madeixa.com.br

Escova de leite: o que é, para que serve e como fazer em casa?

O método da escova de leite vem sendo muito pesquisado atualmente, especialmente pelas mulheres que querem realizar um alisamento de forma caseira e prática.

É fato que muitos métodos extravagantes surgem no meio virtual. A cada dia, uma nova onda de assuntos sobre beleza feminina aparece na primeira página do Facebook, por exemplo. E apresentaremos a novidade da vez para você: a escova de leite.

Claro que esse modo de alisar já existia antes de ficar famoso nas redes sociais. Muitas meninas usavam este truque com frequência. Além disso, o milkform (nome da escova de leite em inglês) surgiu no Brasil em 2006, na Beauty Fair. Apenas agora virou a moda da vez para as mulheres que buscam novos estilos.

Benefícios do leite para o cabelo

Como já sabemos, o leite é a maior, e por que não a melhor, fonte de cálcio que a humanidade encontrou. É um produto que é consumido por todas as partes do mundo e não apenas crianças o tomam, sendo também muito popular entre os adultos. Um alimento para todos.

O leite é especial por possuir vários nutrientes, especialmente o cálcio. Ele é um dos minerais mais importantes para a saúde de um ser humano, pois tem o poder de controlar a rigidez dos ossos, melhorar a capacidade dos músculos e atuar em melhorias na circulação sanguínea pelo corpo.

Além disso tudo, o cálcio também atua na região que mais interessa a nós mulheres: unhas e cabelos. Sim, ele é essencial para manter a saúde dessas regiões e dar a beleza natural que elas possuem. Portanto, é de suma importância que esse nutriente seja consumido de maneira adequada por nós.

Muitos produtos da indústria cosmética já reconheceram a importância do cálcio. Ao ler a embalagem de algum shampoo ou condicionador, provavelmente verá alguma subscrição referente ao cálcio. Isso já é um bom motivo para botarmos a mão na massa e usar isso ao nosso favor, não é mesmo?

Veja também:

A moda das madeixas lisas

Por mais que no verão os cabelos cacheados predominem, no resto do ano quem fica com a coroa são as lisas. Praticamente, vários estilos da moda feminina usam como base uma mulher de cabelo liso, e bem sabemos que muitas propagandas também.

Assim, é bastante comum que muitas mulheres de cabelos cacheados, crespos ou de outros tipos busquem formas variadas de alisar o cabelo. E para aquelas que já nasceram com os fios lisos, tendem a cuidar para que a forma natural se conserve.

O método que esse artigo irá explicar, a escova de leite, pode ser uma grande ajuda para você caso se encontre em algum dos dois mundos que mencionamos no parágrafo acima. Mas não se engane! Não é um bicho de sete cabeças que você está pensando.

Diferentemente de vários modos de fazer alisamento, a escova de leite não deixará nenhum químico no seu cabelo ou algo que possa afetar a estrutura dos fios e a saúde do couro cabeludo. Você pode ter certeza que alisar o cabelo dessa forma será extremamente seguro para o seu cabelo.

O que enrola o cabelo?

As mechas do cabelo enrolam por conta da química presente nelas. Os cabelos cacheados possuem alfa-queratinas com grande quantidade de partículas de enxofre. Essas partículas quando interagidas entre si costumam “puxar” a cadeia de alfa-queratinas, dando um aspecto enrolado.

E quanto mais interações ocorreram, mais o seu cabelo penderá para o cacheado do que para o liso. Ou seja, quanto mais enxofre, mais os fios enrolam.

Daí vem o principal produto da escova de leite: o cálcio. Ele será responsável por separar essas partículas de enxofre, pouco a pouco, fazendo os seus fios ficarem cada vez mais esticados!

Agora chega de enrolação! Vamos partir para ação e pôr em prática o que aprendemos!

