Madeixa
Corte trapézio

Corte trapézio: confira dicas para aderir ao curtinho do momento!

O corte trapézio tem ganhado o coração das famosas! Jennifer Lawrence, Emilia Clarke, Juliana Paes e até mesmo a ruivíssima Mariana Ruy Barbosa já adotaram o corte de cabelo que virou tendência, principalmente para o verão!

Para aquelas mulheres que buscam praticidade, modernidade e leveza, o corte é ideal. Valoriza o rosto e a região do colo da mulher, devido ao fato de ser super romântico e deixar o visual mais sexy.

Esse modelo de corte mais curto é ótimo para diminuir o tempo de arrumação, porque demanda apenas uma finalizada rápida para garantir o efeito salão.

Como é feito o corte?

Corte trapézio



O corte trapézio tem a base do cabelo reta (recomenda-se que o cabeleireiro faça o corte com os cabelos secos para evitar possíveis diferenças na base, alterando o formato do corte) e fica, normalmente, na altura do queixo. Além disso, o cabeleireiro vai subindo com a tesoura para dar a angulação certa. Por isso, o nome do corte.

Batizado de “corte trapézio” pelo hairstyle de Juliana Paes, Tiago Parente disse em algumas entrevistas que o corte é uma versão atualizada do Long Bob, e o que difere os dois cortes é a angulação, sendo que o corte trapézio tem a base mais reta e o chanel tem o caimento com o “bico “do cabelo mais marcado.

Esse corte pode ser complementado com o uso de franjas e, aqui, recomendamos a franja lateral desfiada, para valorizar o formato do rosto e suavizar os possíveis penteados escolhidos.



Para garantir e manter o corte por mais tempo, a dica é ir aparando as pontas em casa mesmo ou ir ao salão de 3 em 3 meses, se possível, e ir alinhando a base, sempre com o cabelo seco, que deve se manter reta para cumprir o efeito trapézio.

Para quem é recomendado aderir a esse tipo de corte?

Esse tipo de cabelo é ideal para mulheres que buscam praticidade, pois esse é um dos cortes mais rápidos de estilizar em casa e não demanda grandes passos. A dica é apenas finalizar o cabelo com uma pomada ou spray finalizador para garantir a textura do cabelo, bem como o formato.

Indicado para todos os tipos de rostos, o corte também agrada os variados tipos de cabelo. Entretanto, alguns detalhes na hora do corte devem ser percebidos:

  • Cabelos lisos e mais ralos devem ser trabalhados para que tenham o volume necessário para diferir o corte do tradicional chanel. O corte mais desfiado é ideal para dar o volume necessário e conferir o aspecto mais solto ao cabelo.

Corte trapézio

  • Cabelos ondulados (do 2 A até o 2 C) são perfeitos para o corte, pois esse valoriza a ondulação natural do cabelo. A dica é finalizar o cabelo com spray de textura e domar o volume com uma pomada. Vale aplicar uma gota de óleo de Argan no borrifador com água e um pouquinho de creme de pentear, e amassar o cabelo de baixo para cima. Outra dica é fazer um coque frouxinho com o cabelo ainda úmido e deixar secar.

Corte trapézio

  • Cabelos cacheados e crespos aderem super bem ao corte, que marca e define bem os cachos, dando mais atitude para o visual. Esse tipo de cabelo requer mais tempo de cuidado para garantir que os cachos fiquem bem modelados, e a finalização ideal é a que garanta volume e defina bem os cachos do fio para valorizar o corte. A linha ‘Tô de Cacho, da Salon Line’ tem vários cremes de finalização que são perfeitos para as cacheadas, além da linha ter um valor mais acessível.

Corte trapézio

Quais os cuidados necessários para garantir o efeito esperado?

Corte trapézio

Ao contrário dos corte mais longos, que não requerem necessariamente um cuidado maior para valorizar o corte, os cabelos mais curtos demandam um pouquinho mais de atenção, para diferenciar os cortes uns dos outros.

O corte trapézio é um dos cortes curtos mais fáceis de finalizar. O ideal é gerar volume no cabelo e deixá-lo mais “amassadinho”, com um aspecto mais natural.

Dicas de penteado para arrasar no novo visual

Tiara de trança lateral: Comece fazendo uma trança embutida de um lado do cabelo, na frente, e vá puxando até chegar com a trança do outro lado da cabeça, ainda na frente. Pare a trança por aí e prenda-a, escondendo o final atrás da orelha. Desafrouxe a trança e pronto!  Essa trança é linda para o dia a dia, ou eventos diurnos, e até mesmo eventos mais finos ao ar livre.

Corte trapézio

Trança embutida invertida: Coloque todo o cabelo para a frente e separe uma pequena mecha de cabelo na nuca. Comece por essa mecha, fazendo a trança embutida, e vá subindo pelo restante da cabeça. Quando tiver trançado todo o cabelo, até a altura do topo da cabeça (acima da linha da orelha) faça um coque. Após finalizar a trança e o coque, solte umas mechas laterais para deixar o penteado mais “bagunçadinho”. Vale ainda soltar a franja e deixá-la cair para o lado do rosto, dando um aspecto mais soltinho para o cabelo.

Corte trapézio

Meio coque com trança: Faça uma trança embutida apenas na parte da frente do cabelo, bem no meio mesmo, deixando as laterais soltas.Termine a trança ao chegar no topo da cabeça e faça um coque. Deixe o restante do cabelo solto.

Corte trapézio

Topete moderno: Separe a parte de cima do cabelo e desfie com um pente. Separe a franja. Prenda o cabelo desfiado para trás fazendo um topete, de fato. Solte a franja e deixe cair pelo rosto para ter um visual “classicão”, mas elegante.

Como podemos ver, esse corte de cabelo combina bastante com tranças, deixando o visual mais romântico ou mais moderno, dependendo de como é complementada a trança.

Além de tranças, o corte trapézio combina bastante com tiaras, bandanas, lencinhos e, também, acessórios que demarquem a franja mas deixam o cabelo soltinho.

Corte trapézio

Se você é do tipo que não gosta de usar acessórios, não tem problema! Esse corte fica lindo por si só, deixando o cabelo bem marcado e volumoso. Ele define bastante o formato do rosto e diminui o calor na região do pescoço, sendo ideal para arrasar no verão!

Deixe seu comentário!