madeixa.com.br

Escova de cetim: saiba os benefícios e como fazer o alisamento

Há anos, as mulheres buscam por métodos de alisar os cabelos, seja pela busca de praticidade, seja pelo apego ao estilo liso. Para suprir essa demanda, existem hoje no mercado inúmeras ferramentas alisadoras, como a chapinha, a escova alisadora, e até mesmo o secador que auxiliado de uma escova de cerâmica, são ótimos para alisar o cabelo quando der vontade.

Já para aquelas mulheres que buscam ficar com os fios lisos por mais tempo, foram criados vários procedimentos alisantes como o relaxamento ou a escova fotônica. Esses procedimentos que acabamos de citar têm como princípio ativo a substância hidróxido de amônia ou tioglicolato de amônia, e podem ser extremamente prejudiciais para algumas pessoas (crianças, idosos, gestantes e lactantes não podem realizar o procedimento), além de que não são indicados para todos os tipos de cabelo, por entregar um aspecto mais artificial e cabelos sem movimento.

A escova de cetim é um procedimento alisante que contém apenas componentes naturais e até mesmo orgânicos, diferente das tradicionais escovas progressivas que falamos anteriormente. Além de alisar os fios, o procedimento hidrata o cabelo e os deixa com um aspecto iluminado e super brilhantes, sendo que não possui restrição quanto a quem pode fazê-la.

Quem pode fazer a escova de cetim?

Devido à sua fórmula natural, a escova de cetim pode ser feita por qualquer pessoa, desde crianças, idosos, lactantes e gestantes. É importante ressaltar, que essa nova escova não contêm formol em sua composição, produto que é extremamente prejudicial e oferece riscos à saúde, e também não possui amônia.

Além disso, pode ser combinada com outros procedimentos já existentes no cabelo, sem o risco de ocorrer o temido corte químico. Portanto, até mesmo pessoas cujos cabelos receberam tratamento com Guanidina (um potente alisador que muda a estrutura do fios) podem fazer a escova de cetim, sem que corra o risco de ocorrer a quebra do fio.

Mulheres que não obtiveram o resultado desejado com as escovas progressivas tradicionais também podem recorrer à escova de cetim. Essa, garante que até mesmo cabelos rígidos e com extrema aspereza, fiquem hidratados e não tenham o aspecto artificial que muitas progressivas deixam.

Como é feito o procedimento?

A escova de cetim é feita seguindo os mesmo passos das escovas progressivas tradicionais (aplicação do produto + ativação térmica), entretanto, o que muda de fato são os produtos usados para fazê-la, levando em consideração que são produtos naturais e que não contém formol e nem amônia.

O alisamento acetinado é realizado em salões de belezas por profissionais da área. O procedimento é realizado de modo a selar as cutículas dos cabelos após hidratá-las e repor a queratina dos fios, rejuvenescendo-os.

Os principais componentes da escova de cetim são produzidos e extraídos do bicho-de-seda, como é o caso do silício orgânico, que auxilia na reconstrução celular do cabelo acarretando no crescimento saudável, além de ser responsável por manter a integridade das proteínas capilares.

Quais as vantagens de fazer a escova de cetim?

Uma das maiores vantagens da escova de cetim é que ela pode ser feita por pessoas de qualquer idade, diferente de outros procedimentos, que devido à composição possuem uma restrição quanto a aplicação. Pode também ser feita em qualquer tipo de cabelo, seja ele ondulado, cacheado ou crespo, sendo que os resultados obtidos são em sua maioria: cabelos lisos e hidratados.

Outra vantagem é que a escova de cetim é compatível com os tradicionais procedimentos químicos alisantes, portanto, mesmo que ainda exista traços de outros procedimentos químicos no cabelo, ela pode ser feita sem que haja reações indesejáveis.

Essa nova modalidade de escova, devido a sua composição, hidrata e restaura a saúde dos fios, além de promover maciez e brilho para o cabelo, trazendo um aspecto saudável para o cabelo, não deixando um aspecto artificial que é a queixa de muitas mulheres quanto a outros procedimentos alisantes.

Como fazer com que a escova de cetim dure por mais tempo?

O procedimento, por usar produtos naturais e muitas vezes orgânicos, tem um preço um pouco mais “salgado” quando comparado à outras escovas alisantes. O preço depende do tamanho e da quantidade de cabelo, podendo variar de R$150,00 para cabelos curtos e médios, ou ultrapassar a faixa de R$500 reais no caso de cabelos extremamente longos e que requerem o uso de maior quantidade dos produtos.

A escova de cetim dura normalmente cerca de 3 meses no cabelo, entretanto, esse tempo pode se estender caso alguns cuidados sejam adotados, como por exemplo, lavar o cabelo no máximo duas vezes na semana para que o produto não saia facilmente dos fios.

Recomendamos também que no dia da lavagem dos cabelos, se faça uma hidratação nos fios. A hidratação faz com que as cutículas do fio permaneçam fechadas, e assim o produto ficará por mais tempo no cabelo. Abuse de máscaras hidratantes, que podem ser encontradas por preços super acessíveis em qualquer farmácia ou loja de cosméticos.

Além disso, evite usar shampoos que contenham sal em sua composição, porque o sal presente também contribui para que as cutículas se abram, prejudicando assim a duração da escova de cetim.

Nos dias de bad hair day, quando seu cabelo se rebela e você não quer lavar para garantir um maior tempo de duração do produto, pode optar por usar um spray de shampoo a seco apenas na raiz, e ter um cabelo com um aspecto de limpo de novo!

Outra dica, é quando possível, secar o cabelo com um secador. O calor ativa o produto e faz com que eles ajam com mais força, garantindo um aspecto ainda mais liso, mesmo perto do fim da duração da escova. Portanto, vale abusar do secador e ter um liso perfeito por muito mais tempo.

E se após fazer o procedimento, você se adaptou e gostou dos resultados obtidos com a escova de cetim e quer continuar com os cabelos lisos, hidratados e macios, é recomendado que seja feita a manutenção da escova por volta de 3 meses após o último procedimento. Seguindo nossas dicas você pode estender o período de cabelo liso por até 4 meses!

Add comment