Veja também:

Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

Como fazer escova de leite: passo a passo

Fique tranquila! Fazer uma escova de leite é mais simples do que você imagina…

O que é necessário:

  1. Pente largo;
  2. Borrifador;
  3. Xícara com ½ de leite.

Sim, será apenas isso que você precisará. O que definirá o sucesso é o passo a passo para aplicar o produto no cabelo.

Como aplicar:

Antes de tudo, lave o seu cabelo duas vezes para atingir uma limpeza profunda. Após o secar, use o pente largo para desembaraçar os fios, deixando-os soltinhos.

Abra o borrifador e coloque a quantidade específica de leite, a qual já mencionamos. Borrife por todo o cabelo. Não se esqueça de nenhuma parte para que o liso se pareça natural. No fim do processo, passe novamente o pente para ajudar a espalhar o leite para todos os fios.

Pare de aplicar assim que o cabelo estiver bastante úmido e deixe a substância agir por 20 minutos no seu couro cabeludo. A nossa dica é que, nessa parte, deixe o seu cabelo solto. O resultado ficará melhor.

Após o término dos 20 minutos, enxague o cabelo. Seque o cabelo com secador e finalize a escova de leite com uma chapinha.

O cabelo ficará liso instantaneamente?

Infelizmente, a resposta é não. Não aumente suas expectativas a respeito desse método, pois não será na primeira aplicação que as suas madeixas ficarão lisas, o que seria um verdadeiro sonho para nós.

Será necessário criar um cronograma de aplicações para se obter sucesso. Você precisará ter uma constância para sentir a diferença. Ao longo das repetições, o seu cabelo ficará cada vez mais liso e brilhante.

Após um tempo repetindo o processo, as mudanças ficarão cada vez mais notáveis e, certamente, lhe agradarão muitíssimo. Mas assim que atingir o objetivo, não deixe de realizar as aplicações, para ajudar a manter o seu cabelo da forma desejada!

Quem não deve fazer escova de leite?

Caso esteja pensando que a escova de leite possui alguma contraindicação, este tópico é para você.

E logo de cara responderemos a sua dúvida: a escova de leite não possui contraindicações, justamente por não possuir químicos que possam desgastar o couro cabeludo ou realizar algum dano nos fios.

É extremamente seguro fazer esse procedimento, tanto que grávidas estão permitidas para fazer o alisamento, por não afetar em nada no desenvolvimento do feto ou a produção do leite materno. Já a intolerantes à lactose podem ficar tranquilas: o leite não entrará diretamente no seu organismo. Apenas funcionará como um agente externo.

A única coisa que pode não dar certo é se caso você tenha tinturas no cabelo. Alguns tipos de tintas podem manchar ao contato de leite, por conta de diferenças químicas. Portanto, é melhor você retirar a tintura antes de realizar a primeira aplicação.

A escova de leite pode causar algum dano ao cabelo?

Logicamente, por não trazer contraindicações, é correto de se pensar que a escova de leite não trará dano algum ao seu couro cabeludo. Claro, ao menos que tenha tinturas nos fios, como já explicamos anteriormente.

Pode ficar tranquila, pois o seu cabelo ficará até mais saudável com as aplicações. Ele não irá ressecar, ficar desnutrido ou por ocasião cair. Quebras nem precisamos falar que são improváveis, não é?

Aventure-se nesse tipo de alisamento, é uma moda para todas as mulheres, especialmente para você!

Por fim…

A escova de leite é o método perfeito para você, pois permitirá que atinja o seu objetivo de criar um visual e de entrar no time das lisas. Além disso, o leite ajudará a hidratar o seu cabelo! Sim, os fios ficarão ainda mais saudáveis com as aplicações.

A responsabilidade é que realize as aplicações pelo menos duas vezes por semana. Respeitando isso, os resultados virão com o tempo! Aproveite o processo para estudar novos estilos para o seu futuro cabelo liso.

Agradecemos por ter lido até e esperamos que aproveite o seu novo cabelo liso! Siga os passos atentamente para atingir o seu objetivo. Está esperando o que?

Add comment