madeixa.com.br

Efeito build-up: saiba o que é e como evitar este problema nos fios

Não está conseguindo hidratar os fios ou certo produto parece não funcionar no cabelo do modo que era esperado? É bem provável que o problema que esteja ocorrendo seja o efeito build-up, que se trata de um demasiado acúmulo de produtos fios.

Dia após dia, usamos com constância condicionadores, máscaras e cremes para pentear (sendo eles hidrantes ou não). Mas o uso constante dos mesmos junto com uma falta de higienização pode ocasionar em problemas no seu couro cabeludo ou no mal funcionamento de outros produtos, como um hidratante que pouco fixa no cabelo.



Erros cabelo

Os problemas mais comuns é um cabelo opaco e sem vida. Aquela cor e brilho deslumbrantes terão deixado as suas madeixas. Mas viemos aqui para ajudar você a evitar esse problema. Para isso, é só continuar lendo o post…

Fatores que indicam um acúmulo de resíduos

Antes de remediar um problema, temos que antes saber se estamos com o mesmo. Por este motivo que falaremos dos principais indícios que apontam para o efeito build-up nos cabelos. Lembrando que esses indicativos não são regra, mas, na média, ocorrem com a maioria que tem esse problema. Veja quais são eles:



Erros cabelo

Ausência dos efeitos dos tratamentos

Um dos principais indícios de build-up é ausência de uma resposta dos tratamentos, como um condicionador feito para prevenir quedas, por exemplo, mas que, por algum motivo, não cumpre o que foi pedido.

Isso ocorre pela excessiva quantidade de produtos químicos acumulados no couro cabeludo, que cria por si só uma barreira, impedindo a aplicação de outros produtos do qual você deseja usar.

Cabelo opaco e sem vida

 

Por não conseguir hidratar e passar outros produtos nas mechas, é bem comum que ocorra uma falta de nutrientes no cabelo. Os hidratantes servem para justamente isso: repor o que os fios precisam, o que os tornam produtos essenciais para todos nós.

Mas os produtos acumulados impedem que os nutrientes cheguem à raiz, área onde um hidratante mais age. Sem as substâncias essenciais, os fios ficam cada vez mais sem brilho e com um aspecto vívido que muitos procuram esteticamente.

Coceiras

A coceira no couro cabeludo é outro forte indicativo do efeito. Ela ocorre alguns dias após a lavagem. Apenas é um sinal comum do seu corpo falando que o cabelo deve ser limpo de novo, seja pelo excesso de sujeira ou de suor.

Mas quando a coceira aparece com mais frequência logo após a higienização, isso mostra que um acúmulo de resíduos está ocorrendo. Seu corpo pensa que o que está acumulado é sujeira, quando, na verdade, são produtos que deveriam justamente limpar cabelo.

Como evitar o efeito build-up no cabelo?

A seguir, virão resumidamente algumas dicas mostrando como evitar o efeito build-up. São muito fáceis de se seguir e não tomarão tempo seu, mas é muito melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

  • Não deixe resquícios de condicionador no cabelo após a lavagem. Use cremes de pentear, se for preciso. Os sem enxágue foram feitos para permanecer no cabelo, enquanto um condicionador deve ser retirado posteriormente ao banho;
  • Use shampoo antirresíduos e de limpeza profunda, que ajudarão a retirar todos os produtos que você usou anteriormente. Em cabelos secos, use a cada 15 dias, enquanto nos oleosos é recomendado que se use de 7 em 7 dias;
  • Varie as marcas e os tipos de produtos. Talvez, o seu couro cabeludo não apresente resultados simplesmente por estar saturado dos mesmos produtos. Os nutrientes de um hidratante demasiadamente usado farão com que o cabelo não sinta mais falta dos mesmos, perdendo o efeito ao longo do tempo;
  • Na hora da lavagem, enxágue e retire todo o produto dos fios. O excesso de shampoo e condicionador pode dar ao cabelo uma estética pesada e uma cor opaca e, ademais, dificulta na absorção de outros nutrientes, como hidratantes, por exemplo.

Essas são as dicas para evitar o efeito build-up no cabelo. como viste são simples e de fácil acesso a todas. Há produtos nos mercados feitos para evitar o excesso de outros produtos, mas é sempre melhor prevenir esse problema.

Como reverter o efeito Build Up?

Caso ache que os seus fios estejam passando pelo acúmulo de resíduos, ou deseja apenas prevenir este problema, é muito importante que se preste atenção na hora de lavar. Indicamos que use junto ao xampu tradicional outro com uma ação anti-resíduos, escolhendo cuidadosamente a marca, especializada para o seu tipo de cabelo.

Para as que possuem madeixas mais oleosas deves se aplicar semanalmente, enquanto os fios mais secos devem usar a cada 15 dias o produto, no mínimo. Isso porque o xampu que tira resíduos pode vir a diminuir a umidade natural dos fios, uma aplicação bem regrada pode impedir isso.

Enquanto estiver lavando há um truque para que não resseque as pontas, é preciso concentrar o produto apenas na raiz e ir massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos, movimentos de dentro para fora e bem calmos para que o cabelo não fique uma confusão (todo embolado).

Evite aplicar cremes diretamente na raiz

Além de usar xampus anti-resíduos, procure não aplicar produtos (condicionadores, cremes, máscaras ou xampus) diretamente na raiz, o contato direto com o couro cabeludo pode aumentar as chances de acúmulo dos mesmos nos fios. Em cabelos oleosos isso pode ser ainda pior.

Resumindo: ao usar qualquer um dos produtos mencionados, faça com que não entre em contato com a raiz, sempre faça a aplicação no comprimento dos fios! Para madeixas volumosas e cacheadas o uso do condicionador deve ter uma atenção redobrada, nenhum resquício da substância pode ficar no cabelo após a lavagem.

Por fim…

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos que tenha aprendido mais sobre o Build Up e a como evitar esse problema. Não é o bicho de sete cabeças como muitos pensam, é muito fácil e simples de se tratar.

Lembrando que um bom cronograma capilar pode evitar que esse problema surja, pois no nosso dia a dia não percebemos o quanto de substâncias nós usamos, assim, criando um hábito saudável, pode lhe ajudar a não abusar do uso dos produtos.

Add comment