Madeixa
Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Dormir com o cabelo molhado faz mal? Saiba aqui!

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Ter uma rotina de cuidados com os cabelos é essencial para se ter uma aparência agradável e bem cuidada. Por isso, muitas pessoas procuram entender como seus hábitos diários influenciam na saúde de seus fios.

Seja por conta da rotina do dia a dia, seja por conta da falta de tempo, muitas pessoas acabam lavando o cabelo muito tarde e indo dormir com o cabelo molhado. Mas a dúvida que todas têm é: afinal, dormir com o cabelo molhado faz mal?

Nesse artigo, iremos te explicar detalhadamente se esse hábito faz mal ou não e quais são as consequências de fazer isso. Além disso, apresentaremos algumas soluções para que você não precise ir dormir com o cabelo molhado!

O que acontece se eu dormir com o cabelo molhado?

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Já te adiantamos que sim: dormir com o cabelo molhado faz mal. Isso não é um mito! Esse hábito traz malefícios para os cabelos e pode até mesmo afetar em outras áreas da saúde. Vamos, agora, ver algumas consequências de dormir sem secar o cabelo:

Fragilidade

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Ao dormir com o cabelo molhado, você automaticamente começa um processo de enfraquecimento do couro cabeludo, deixando os fios mais frágeis e suscetíveis à mudanças por fatores externos.

Isso é muito ruim, pois será a porta de entrada para todas as outras consequências que veremos a seguir.

Fungos

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Muitas doenças capilares são causadas por causa dos fungos, como, por exemplo, a queda de cabelo e as capas. Ao dormir com o cabelo molhado, o couro cabeludo se tornará um ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação dos fungos.

Além disso, esses fungos poderão se proliferar também no seu travesseiro, já que ele irá absorver a água do cabelo e não se secará perfeitamente, se tornando mais um ambiente ideal para os fungos.

Caspa

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

A caspa nada mais é do que uma inflamação do couro cabeludo que provoca descamações. O fungo que tem papel principal nisso é o Malassezia spp, um dos que aparecem no item que citamos anteriormente.

Essas descamações irão apenas piorar com o passar do tempo, caso o hábito de dormir com o cabelo molhado seja mantido. Por isso, é muito importante que você pare e use alguma das soluções que citaremos mais para frente neste artigo.

Resfriados

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Como dissemos, dormir com o cabelo molhado faz mal não apenas para a saúde dos cabelos, mas também para outras áreas. Você pode sim pegar um resfriado ao dormir com o cabelo molhado, já que seria a mesma coisa que dormir com uma roupa molhada sobre a cabeça.

Você pode até mesmo colocar o cabelo para trás. Porém, ao se mexer durante o sono, com certeza, seu cabelo tocará seu rosto e isso causará um resfriamento indesejado.

Alergias

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Ao dormir com o cabelo molhado, muito provavelmente a sua raiz não irá secar completamente e o produto e a umidade irão se acumulando no couro cabeludo com o passar do tempo. Isso poderá causar alergias, principalmente para as pessoas mais sensíveis.

Por isso, caso você seja uma pessoa que tem maior probabilidade de ter alergias, tome cuidado nessa parte, principalmente se seu cabelo é longo e você utiliza muito shampoo e condicionador.

Queda de cabelo

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

A queda de cabelo é uma das consequências mais extremas que a ação de dormir de cabelo molhado pode te oferecer. Quando a raiz já estiver enfraquecida e os fios estiverem ralos, o cabelo começará a cair e a situação será um pouco mais complicada de se reverter.

Para se prevenir de todos esses malefícios, é importante que você mude seus hábitos de cuidado com o cabelo o mais rápido possível. A seguir, te daremos algumas dicas de soluções para sua rotina de forma que você não precise dormir com o cabelo molhado!

Dicas para não precisar dormir com o cabelo molhado

Apesar das dificuldades da rotina, existem sempre opções que podem ser implementadas para que você tenha hábitos melhores e que não afetem a saúde dos seus cabelos. Ao invés de ir dormir com o cabelo molhado, você pode utilizar uma das seguintes opções:

Acordar mais cedo

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Caso você não tenha tempo de lavar o cabelo na hora que acordar, que tal acordar mais cedo e ir dormir mais cedo? Ao invés de lavar o cabelo na hora de dormir, você pode lavá-lo na hora que acordar. Você até poderá ir dormir mais cedo e seu cabelo terá o dia inteiro para secar.

Acordar mais cedo pode parecer difícil para muitas pessoas, mas com o tempo você se acostumará e verá a diferença na saúde e no aspecto dos seus fios. Além disso, você sairá de casa mais disposta depois de um bom banho.

Secador de cabelo

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Caso você tenha um pouco mais de tempo, é interessante utilizar um secador de cabelo. Ele é, provavelmente, a melhor solução, caso você não queira acordar mais cedo e esteja procurando por soluções práticas.

Porém, lembre-se de sempre utilizar um protetor térmico, já que ter uma fonte de calor constantemente apontada para o seu cabelo pode não ser a melhor solução e te dará muitas pontas duplas. Você resolveria um problema e causaria outro.

Shampoo a seco

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

O shampoo a seco é uma tecnologia que está ganhando cada vez mais espaço no mercado de produtos cosméticos. Ele pode ser uma excelente solução se existe um dia específico em que você precisa lavar o cabelo a noite.

Com o shampoo a seco, você pode “lavar” o cabelo na manhã seguinte, antes de sair de casa. Você sairá com cabelos com um aspecto de limpo e cheiroso, e depois você poderá lavar o cabelo durante o dia normalmente. Esse é um excelente método para emergências e não deve substituir o shampoo normal rotineiramente.

Podemos concluir que dormir com o cabelo molhado faz mal sim e que esse hábito traz muitas consequências negativas. Por isso, escolha um dos métodos que apresentamos e comece a mudar sua rotina de beleza agora mesmo. A diferença será muito grande e a saúde do seu cabelo irá te agradecer para sempre!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!