Madeixa
Diferença entre tintura permanente e tonalizante

Qual é a diferença entre tintura permanente e tonalizante? Saiba aqui!

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Tingir os cabelos está se tornando cada vez mais comum, não apenas no Brasil, mas em todo o resto do mundo. A possibilidade de mudar o tom original dos fios de uma forma rápida, com certeza, atrai cada vez mais pessoas que querem sair do comum.

Por conta disso, diversas técnicas de tintura são utilizadas, umas que duram mais e outras que duram menos. Existem até crianças que tingem os fios com papel crepom… quem diria?

Porém, os dois métodos de tintura capilar mais utilizados são a tintura permanente e a tintura tonalizante. Apesar da fama de ambos, muitas pessoas ainda não sabem muito bem qual a diferença entre um e outro e como utilizá-los.

Portanto, neste artigo, nós iremos te explicar mais profundamente esses dois tipos de tintura e, o principal, te mostraremos a diferença entre tintura permanente e tonalizante.

Afinal, qual é a diferença entre tintura permanente e tonalizante?

Diferença entre tintura permanente e tonalizante

Antes de te explicarmos de maneira aprofundada a diferença, é importante que você saiba quais são os critérios que serão levados em consideração na hora de fazermos a comparação entre os dois tipos de tinta. São eles:

  • Como a tintura age no cabelo;
  • Tempo de duração;
  • Composição;
  • Cuidados necessários.

Depois de compararmos esses 4 fatores, você com certeza irá tirar suas próprias conclusões e será capaz de escolher qual tintura se encaixa melhor nas suas necessidades.

Tintura permanente

A tintura permanente é um dos métodos mais antigos de tingir o cabelo de forma rápida e sem maiores dores de cabeça. Por conta disso, a tecnologia do produto vem avançando muito com o tempo e ela tende a danificar cada vez menos os fios.

Como a tintura permanente age no cabelo

A tintura permanente não leva esse nome em vão, já que ela realmente tem efeito permanente e o máximo que acontece é ela desbotar um pouco após um certo tempo.

A tintura permanente age nos fios abrindo a fibra capilar e trocando a cor original do cabelo pela cor nova, ou seja, a cor estará dentro da sua fibra capilar e será impossível retirá-la, uma vez que o processo esteja feito e as cutículas estejam fechadas novamente.

Ela é recomendada para mulheres que já usam tonalizante há muito tempo e já estão acostumadas com a cor. Assim, não existirão surpresas desagradáveis e nem o risco da cor não ficar boa nos seus fios.

Qual o tempo de duração da tintura permanente

Por estar dentro da fibra capilar, a tintura permanente dura praticamente para sempre. Além disso, a tendência é que quanto mais escuro for o tom da tintura, mais tempo ela irá durar no cabelo.

Esse tempo de duração pode ser bom ou ruim. Bom, pois você não precisa retocar constantemente o cabelo; mas ruim, pois na hora que você resolver trocar de cor, o processo pode ser mais difícil do que o esperado.

Portanto, pense muito bem antes de utilizar uma coloração permanente. Assim, você não se arrependerá e seus fios agradecerão!

Qual a composição da tintura permanente

Diferença entre tintura permanente e tonalizante

A tintura permanente, entre muitos outros componentes, leva a amônia em sua composição. A amônia é um componente químico incompatível com muitos outros (pode até mesmo levar a um corte químico), por conta de sua força.

Basicamente, a amônia irá ajudar no processo de abrir a fibra capilar e inserir o novo tom nas madeixas, e isso faz com que ela seja o componente principal da tintura permanente.

Portanto, o uso ou não da amônia é a base para as diferenças que existem entre a tintura permanente e o tonalizante.

Cuidados necessários pós uso da tintura permanente

A tintura permanente tem um efeito longo, mas ela fragiliza muito os fios, principalmente aqueles que precisaram passar por um processo de descoloração na hora de pintar.

Os cuidados básicos que devem ser tomados após o uso da tintura permanente são: hidratação constante para devolver a umidade dos fios, nutrição para deixar os fios mais fortes e reconstrução para devolver a massa do cabelo que vai sendo perdida.

Portanto, é necessário ter uma rotina de cuidados que garanta que a tintura permanente não vai ressecar seu cabelo.

Tintura tonalizante

O tonalizante está ganhando cada vez mais espaço na indústria dos cosméticos, já que ele é mais versátil e fragiliza menos os fios. Vamos observar agora algumas coisas sobre o tonalizante.

Como o tonalizante age no cabelo

A principal diferença entre a tintura permanente e o tonalizante está aqui. Enquanto a tintura permanente abre a fibra capilar, o tonalizante age de forma superficial, criando uma “capa de cor” ao redor dos fios.

Isso faz com que o cabelo fique com a cor do tonalizante apenas de forma superficial, já que dentro da fibra capilar a cor dos fios continua a mesma e o tonalizante serviu apenas como uma maquiagem.

Qual o tempo de duração do tonalizante

Diferença entre tintura permanente e tonalizante

Por se tratar de um método superficial, o tonalizante tende a durar bem menos do que a tintura permanente. Isso significa que a cada lavagem ele vai desbotando um pouco, até sumir.

Geralmente, um tonalizante leva cerca de 28 lavagens para sair dos fios, o que dá em torno de 3 meses de uso. Porém, tudo irá depender dos seus hábitos de lavagem e do cuidado que você tem com os fios.

Qual a composição do tonalizante

O tonalizante não possui amônia em sua composição (por isso, ele não penetra a fibra capilar). Logo, ele é bem menos nocivo aos fios e é menos “químico”. Por isso, ele pode ser usado por gestantes e até mesmo mães em fase de amamentação.

Cuidados necessários pós uso do tonalizante

O tonalizante já vem acompanhado de um creme de hidratação próprio, mas outros cuidados necessários são: não ficar muito exposta ao sol, utilizar protetor térmico, seguir o cronograma capilar… tudo isso visando um desbotamento mais lento.

Conseguiu entender qual é a diferença entre tintura permanente e tonalizante? Ambas são muito úteis e têm muitas adeptas. Agora, basta você escolher qual delas se encaixa melhor às suas necessidades!

Deixe seu comentário!