Madeixa
Corte químico

Corte químico: saiba o que é, como evitá-lo e recuperar o cabelo

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

A busca por processos químicos capilares no Brasil aumentou muito com o passar dos anos. Processos de tintura, descoloração, alisamento… Todos eles tendem a estragar os fios, que vão ficando cada vez mais frágeis e, se não houver cuidados, eles quebrarão.

Porém, a quebra dos fios não é a pior coisa que pode ocorrer com o cabelo. Em alguns casos, os danos são mais graves ainda e o cabelo passa por um processo denominado de corte químico. Esse processo causa uma “perda total” da fibra capilar e a recuperação é bem lenta.

Este é um assunto que precisa ser melhor discutido para que as mulheres tenham uma maior consciência ao realizar processos químicos nos fios. Portanto, neste artigo, explicaremos melhor do que se trata o temido corte químico, qual a sua causa e passaremos receitas de como recuperar seus fios caso você já esteja passando por esse pesadelo.

O que é o corte químico?

Corte químico

O corte químico é um processo onde a fibra capilar perde completamente a sua estrutura e quebra, fazendo com que o cabelo literalmente “se solte” e caia. Os fios que sobram, ficam extremamente danificados e precisam de tratamento urgente para que o cabelo volte a crescer saudável.

Com certeza, você já entendeu que ele é algo que danifica os seus fios profundamente, deixando-os sem força, brilho ou vida, além de estimular o aparecimento de pontas duplas e frizz por toda a extensão do cabelo.

Além de tudo isso, o cabelo tende a ficar com uma aparência emborrachada e, em algumas mechas, a estrutura do fio foi danificada tão radicalmente que ele pode ficar liso para sempre. Nesse caso, um especialista deve ser consultado.

O corte químico é um evento traumático para todas as mulheres que se importam com os fios. Por isso, é muito importante saber exatamente quais são os fatores que causam essa quebra da estrutura capilar, para que eles sejam evitados ao máximo.

As causas do corte químico

É claro que não é qualquer coisa que você fizer no cabelo que resultará em um estrago tão grande assim. O corte químico só é causado quando coisas realmente impactantes ocorrem na fibra capilar.

Então, preste atenção na lista a seguir para que você evite que alguma dessas coisas ocorra no seu cabelo!

  • Excesso de química: antes de mais nada, esse é um dos principais causadores do corte químico. O excesso de tintura, alisamentos e outros procedimentos químicos pode causar um estrago irreparável na sua fibra capilar. Por isso, prefira sempre as tinturas sem amônia;
  • Mistura de químicas: esse causador também é muito comum e pode pegar qualquer mulher desprevenida. Você pode até não utilizar química em excesso, mas se você misturar duas que não combinam, o corte químico é certo. Um bom exemplo disso é fazer relaxamento com amônia e, depois, utilizar tinturas com hidróxido de sódio. Portanto, muito cuidado;
  • Maus tratos: essa parte é muito vaga, mas também é verdadeira. Os maus tratos aos fios geram quebra da fibra capilar e, se seu cabelo estiver muito frágil e passar por um processo químico, com certeza ocorrerá o corte químico.

Tudo isso pode parecer muito assustador, mas se algum dos casos anteriores ocorreu com você, não se preocupe! Vamos agora te dar dicas de como recuperar seus fios após um corte químico.

Como se recuperar de um corte químico

Corte químico

Sabemos que, neste momento, você provavelmente está desesperada e não sabe muito bem o que fazer com seus fios. Mas, antes de qualquer dica, precisamos que você tenha paciência. Esse processo de recuperação é lento, mas algumas dicas podem ajudar a acelerá-lo.

Corte o cabelo

Tudo dependerá do quanto seu cabelo está destruído: se ele estiver muito destruído, corte os fios bem curtos; se ele estiver destruído apenas nas pontas, corte apenas uns 3 ou 4 dedos.

Pode parecer muito complicado cortar o cabelo dessa forma, mas será muito mais fácil recuperá-lo se a fibra capilar não estiver tão danificada. Além disso, a aparência do cabelo irá melhorar muito se os fios quebrados saírem.

Faça muitas reconstruções

Como já explicamos, o corte químico é a perda total da estrutura e da massa capilar. Isso é o que causa toda a quebra e a queda das mechas. Já a reconstrução é um processo que serve justamente para repor a massa dos fios e deixá-los mais grossos e resistentes.

Portanto, exagere nas reconstruções utilizando produtos, como queratina e ovo. Ambos são ingredientes muito bons para a reconstrução da massa dos fios e o aumento da força capilar.

Siga o cronograma capilar

Corte químico

O cronograma capilar é um método extremamente importante, até mesmo para cabelos saudáveis, pois ele ajuda a manter a hidratação e nutrição dos fios e, ainda, reconstrói a fibra capilar.

Ele nada mais é do que um calendário de cuidados com o cabelo. Mas se ele já é útil para cabelos saudáveis, imagina os milagres que ele pode fazer com um cabelo que precisa de cuidados. Com certeza, o cronograma capilar irá acelerar (e muito) o processo de recuperação do seu cabelo.

Não faça mais químicas

Essa pode ser uma dica óbvia, mas é bom avisar. Tudo o que já está ruim pode ficar ainda pior. Por isso, durante o tempo de recuperação, não faça química em seus fios em hipótese alguma.

Ao fazer mais químicas, você só irá fragilizar ainda mais os fios e, com certeza, resultará em uma destruição muito pior que o corte químico, podendo até precisar de um médico.

Claro que todos esses processos químicos são péssimos para o cabelo e, quando o corte químico acontece, pode parecer que a situação não tem volta. Mas a verdade é que existe solução para tudo e, com os cuidados que te passamos, com certeza seu cabelo irá se recuperar muito mais rápido.

Além disso, se você não passou por um corte químico, mas quer se prevenir, lembre-se também de fazer o teste de mecha antes de qualquer procedimento. É muito melhor perder uma mecha do que todas elas. Todo o cuidado é pouco!

Deixe seu comentário!