Madeixa
Detox Capilar

Detox Capilar: veja os benefícios e como fazer em casa passo a passo

Após as festas de fim de ano, muitas pessoas decidem tomar sucos detox e fazem milhares de receitas para se desintoxicar dos exageros ingeridos, típicos principalmente dessa temporada. Essa situação é a mesma com o detox capilar. Com a função de desintoxicar, o detox capilar está se tornando cada vez mais comum entre as mulheres que querem fios comportados e bem limpos.

A técnica de detox capilar pode ser feita no salão de beleza ou até mesmo em casa, utilizando os produtos certos. Hoje, no mercado, já existem milhares de produtos feitos especificamente para essa finalidade.

Neste artigo, te apresentaremos o detox capilar, explicaremos o que ele é, como fazê-lo e o melhor: quais são seus benefícios para a saúde dos seus fios, principalmente nessa época de sol forte.

O que é o detox capilar?

Detox Capilar



Durante a vida, nós fazemos diversos procedimentos no cabelo praticamente todos os dias. Lavagem, reconstrução, proteção térmica, anti-frizz, creme para pentear, tintura e até mesmo alisamento precisam de produtos sendo aplicados no couro cabeludo para funcionarem.

Quando aplicamos um produto em nosso couro cabeludo e depois lavamos, aparentemente não resta mais nada daquilo em nossos fios, mas isso não é verdade. Todos os produtos que passamos no cabelo deixam resíduos “escondidos” nas fibras capilares, e esses resíduos não serão benéficos para a saúde do seu cabelo.

Alguns dos efeitos dos resíduos são: queda de cabelo, caspa, crescimento lento do cabelo, alergia… Por conta disso, o detox capilar é muito importante para fazer uma limpeza profunda nos seus fios, tirando todos os resíduos e recuperando o aspecto natural e leve.



Imagine uma faxina geral em casa tirando toda a poeira. Esse é o detox capilar! Após o procedimento, seu cabelo ficará muito mais forte, brilhante e saudável, tudo isso porque os resíduos acumulados de muito tempo foram retirados por produtos especializados.

Portanto, podemos dizer que o detox capilar é uma técnica antibacteriana de limpeza profunda da raiz do cabelo, que garante a retirada de todos os resíduos e, consequentemente, maior saúde dos cabelos.

Como fazer o detox capilar?

Detox Capilar

Primeiramente, é importante lembrarmos que o detox capilar pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Isso significa que desde as mulheres com cabelo crespo ou cacheado até as com cabelo liso – passando pelas alisadas – podem fazer esse processo, pois ele não irá afetar a textura do cabelo.

Para fazer o detox capilar, você pode escolher entre duas opções: fazê-lo com produtos industrializados/máscaras ou, então, fazê-lo em casa, com produtos caseiros. Nós iremos te explicar como funcionam ambos os procedimentos.

Detox capilar caseiro

Detox Capilar

detox capilar caseiro será dividido em três passos: lavagem, detox e hidratação. Os ingredientes são bem simples:

  • Shampoo adstringente;
  • 2 colheres (de sopa) de argila verde;
  • Máscara hidratante caseira.

O passo a passo é bem simples e intuitivo:

  1. Lave o cabelo com o shampoo adstringente (apenas uma vez, pois ele é forte);
  2. Seque com uma toalha, apenas retirando o excesso de água;
  3. Faça uma pasta de argila verde com água;
  4. Aplique a mistura apenas no couro cabeludo e deixe agindo por 20 minutos;
  5. Enxágue o cabelo e aplique a máscara de hidratação;
  6. A máscara pode ser tanto caseira quanto comprada. Deixe-a agindo no cabelo pelo tempo informado na embalagem ou na receita;
  7. Enxágue o cabelo.

Pronto! O detox capilar caseiro é muito simples de ser feito. A argila verde tem propriedades fortemente antioxidantes e cicatrizantes. Além disso, ela ajuda no controle da oleosidade, excelente para esse verão.

Detox capilar comprado (industrializado)

Detox Capilar

Caso você não tenha paciência ou tempo para fazer um detox capilar caseiro, pode optar por fazer o procedimento comprando os produtos já prontos. Algumas marcas que possuem linhas de detox capilar são:

Existem marcas profissionais e outras um pouco mais baratas (mas que também fazem efeito e funcionam). Por isso, escolha a linha que mais se adapta ao seu tipo de cabelo e siga o passo a passo indicado na embalagem!

Benefícios do detox capilar

Detox Capilar

Nós já te explicamos por cima quais são os benefícios desse procedimento, mas agora iremos te mostrar mais alguns benefícios muito importantes para a saúde e aparência dos seus fios:

  • Controle da oleosidade: Com a retirada da poluição e resíduos de produtos, sua fibra capilar ficará mais “livre” e seu corpo iniciará um processo de controle das glândulas sebáceas;
  • Estímulo do crescimento: O couro cabeludo ficará muito mais forte sem todos os resíduos e extremamente limpo. Obviamente, isso fará com que seu cabelo cresça bem mais rápido;
  • Desintoxicação: A ação antioxidante irá combater os radicais livres e renovar todo o couro cabeludo, dando uma nova vida ao cabelo;
  • Fim das caspas: Muitas vezes, as caspas são causadas por excesso de resíduos presentes no cabelo. Com a retirada desses resíduos, esse quadro tende a melhorar muito;
  • Resultados inovadores: O detox veio para inovar o shampoo de limpeza profunda. Por isso, seus resultados também serão bem mais fortes e consistentes.

Apenas lembre-se de sempre aplicar as técnicas corretas na hora de fazer o procedimento. O detox deve ser feito apenas na raiz, tanto o detox capilar caseiro quanto o industrializado. Seguindo o passo a passo da maneira correta, o resultado excelente está garantido e seus cabelos agradecerão.

Com certeza, você já está procurando por preços de argila verde ou linhas de detox capilar que realmente funcionem. O que podemos te dizer é que você não irá se arrepender! Esse procedimento é extremamente eficaz e traz excelentes resultados.

Lembre-se apenas de uma coisa: ele não deve ser feito muitas vezes ao ano, pois é muito forte. O recomendado para cabelos mais fracos e finos é de uma vez a cada dois ou três meses. Dessa forma, você garante a saúde dos fios e não os agride.

Mãos na massa! Comece a mudar sua aparência de dentro para fora. Um cabelo bem cuidado é um cabelo com a raiz sem resíduos, sem poluição e respirando livremente.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!