madeixa.com.br

Qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados? Saiba aqui!

Quem sofre com cabelos opacos, desidratados e sem brilho já deve ter se deparado com uma singela questão na hora de comprar produtos específicos: levar cremes para fios secos ou ressecados? Pois é, essa dúvida é muito mais comum do que imaginamos. Pouca gente sabe, mas essas duas características capilares são bem diferentes. Entendê-las será fundamental na hora de procurar um tratamento ideal para as suas madeixas.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente as diferenças entre cabelos secos e ressecados, além de mostrar a melhor forma de tratar cada um deles. O mercado oferece diversas opções específicas para tratamento. Por isso, antes de você ir à loja de cosméticos mais próxima da sua casa, é preciso saber muito bem em qual desses modelos seus fios se encaixam.

Antes de a gente mostrar a diferença entre cabelos secos e ressecados, vale destacar as semelhanças que acabam por confundir a cabeça de muitas pessoas. Vamos à elas: Volume fora de controle, pouco brilho, fios quebradiços e difíceis de pentear, frizz e pontas duplas.

Se alguns desses males são característicos de seu cabelo e não deixam você viver em paz, saiba que você tem madeixas secas ou ressecadas. Mas não se preocupe! Continue a leitura porque vamos mostrar como identificar o exato problema do seu cabelo e revelar como recuperar a beleza dos fios.

Características de cabelos secos e ressecados

Para entender a diferença entre esses dois problemas capilares, vamos falar de suas características e o quem causam fios secos ou ressecados.

Cabelos secos: São desidratados, quebram naturalmente e não têm brilho, são opacos. Eles também são mais vulneráveis a agentes externos, como vento, poluição, sol e processos químicos.

As principais causas de cabelos secos são o uso frequente de chapinha e secadores, locais com excessiva poluição, alisamentos ou permanentes. Esses procedimentos também deixam os fios mais quebradiços.

Outro motivo para esse problema pode ser natural. A fragilidade das escamas que formam a camada externa dos fios pode deixar o cabelo seco, sem vida.

Cabelos ressecados: Essa característica apresenta pouco desgaste. Ele mantém o brilho e a estrutura, mas os fios ficam ásperos. Uso da chapinha e secado abre levemente as cutículas capilares, o que provoca o ressecamento.

Os cabelos ressecados também são causados pela falta de proteínas e lipídios. O motivo é a aplicação de químicas, como alisamento, descolorações, tinturas, relaxamento, entre outros.

Fica um alerta: o ressecamento pode atingir tanto cabelos oleosos, secos ou mistos. Dessa forma, se você tem o cabelo oleoso, por exemplo, ao exagerar nas químicas, até mesmo junto com o secador e chapinha, as suas madeixas podem ficar ressecadas.

Tratamento para cabelos secos e ressecados

Como provamos acima, existe grande diferença entre cabelos secos e ressecados. Com isso, o tratamento é específico, com produtos e práticas que provocam resultados positivos para cada caso. Nos próximos parágrafos, você vai conhecer quais são as melhores formas de cuidar de um e de outro:

Como tratar cabelos secos?

Para dar fim a fios secos, a hidratação semanal e o uso de óleos aparecem como as principais fontes de tratamento. Os produtos devem ser umectantes. Esse componente vai ajudar a deixas as madeixas com aparência saudável, mais macias e brilhantes.

Quem tem cabelo seco também deve ter que encarar a tesoura em intervalos menores que o normal, que são a cada três meses. O indicado é cortar assim que as pontas apresentarem enfraquecimento, pontas duplas e quebradiças. Esses casos não podem ser recuperados.

Como tratar cabelos ressecados?

O pH alcalino encontrado em produtos e procedimentos químicos é o principal vilão dos cabelos ressecados. Com ele, as cutículas dos fios abrem e não voltam ao formato natural.

Para resolver esse problema, o indicado é hidratar os cabelos semanalmente para repor a água eliminada durante procedimentos, com queratina e reconstrutores capilares. Ampolas que possuem ação instantânea têm alta concentração de vitaminas e componentes hidratantes. Por isso, elas podem ser utilizadas no lugar do condicionador, uma vez por semana.

Também é importante correr atrás de produtos com pH mais ácido. Eles ajudam a fechar as escamas dos fios. Esse método vai garantir fios mais fortes e recuperados.

Gostou do artigo? Então, compartilhe! Com certeza, ele também poderá ajudar outras pessoas!

Até a próxima!

Add comment