Madeixa
Cuidados com o cabelo após a academia

Veja quais os principais cuidados com o cabelo após a academia

Você sabe exatamente o que acontece com os seus cabelos depois que academia? Venha entender o que acontece com suas madeixas e também saiba os principais cuidados com o cabelo após a academia.

As novas gerações adoram a prática de esportes e malhação. As academias de hoje em dia vivem lotadas de práticas com uma vida fitness com foco na silhueta perfeita.

Todo este trabalho de malhação e suor pode comprometer o seu cabelo sim. As praticantes de academia geralmente até lavam seus cabelos todos os dias. Isso para se livrarem da oleosidade acumulada e do aspecto sujo e embolado que o cabelo pode assumir.

Esta aparência oleosa e ressecada é que acaba muitas das vezes desmotivando a prática da academia. Mas não se preocupe, pois com este guia completo você finalmente poderá conciliar uma vida saudável e um corpo muito mais bonito com cabelos também muito mais bonitos e saudáveis.

Então venha comigo em mais um guia completo dos principais cuidados com o cabelo após a academia onde o foco é levar todo o conhecimento que você precisa de forma descontraída, mas muito séria e com total embasamento em estudo científico e experiências de aprendizado. Então continue lendo e saiba dos principais cuidados com o cabelo após a academia.



A ação do suor nos fios de cabelo

Cuidados com o cabelo após a academia

A malhação causa o suro excessivo e com isso aumenta-se o impacto em seus cabelos. Por isso entender o que é o suor e seu efeito no cabelo é um dos principais cuidados com o cabelo após a academia.



O suor nada mais é do que uma secreção aquosa composta basicamente por gordura e cloreto de sódio ou simplesmente o sal. Estas secreções são produzidas pelas glândulas sudoríparas presentes em toda a nossa pele no corpo inteiro e não seria diferente no couro cabeludo.

Porém é justamente na prática de atividades físicas que a quantidade é muito maior da produção de suor. Seus efeitos podem até mesmo serem percebidos poucos minutos após a prática de atividades físicas.

Os efeitos mais visíveis são o aumento de oleosidade e o ressecamento dos fios. Tudo isso deixa o cabelo com um aspecto embaçado e sem brilho. Basicamente afetando tudo aquilo que mais adoramos em nossos cabelos que é a maciez e o brilho.

Todo este aumento da oleosidade pode ainda impactar no surgimento de novos fios de cabelos e provocar quedas. Isso porque há entupimento dos folículos capilares de onde surgem os novos fios.

De fato o suor não é brincadeira para os cabelos. Podendo danificá-los como qualquer outro agente externo, como a água do mar, por exemplo. Colocando o suor no patamar necessário para os principais cuidados com o cabelo após a academia.

Lavagem diária dos fios de cabelo

Cuidados com o cabelo após a academia

Uma vez que já entendemos o impacto do suor nas madeixas é preciso tomar os principais cuidados com o cabelo após a academia e um deles é sim lavar os cabelos todos os dias.

Veja também: Faz mal lavar o cabelo todos os dias?

Dessa forma lavar os cabelos diariamente e principalmente logo após os treinos é fundamental. Este é um dos principais cuidados com o cabelo após a academia.

Ao lavar os cabelos após os treinos você se livra do sal do suor e assim evita que estes agentes externos danosos continuem fazendo mal aos seus fios de cabelo e também ao couro cabeludo.

A higienização diária dos cabelos contribui ainda com benefícios ao couro cabeludo. Afinal de contas, a saúde do couro cabeludo é diretamente proporcional à saúde dos seus fios de cabelo.

Através da lavagem diária dos cabelos é possível equilibrar o pH do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios é por isso que este é sem dúvidas um dos principais cuidados com o cabelo após a academia.

Entretanto, existem rumores de que a lavagem diária pode ser muito danosa aos cabelos. Será que isso é verdade? E se for como tomar mais cuidados com os seus cabelos? Venha descobrir isto no próximo bloco. Então continue lendo.

Os mitos da lavagem diária dos cabelos

Cuidados com o cabelo após a academia

Nos meninas crescemos ouvindo de nossas mães e também de especialistas em cabelos que o mais indicado é a lavagem alternada dos cabelos. Com isso surgiu o mito de que lavar os cabelos todos os dias é uma forma de prejudicar os fios de cabelo e o próprio couro cabeludo.

No entanto, lavar os cabelos todos os dias não produz mal algum aos seus cabelos. Bom, isso vai depender diretamente dos produtos que você utiliza no seu cabelo.

Produtos químicos agressivos que são os verdadeiros culpados pelo mito de que lavar cabelos todos os dias pode ser danoso. Por isso é muito importante utilizar produtos mais amenos e com isso garantir os principais cuidados com o cabelo após a academia.

Cuidados importantes também devem ser adotados para quem lava os cabelos todos os dias além dos produtos utilizados. É importante evitar esfregar demasiadamente os fios para evitar rupturas e danos estruturais.

Evitar também esfregar os fios com a toalha é muito importante. Outro ponto importante está relacionado á umidade e manter as madeixas abafadas. Seque bem os cabelos com a toalha, mas sem esfregar essa é a dica de ouro nesta etapa.

Nem sempre é possível lavar as madeixas: o que fazer?

Cuidados com o cabelo após a academia

Com a vida moderna e suas rotinas extremamente corridas nem sempre é possível fazer tudo que se precisa. Lavar os cabelos e secá-los com cuidado exige bastante tempo e nem todas as mulheres tem este tempo disponível.

Mas o que fazer neste caso? A solução pode estar nos shampoos de lavagem a seco. Este é o método indicado por especialistas para estes casos. No entanto vale ainda ressaltar que mesmo assim é preciso tomar estes principais cuidados com o cabelo após a academia.

A utilização excessiva dos produtos de lavagem a seco pode se acumular nos fios e couro cabeludo. Com isso, passam a gerar os mesmo problemas que o suor. Portanto, utilize este método apenas quando a lavagem tradicional não for possível.

Agora que você conhece os principais cuidados com o cabelo após a academia é hora de colocar em prática e garantir madeixas belas e saudáveis. Compartilhe com as amigas nas redes sociais e apresente a elas todos estes métodos de cuidados capilares.

Deixe seu comentário!