Madeixa
Escova de maçã

Escova de maçã: confira os benefícios e como fazer passo a passo

Os métodos de alisamento estão cada vez mais desenvolvidos e prometem diferentes resultados, dependendo da vontade das consumidoras, o que é excelente quando paramos para considerar a alta demanda de mulheres que escolhe alisar os fios atualmente, ao invés de manter o formato natural das madeixas.

Com certeza, você já ouviu falar da escova progressiva e até mesmo pode já ter utilizado a mesma, já que esse é um método de alisamento extremamente clássico e é o que quase todas as mulheres procuram na hora de deixar as madeixas lisas por um intervalo maior de tempo.

Apesar de conhecer a progressiva comum, muito provavelmente, você não conhece a escova de maçã, que vem ganhando uma grande visibilidade nos salões e promete se tornar cada vez mais famosa, já que seus benefícios vão além de uma escova progressiva comum e ela ainda alisa muito bem.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a escova de maçã: o que ela é e como funciona nos fios, como ela pode ser aplicada nas madeixas, quem pode fazer… e muito mais! Então continue lendo para ter madeixas cada vez mais bonitas e lisas!

O que é a escova de maçã?

Escova de maçã

Primeiramente, precisamos contextualizar o surgimento da escova de maçã no Brasil. Durante muito tempo, o formol foi utilizado nos métodos de progressiva, mesmo todo mundo sabendo que ele é muito nocivo não apenas para a saúde dos fios, mas também para a saúde de todos que utilizavam e aplicavam o produto.

Por conta disso, o formol passou a ter o uso proibido no Brasil, o que causou um desespero geral: o que as marcas fariam para criar produtos de alisamento que realmente funcionassem? O que as consumidoras fariam para alisar o cabelo de forma tão intensa como o formol fazia?



E foi nesse contexto que as escovas progressivas de sabores surgiram! Isso mesmo! Estamos falando no plural, pois a maçã não foi a única escolhida para o produto. As marcas decidiram pegar as propriedades de diversos ingredientes naturais para fazer uma escova progressiva que fosse benéfica para o cabelo e, ao mesmo tempo, não utilizasse química, mas sim ingredientes que nós usamos em nosso dia a dia.

Portanto, a escova de maçã é uma escova progressiva que tem a função de alisar e, ao mesmo tempo, promete muitos outros benefícios que a maçã pode oferecer para os fios, sendo bem mais natural e não tendo formol em sua composição.

Veja também: Escova progressiva sem formol: saiba mais sobre esse alisamento

Como funciona a escova de maçã?

Escova de maçã

Por não possuir formol, a escova de maçã utiliza outras propriedades alisantes nos cabelos, mas não para por aí! Além de alisar, ela ainda garante uma maior hidratação das madeixas, assim como muita nutrição e redução do volume e do frizz com grande facilidade, o que é muito diferente de outras escovas progressivas.

Logo, a escova de maçã cuida do cabelo por meio de suas vitaminas (A, C, E, B, niacina e pectina) e minerais (fósforo, magnésio, potássio, ferro), possuindo um efeito antioxidante e fazendo muito mais para a saúde da fibra capilar do que a escova progressiva clássica.É uma revolução no mercado!

Além de tudo isso, a escova de maçã consegue alisar os fios sem deixar aquele efeito “esticado” proporcionado pela escova progressiva comum, o que dá um aspecto muito mais natural aos fios e muitas pessoas nem conseguem reconhecer que uma química foi feita.

Portanto, quando feita da maneira correta, a escova de maçã pode ser uma mão na roda para quem quer continuar alisando os fios, mas não pode mais utilizar o formol nas madeixas. Além disso, ela tende até a ser mais barata e está cada vez mais fácil de encontrar.

Conheça também: 

Como fazer a escova de maçã? Veja passo a passo

Escova de maçã

É importante frisarmos que você só pode fazer a escova de maçã em casa se souber exatamente como utilizar o produto e quais são os procedimentos corretos. Caso o contrário, todos os benefícios que ela oferece serão anulados e, muito provavelmente, o seu cabelo irá quebrar bastante.

Portanto, vamos ver agora a forma correta de fazer a escova de maçã no cabelo sem que os fios fiquem danificados, mas sim muito bonitos e extremamente hidratados!

Materiais necessários:

  • Shampoo antirresíduos;
  • Secador de cabelo;
  • Creme para progressiva de maçã, da marca que você quiser;
  • Gel para progressiva de maçã, da marca que você quiser;
  • Pente;
  • Chapinha.

Modo de fazer:

Lave o cabelo muito bem com o shampoo antirresíduos. Isso irá ajudar a abrir as cutículas e fará com que o cabelo absorva melhor o tratamento. Seque os fios com uma toalha, retirando o excesso de água do cabelo, e passe o secador para secar completamente o cabelo.

Aplique o creme para progressiva de maçã e o gel para progressiva de maçã no cabelo dividido por mechas e espalhe os produtos utilizando um pente. Agora, essa parte irá depender da marca: se o produto for sem enxágue, passe a chapinha por todas as mechas para selar a progressiva no cabelo. Se o produto for com enxágue, lave bem os fios e, depois, seque e sele com a chapinha normalmente.

A boa notícia é que a escova de maçã pode ser utilizada por qualquer tipo de fio. Além disso, ela também pode ser aplicada nos fios loiros, já que a sua coloração é neutra e ela não mancha as madeixas, como as escovas de outros sabores (a de frutas vermelhas, por exemplo).

O tempo de duração é de, no mínimo, 3 semanas, um pouco menor do que a média, mas ela possui muito menos químicas. O que pode ajudar a aumentar o tempo de duração é o cuidado que você tem com os fios após o procedimento. Por isso, hidrate bem o cabelo e siga um cronograma capilar específico para cabelos que passaram por progressiva.

Assim, você com certeza garante um resultado maravilhoso com a escova de maçã! Basta seguir nossas dicas e o passo a passo e você nunca mais irá pensar em utilizar outro método de alisamento cheio de químicas e nocivo até mesmo para a sua saúde. Pode confiar na gente!

Deixe seu comentário!