Madeixa
Dedoliss

Dedoliss: aprenda fazer a texturização que define os cachos com os dedos

Quer ter mais definição sem precisar de química? Então, você pode recorrer ao dedoliss. O dedoliss é uma técnica que permite que você texturize seu cabelo usando apenas seus dedos. É ótimo para quem quer mais definição ou simplesmente mudar um pouco o penteado.

Crespas e cacheadas costumam usar essa técnica para manter a definição por mais tempo. Afinal, os cachinhos nem sempre duram por muito tempo quando formados naturalmente. Muitas cacheadas sofrem para ter um  “day after” bom e com essa técnica de texturização é muito mais fácil acordar com o cabelo pronto!

Além da texturiza feita com os dedos, você também pode usar bigudinho, fazer texturização com tranças e até usar papel higiênico para enrolar o cabelo. Dentro de todas essas técnicas a mais prática com certeza é usar os dedos próprios dedos para enrolar o cabelo, mas você pode escolher a texturização que mais se adequa a sua rotina.

Como fazer o dedoliss passo a passo

Dedoliss


Não se preocupe, não será necessário comprar nenhum item caro para começar o seu dedoliss. A única coisa que você precisará é um creme de pentear e os seus dedinhos.

Antes de começar, é importante que você faça essa técnica no banheiro, já que o creme pode cair e sujar alguma coisa. Separe uma toalha de algodão ou microfibra para utilizar na hora de secar o cabelo

Escolher um creme de pentear

Vamos começar nossa texturização? A primeira coisa que você precisa fazer para que o seu dedoliss dê certo, é comprar o creme de cabelo que dê certo com o seu tipo de cabelo. Por exemplo, se você tem cabelo crespo, compre produtos para cabelo tipo 4, pois são normalmente contém mais óleo na fórmula e vão nutrir muito bem seu cabelo.


Use o seu produto de cabelo queridinho, como é a sua primeira texturização é importante garantir++ que você tenha certeza que o creme não vai te dar falsa caspa ou dar um resultado que você não quer.

A falsa caspa é aqueles pontinhos brancos no cabelo que aparecem ao usar alguns tipos de creme. Ninguém merece fazer a texturização e depois ter que lavar o cabelo de novo né? Por isso, use o seu creme de costume.

Outra dica importante, é cuidar bem do cabelo antes de começar a texturização. Você faz cronograma capilar? Se não faz, saiba que intercalar máscaras de nutrição, reconstrução e hidratação, fazem o cabelo ficar naturalmente mais bonito e sua texturização acaba tendo um resultado ainda mais satisfatório.

Gel

Você pode optar por misturar o gel ao creme de pentear, existe gel incolor feito especialmente para que você faça misturinhas. Normalmente, esses tipos de géis também não possuem cheiro, dessa forma, você poderá misturar ao seu creme favorito sem ter medo de que seu cabelo fique com um cheiro ruim.

O uso do gel não é obrigatório para o dedoliss. Mas, se você quer manter o penteado por mais tempo, pode ser uma boa solução.

Caso você não queira passar o gel em todo o cabelo, da raiz até as pontas, após passar o creme de pentear você pode “sujar” suas mãos com gel e amassar as pontas do cabelo. Isso irá permitir que as pontas fiquem mais durinhas e não desmanchem com facilidade.

Aplicando o creme

Dedoliss

Se você acabou de lavar o cabelo, tire o excesso de água com uma toalha de algodão, de forma que o cabelo fique úmido.

Caso o seu cabelo esteja seco e você não queira lavar agora, molhe com um borrifador deixando o cabelo bem úmido. Feito isso, aplique o creme de sua preferência.

Se o creme que você está usando tiver uma consistência mais molinha, então deixe o cabelo mais seco do que úmido. Isso permitirá que o creme não seja totalmente diluído na água que está no cabelo, dando um melhor efeito.

Caso o creme de pentear seja denso, passe com o cabelo úmido ou molhado. Isso irá te ajudar a espalhar melhor o produto no cabelo, facilitando o processo do dedoliss.

Enrolando

Separe as mechas do cabelo de acordo com a espessura que você deseja que os seus cachinhos tenham. Se conseguir fazer mechas mais finas, o resultado será mais bonito.

Sugerimos que você faça fitagem, processo de separar o cabelo em fitas penteando com os dedos ou com o pente. Dessa forma, os cachos ficarão mais naturais. Feito isso, você irá enrolar mecha por mecha com o seu dedo.

Secagem

O ideal é deixar os cachinhos secarem naturalmente, ou usar um difusor.  Não use o secador diretamente nas mechas onde você fé, o dedoliss, pois isso pode desmanchar o seu cabelo.

Para secar o cabelo você também pode usar a técnica plopping. Apesar de parecer complicada, você só irá precisar de uma toalha de algodão ou microfibra e depois basta estendê-la sobre a cama ou uma mesa. Feito isso, você irá jogar o seu cabelo sobre a toalha e amarra-la no cabelo, de forma que somente as pontas do cabelo fiquem em contato com a toalha. Deixe assim por pelo menos 20 minutos, sem tocar no cabelo e depois solte e deixe secar naturalmente.

A técnica plopping permite que o seu cabelo consiga secar sem que você fique mexendo nos cachinhos, dessa forma, é mais fácil que ele seque e continue bonito como no momento da texturização.

Quem pode fazer dedoliss?

Dedoliss

Normalmente, quem faz o dedoliss são as crespas e cacheadas.  Se você tem o cabelo muito liso, pode ser que essa técnica não seja suficiente para manter os cachos no seu cabelo.

Muitas cacheadas recorrem para o dedoliss porque algumas mechas do cabelo acabam não tendo muita definição normalmente, essa técnica de texturização acaba sendo uma válvula de escape para que o cabelo fique inteiro cacheado, mesmo nas partes mais porosas.

Essa técnica também pode ser usada em crianças para fazer diferentes penteados. Não é indicado fazer nenhum tipo de química modificadora de estrutura capilar em crianças, então o dedoliss torna-se a melhor opção para deixar os cachos bonitos e definidos.

Vantagens e desvantagens de fazer o dedoliss

A maior vantagem do dedoliss é que não é um processo químico. Com um creme de pentear e usando seus próprios dedos, você consegue modelar os cachos.

A desvantagem é que fazer dedoliss é um tipo de finalização demorada. Se você costuma se atrasar com facilidade, talvez isso seja um problema.

Não podemos negar que é uma grande vantagem poder fazer o dedoliss no cabelo antes de dormir, usando gel os cachos não vão desmanchar! Ou seja, você dorme e acorda pronta.

Gostou deste artigo sobre texturização dedoliss? Deixe um comentário contando se você já fez ou se gostaria de aprender outras técnicas para texturizar o cabelo.

Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.

Deixe seu comentário!