Madeixa
Dicas para cuidar dos cabelos no verão

Veja 11 dicas para cuidar dos cabelos no verão corretamente

O verão está aí e é uma das estações mais queridas das brasileiras. Porém, os nossos fios sofrem muito neste período do ano! Por isso, temos que dar atenção redobrada para eles nessa época e fazer tudo direitinho para mantê-los saudáveis.

Confira neste post quais são os 11 cuidados que você precisa ter com as suas madeixas no verão! Vamos lá?

Por que é importante cuidar do cabelo no verão?

O aspecto que nossos cabelos adquirem quando começa a temporada mais quente do ano é facilmente vista no espelho. Pontas duplas, opacidade, fios quebradiços, ressecamento e fios muito desidratados.

Os agentes externos provocam isso em nossos cabelos e estão ainda mais presentes no verão, como luz solar mais forte, a intensa vontade de pegar uma praia ou piscina, além do forte calor.



Ainda, submeter o cabelo ao cloro da piscina ou à água do mar pode dobrar o ressecamento, tornando a situação desastrosa. Os raios UVA e UVB presentes no sol estimulam a perda de queratina, proteína que constitui toda estrutura capilar e oxidam os fios, além de queimarem o couro cabeludo e pode causar descamação.

Outro empecilho para manter os fios mais bonitos e saudáveis no verão é o  vento forte, que pode embaraçar nossos cabelos, fazendo com que haja quebra dos fios na hora da escovação, caso não sejam tomados os cuidados necessários, como vamos mostrar a seguir:

1 – Use condicionador

Dicas para cuidar dos cabelos no verão



A exposição excessiva ao sol faz com que as cutículas do cabelo se separem. Com isso, ele acaba ficando desidratado, opaco e quebradiço. O condicionador ajuda a selar as cutículas do cabelo e mantê-lo hidratado.

2 – Aposte na hidratação profunda

Misture o creme de hidratação com um pouco de óleo de coco e deixe agir por 2 horas. Quando tirar seus cabelos estarão sedosos, hidratados e nutridos.

3 – Prefira óleos de texturas leves

O óleo para ser usado no verão tem que ser protetor térmico, caso contrário, ele frita seu cabelo. Os óleos mais grossos contém silicone, que é apenas maquiagem para o cabelo.

4 – Use protetor solar no cabelo

Dicas para cuidar dos cabelos no verão

Não o mesmo do corpo, é claro! Muitas pessoas não sabem, mas existe um protetor solar específico para cabelo, que vai ajudar a formar uma “capa” protetora em volta dos seus fios e protegê-los do sol.

5 – Aplique leave-in diariamente

O leave-in deve ser usado pós-banho e é sem enxágue, podendo substituir o creme de pentear. A vantagem é que ele apresenta consistência mais leve, ideal para o verão. O produto pode ser fluido ou pastoso. O ideal é que ele seja aplicado do comprimento às pontas dos fios.

6 – Saiba lavar o cabelo

Engana-se quem acha que é só entrar embaixo da água e passar o shampoo rapidinho que está limpo o cabelo. O correto é aplicar o shampoo e massagear com a ponta dos dedos até fazer espuma. Utilize condicionador e deixe-o pelo menos 1 minuto agindo no cabelo.

Máscaras de 3 minutos também são muito bem-vindas entre o shampoo e o condicionador, para fazerem uma hidratação ainda mais profunda nas madeixas.

7 – Invista em proteção adicional

Dicas para cuidar dos cabelos no verão

Não exponha o couro cabeludo ao som, utilize de chapéus, bonés, etc. O uso desses acessórios pode ajudar muito a proteger o cabelo que está exposto ao sol. Seja caminhando na rua, durante um passeio, na praia ou na piscina.

Não é aconselhável ficar muito tempo com bonés, lenços ou chapéus, pois eles abafam o couro cabeludo. E pode causar queda de cabelo.

8 – Evite químicas no verão

Manter atenção no uso de químicas já é necessário ao longo do ano. Já no verão, esse cuidado deve ser triplicado. Pode causar sérios danos à fibra capilar. Então, evite descolorir, alisar ou fazer outros procedimentos durante o verão.

9 – Não prenda os cabelos úmidos!

Pode enfraquecer a raiz capilar e causar a queda dos fios ou danificar a sua estrutura.

10 – Nutrição também é importante!

Dicas para cuidar dos cabelos no verão

Durante o verão, os cabelos ficam armados, arrepiados e ressecados. Isso se dá por lavagem excessiva. Por isso, é bom ter um óleo de coco em casa para fazer uma nutrição em seu cabelo. Passe bastante no cabelo todo, coloque uma touca e vá dormir.

No dia seguinte, pela manhã, faça co-wash com Yasmasterol Amarelo (um creme antigo e muito baratinho). Lambuze bastante o cabelo com o creme e deixe por 20 minutos. Repita o processo até que os fios não estejam mais oleosos.

Para quem não sabe, ao lavar o cabelo com shampoo para tirar o óleo de coco, também tira as propriedades nutritivas que ele deu para o cabelo.

11 – Penteie o cabelo após cada mergulho

Use um pente de dentes largos de madeira para evitar a quebra dos fios.

Essas dicas são valiosas para o cuidado diário do cabelo nos dias mais quentes do verão. As recomendações devem ser seguidas à risca para manter o cabelo bonito e saudável evitando quebras, ressecamentos, quedas.

Deixe seu comentário!