • Chapinha.

Modo de fazer:

Aplique o mel puro nos cabelos, massageando bem. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos. Isso irá ajudar a limpar o mel e, ao mesmo tempo, irá abrir as cutículas do fio para receber os produtos. Seque todo o cabelo utilizando o secador.

Aplique o produto da progressiva e espere o tempo indicado na embalagem do mesmo. Com o produto no cabelo, faça uma escova utilizando o secador e, depois, finalize com a chapinha.

Pronto! Sua progressiva está feita! Lembre-se de selar bem com a chapinha para que as cutículas do cabelo fiquem bem fechadas e a escova de mel dure mais nos seus fios, pois, é claro que o efeito irá durar mais se você tomar os cuidados necessários.

Cuidados com a escova de mel

Escova de mel

Assim como o momento da aplicação da progressiva é importante, o modo como você cuida dela depois da aplicação é o que irá definir a duração dela com o passar do tempo.

Por isso, anote a nossa lista de cuidados essenciais para que sua escova de mel dure ainda mais e seus cabelos continuem lisos mesmo depois de um bom tempo!

  • Após aplicar a escova, fique pelo menos 3 dias sem lavar os fios;
  • Evite prender o cabelo. Isso evitará que ele fique marcado e ajudará a mantê-lo com efeito liso por mais tempo;
  • Na primeira lavagem depois da aplicação, utilize um shampoo antirresíduos. Isso irá ajudar a retirar os restos de produto que não foram absorvidos pelo cabelo;
  • Dê um espaço mais entre as lavagens. Assim, você evita que o produto saia muito rápido do cabelo;
  • Utilize protetor térmico sempre que for usar chapinha ou secador de cabelo;
  • Mesmo assim, utilize fontes de calor com uma frequência menor, já que elas tendem a quebrar a fibra dos fios com o passar do tempo.

Esses são cuidados que farão a sua escova de mel ficar conservada por mais tempo. Por isso, tente encaixá-los na sua rotina diária!

Se você ainda não conhecia a escova de mel, com certeza, está querendo fazê-la nos cabelos após esse artigo. Nós apoiamos muito essa decisão, já que ela realmente traz muitos benefícios para os fios e é uma tecnologia que ainda vai dar muito o que falar.

Por isso, escolha seu cabeleireiro favorito ou compre os produtos necessários e mãos à obra!

Deixe seu comentário!