Madeixa
Decapagem capilar

Decapagem capilar: saiba como retirar a coloração dos fios

Como anda a coloração dos seus cabelos? Você sabe o que é a decapagem capilar e qual o papel deste procedimento nos cabelos que já receberam coloração?

Existe uma centena ou mais de tratamentos capilares. No entanto, alguns são especiais, pois preparam os cabelos para receberem novos tratamentos de forma adequada e que forneçam resultados satisfatórios.

A decapagem capilar é um tratamento muito específico e que também exige o momento certo para a sua aplicação. Se você ainda não conhece este procedimento está perdendo seus importantes benefícios e resultados.

Nosso artigo de hoje é um guia completo para você entender o que é a decapagem capilar, como é feita e também exatamente quando deve ser aplicada.

Aplicar a decapagem capilar no momento certo é essencial para o aproveitamento máximo desta poderosa ferramenta. Então vamos lá entender exatamente como tudo isso funciona? Então, venha comigo e continue lendo!



Veja também: Como cuidar de cabelos coloridos?

O conceito da decapagem capilar

Decapagem capilar



A coloração se tornou uma prática muito comum entre nós mulheres. Este tipo de aplicação fornece oportunidades incríveis para renovar o visual e estar sempre cada dia mais bela.

No entanto a coloração tem seus prós e contras. Os contras estão relacionados ao acúmulo de química nos fios de cabelo, sempre ficam alguns resíduos. É justamente aqui que a decapagem capilar entra em cena.

A decapagem capilar é um procedimento de limpeza dos fios que tem como objetivo principal remover os pigmentos sobressalentes. Estes pigmentos são oriundos de tinturas e tonalizantes utilizados anteriormente.

Com a decapagem realizada basicamente o seu cabelo está limpo e pronto para receber a nova coloração ou tom. Este é um procedimento muito eficaz que garante uma nova tintura muita mais bonita e revigorante aos cabelos.

De forma mais específica a ação da decapagem capilar é mais intensa nos pigmentos pretos ou escuros. Este procedimento geralmente é aplicado nos salões de beleza e são essenciais para garantir a qualidade da nova tintura.

Mas existem casos onde a decapagem capilar é completamente necessária. Você sabe qual é? Venha descobrir junto comigo, continue lendo.

Quem pode fazer?

A decapagem capilar é um procedimento indicado para grupos de cabelos específicos. Estes são cabelos que receberam tinturas com alta concentração de pigmentos.

Estes pigmentos mais fortes e em maior quantidade são mais difíceis de serem removidos. Para não correr o risco de restarem vestígios de pigmentos ou do cabelo manchar é necessária a aplicação da decapagem capilar.

As tinturas com mais pigmentos são os cabelos pretos ou vermelhos. Quem possuem uma concentração de pigmentos maia alta e que são muito mais complicados de serem removidos.

Já as loiras naturais ou com tinturas não necessitam da decapagem capilar para platinarem suas madeixas. Isso porque o loiro possui em sua composição pouquíssimos pigmentos.

Contraindicações

Decapagem capilar

 

A decapagem capilar é um procedimento bastante agressivo que envolve químicas potentes para garantir seus resultados. Justamente devido a este motivo alguns tipos de cabelos não suportam o procedimento e não se aconselha a utilização.

As principais contraindicações da decapagem capilar estão diretamente relacionadas aos cabelos que passaram por outros tratamentos com químicas fortes.

Cabelos que passaram por alisamentos, relaxamentos e progressivas estão demasiados fragilizados para a decapagem capilar.

O ideal é realizar tratamentos de fortalecimento capilar antes de realizar o procedimento de decapagem capilar. É sempre aconselhável realizar uma reconstrução através de máscaras de queratina líquida.

Assim você garante que os fios estarão muito mais fortes e serão capazes de resistir ao tratamento muito bem.

Tratamentos pós-decapagem capilar

Decapagem capilar

Como já vimos anteriormente a decapagem capilar é um procedimento químico muito agressivo. Com isso os cabelos podem sofrer um impacto severo em sua estrutura externa e também no interior dos fios.

Justamente levando isso em consideração é muito importante contar com um tratamento auxiliar de recuperação dos fios.

A hidratação é um ponto muito importante já que é uma das mais afetadas durante a aplicação da decapagem capilar. Hidratações profundas são as mais indicadas.

As proteínas ou simplesmente queratina também sobre as consequências. Por isso é essencial investir também em uma reconstrução capilar com queratina liquida.

Aguardar até a recuperação total dos fios antes de utilizar qualquer outra técnica química é fundamental. Evitar também danos mecânicos é muito importante.

Os danos mecânicos são causados por aparelhos como o babyliss e chapinha que atingem temperaturas muito altas. O uso de pentes e escovas também deve ser moderado e com bastante cautela, isso porque os fios ainda estão frágeis e podem se partir com grande facilidade.

Indicação de aplicadores da técnica de decapagem

Decapagem capilar

Este é um procedimento químico severo que envolve diversos fatores. É exatamente por isso que o conhecimento da técnica de decapagem capilar deve ser muito amplo.

Qualquer erro cometido aqui pode comprometer não apenas os resultados finais como realmente detonar os seus cabelos. Essa é uma técnica que evolve produtos como a água oxigenada e também um pó bastante similar aos descolorantes, mas específico para remoção de cor.

Neste caso a aplicação da decapagem capilar deve ser realizada apenas em salões de beleza com mãos profissionais.

Além de tudo isso ainda é muito importante fazer o teste da mecha. É um teste simples, mas essencial. Pega-se apenas uma mecha pequena de cabelos e aplica-se o produto nela.

Aguarda-se o tempo indicado de ação do produto e observam-se os resultados finais. Caso seja constato danos severos ou qualquer problema o procedimento deve ser abortado imediatamente.

Casos de alergia ao produto também deve ser constatado no teste da mecha. Para isso aplica-se um pouco do produto diretamente sobre a pela da nuca em uma pequena região.

Os resultados finais

Os resultados finais são muito apreciados. Tudo começa com a remoção completa dos pigmentos escuros que haviam nos fios anteriormente. Tudo isso sem nem se quer manchar os fios de cabelo.

Com isso, temos uma nova coloração muito mais viva, com brilho e maciez que todas nós mulheres procuramos.

Agora você sabe exatamente tudo que precisa sobre a decapagem capilar e pode aplicar na melhor oportunidade. Compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude a difundir o conhecimento.

Deixe seu comentário!