Madeixa
Dekapcolor

Dekapcolor promete remover a tinta dos cabelos sem danificar

É mais comum do que se pensa trocar a cor do cabelo e se arrepender ou simplesmente decidir mudar. Porém, a química sempre tem um efeito nocivo no cabelo e o uso exacerbado da mesma pode trazer complicações. Pensando nisso, muitas pessoas utilizam o Dekapcolor. Saiba mais!

O Dekapcolor

Quando um cabelo é pintado e o resultado acaba não agradando, só há duas coisas a se fazer: esperar a tinta desbotar naturalmente ou fazer decapagem. A decapagem é feita, tradicionalmente, com o auxílio de um descolorante.

Porém, o problema é que sempre há o risco de o cabelo sofrer uma grande desidratação e, por conta disso, ressecar. Além do mais, caso o cabelo esteja tingido com uma coloração muito escura, demora mais ainda para que o pigmento seja removido.

Geralmente, uma sessão não é o suficiente para retirar a tinta do cabelo, ainda mais quando ela é escura. Por conta disso, é necessário realizar a repetição do processo e é justamente nesse momento em que o fio começa a se deteriorar.



O Dekapcolor é um produto que visa remover a coloração do cabelo sem danificar os fios. O produto promete agir dessa forma, graças à ausência de Amônia em sua composição, que é um dos principais agentes causadores do ressecamento.

Por conta disso, pode ser aplicado com tranquilidade no cabelo, inclusive nos que têm químicas como:

Porém, é importante ressaltar que o resultado do Dekapcolor pode variar de acordo com a coloração do fio, espessura, volume da água oxigenada e demais características. Além disso, o Dekapcolor promete não alterar a pigmentação de cabelos virgens, já que não atua como descolorante.



Como funciona o Dekapcolor?

Como o Dekapcolor não possui a Amônia em sua composição, o seu principal ativo é o HMSA, conhecido também como Ácido Hidroximetanosulfínico, que é o responsável por realizar a retirada da coloração.

Assim, o HMSA é considerado um ativo de última geração, que tem a capacidade de atuar somente nas moléculas que possuem a coloração artificial. Dessa forma, o fio se mantém intacto e somente as moléculas são mexidas para retirar a tinta.

Isso porque o HMSA invade as moléculas e as movimenta, fazendo com que se desprendam da tintura e, dessa forma, retira somente a “capa” que cobre os fios. Assim, a estrutura do cabelo não é afetada de uma forma prejudicial.

Porém, é importante frisar que o Dekapcolor não agride o cabelo, mas pode causar um leve ressecamento. Por isso, após realizar a decapagem com o produto, é indicado hidratar o fio com produtos específicos para cada tipo de cabelo.

Além disso, o Dekapcolor não faz efeito em cabelos com as seguintes químicas:

  • Alisamento com Henê;
  • Tintura ou progressiva com sais metálicos ou Hennas.

Mesmo que ele não consiga apresentar resultado nos fios que possuem algum desses tipos de químicas, ainda assim ele não apresentará nenhum risco ao fio.

Dekapcolor

Após a aplicação

Depois de realizar a aplicação e observar que foi obtido o resultado esperado, é indicado que o tingimento do cabelo seja feito no mesmo dia. Isso porque, por conta do clareamento anterior causado pela água oxigenada que estava presente na coloração ou por conta das mechas anteriores, o cabelo ficará com uma tonalidade um pouco diferente da cor original.

Além disso, a descoloração dos fios após a aplicação do Dekapcolor precisa ser feita com muita cautela. Não pelo risco de o produto danificar o cabelo, pois isso ele não faz, mas sim pelo fato de talvez o cabelo já estar danificado de químicas anteriores.

Com isso, é muito importante realizar um teste em uma mecha mais escondida do cabelo. De qualquer forma, a utilização do Dekapcolor antes da descoloração tem um efeito positivo, já que ele acelera em grande escala o processo e reduz a chance de danificar os fios.

Porém, é muito importante seguir as orientações de um profissional e também do fabricante. Em relação aos alisamentos, é importante aguardar, pelo menos, uma semana após a aplicação. Além disso, também é indicado sempre hidratar o cabelo durante esse período.

Dekapcolor nos cabelos loiros

Nos cabelos loiros, o Dekapcolor tem a vantagem de remover todas as colorações que estão com uma aparência saturada. Assim, ele permite mudar a nuance do cabelo e uniformiza a cor dos fios, o que resulta em muito mais brilho e intensidade na nova cor.

Porém, ele não fará o cabelo voltar à cor original, nem mesmo em outras tonalidades, afinal, a estrutura do fio já foi totalmente alterada. Para voltar à cor original do fio, é altamente indicado consultar um profissional e realizar um procedimento com o mesmo.

Quantas vezes é necessário aplicar o produto?

Em relação às aplicações do produto, não há um número exato já que o resultado depende muito da grossura do fio, quantas químicas ele possui e qual seu grau real de saturação. Por conta disso, pode ser indicada mais de uma aplicação.

Porém, o processo de aplicação e remoção deve ser feito de forma gradativa e com muita paciência. É importante lembrar que o cabelo já possui química e mesmo que o Dekapcolor não seja um produto agressivo, pode não ser saudável ao fio passar por aplicações muito frequentes.

Mais uma vez, em caso de haver pressa para a remoção e mudança de cor, é indicado consultar um profissional cabeleireiro e avaliar qual a melhor solução para o caso. É melhor sempre prevenir do que remediar!

Cuidados necessários

Mesmo que seja um produto que não causa danos ao fio, o Dekapcolor exige alguns cuidados. Gestantes e menores de 16 anos estão proibidos de usar o produto, mesmo que ele não contenha amônia.

Além disso, é sempre indicado fazer a aplicação do produto em um pequeno espaço na pele e aguardar, mais ou menos, 1 hora. Esse é o tempo indicado para descobrir se o produto não causará nenhum tipo de alergia e irritação.

Inclusive, uma informação muito importante de frisar é que caso um cabelo esteja descolorido, o Dekapcolor não o fará voltar à sua cor original, já que todos os pigmentos naturais do cabelo sempre são retirados durante o processo de clareamento.

Deixe seu comentário!