Madeixa
Corte bordado

Corte bordado: confira os benefícios e como fazer passo a passo

O cabelo é uma parte importante da aparência e tende a estar em constante destaque, já que ele faz o contorno do rosto. Como consequência, o aspecto dos fios do cabelo pode afetar muito a autoestima de uma pessoa, tanto positivamente quanto negativamente.

Por conta disso, as pontas duplas são consideradas grandes inimigas de um cabelo saudável, brilhante e bonito. Logo, a grande dúvida das mulheres até um tempo atrás era: como retirar essas pontas danificadas sem precisar perder parte do comprimento dos fios?

Com o avanço das técnicas de beleza, o corte bordado surgiu como uma solução rápida para as mulheres que querem se livrar das temidas pontas duplas sem precisar deixar o cabelo mais curto.

Portanto, não se preocupe caso você ainda não tenha ouvido falar sobre o corte bordado. Neste artigo, iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a técnica!

O que é o corte bordado?

Corte bordado

O corte bordado é uma técnica que vem ganhando grande visibilidade entre as amantes do universo da beleza. A técnica garante a retirada das pontas duplas e do frizz, sempre mantendo o comprimento dos fios intactos.

A retirada das pontas duplas é essencial para que o cabelo fique com um aspecto de saudável e cada vez mais forte, já que as cutículas abertas deixam os fios suscetíveis à danificadores externos.



Obs: é importante dar um intervalo de pelo menos 3 meses antes de fazer o corte bordado mais uma vez. Portanto, faça apenas quando as pontas duplas realmente aparecerem.

Como o corte bordado funciona?

Corte bordado

Pode parecer algo muito complicado, mas o corte bordado é extremamente simples de ser feito. Ele nada mais é do que o corte das pontas que “fogem” da extensão do fio do cabelo.

Ou seja, ao deixar os fios esticados, aqueles que ficarem “espetados” devem ser retirados. Essa retirada pode ocorrer de forma manual ou por meio de uma máquina.

No método manual, a pessoa pode fazer o corte bordado em si mesma ou com a ajuda de outra pessoa (melhor). A retirada é feita com uma tesoura própria para cabelos e tende a levar mais tempo para ser concluída.

No método eletrônico, é recomendado que o corte sempre seja feito com a ajuda de outra pessoa, já que ele tende a ser feito de forma mais rápida, com uma máquina própria para essa técnica de corte.

Nos dois casos, a técnica é super eficaz e proporciona uma sensação de brilho e maciez nos cabelos de forma instantânea e natural, sem nenhum tipo de produto químico ou procedimento agressivo, muito pelo contrário.

Benefícios do corte bordado

Corte bordado

A própria técnica já é extremamente benéfica, mas iremos compilar os benefícios de fazer o corte bordado regularmente nos fios:

  1.  Redução drástica do frizz (causado pelo acúmulo de pontas duplas);
  2. Maior maciez no cabelo;
  3. Retirada das pontas secas sem perder o comprimento do cabelo;
  4. Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, e inclusive deixa o cabelo cacheado mais definido;
  5. Os fios ficam mais fáceis de serem penteados e o cabelo fica menos rebelde;
  6. Pode ser feito em casa ou no salão;
  7. Não utiliza produtos químicos e não é uma técnica agressiva.

Com certeza, você quer ter todos esses benefícios sem precisar realmente cortar seus cabelos. Por isso, a seguir, te daremos dicas de como fazer o corte bordado da maneira correta!

Como fazer corte bordado em casa

Corte bordado

Você pode optar por fazer o corte bordado de forma manual em casa. Já que é a opção mais barata e acessível, tudo o que você precisará é de:

  • Uma tesoura própria para cabelo;
  • Presilhas para prender os fios;
  • Pente;
  • Shampoo;
  • Condicionador.

Além disso, você precisará de um tempo disponível, que dependerá do comprimento, da espessura e quantidade de fios que você tem. Quanto mais cabelo, mais tempo será necessário.

Para fazer o corte bordado em casa, esteja com o cabelo bem seco e lavado apenas com shampoo. Assim, será possível visualizar melhor as pontas duplas.

Acompanhe o passo a passo para que o corte bordado seja feito perfeitamente:

  1. Penteie toda a extensão do cabelo;
  2. Separe o cabelo em mechas bem pequenas (quanto menor a mecha, mais preciso será o corte);
  3. Estique os fios e prenda com o dedo, apoiando a mecha em outro dedo;
  4. Corte os fios que ficarem “espetados” de forma cuidadosa;
  5. Ao terminar uma mecha, separe-a das outras para não gerar confusão;
  6. Repita o processo por toda a extensão do cabelo, até acabar.

Após o corte, você já notará uma gigante diferença no aspecto dos seus fios. É recomendado que você lave-os novamente com shampoo e condicionador, para hidratar mais ainda.

Corte bordado no salão

Corte bordado

Caso você esteja disposta a pagar um pouco para se poupar do trabalho manual e esteja procurando por alguma opção mais rápida e profissional, fazer o corte bordado em um salão é uma excelente opção.

Nesse caso, ele é feito com uma máquina de corte bordado e leva muito menos tempo. O processo é o mesmo:

  1. Vá ao salão com o cabelo seco e lavado apenas com shampoo;
  2. Seu cabelo será dividido em mechas pequenas;
  3. O cabeleireiro passará a máquina pelas suas mechas, retirando as pontas duplas (que ficarão armazenadas no depósito da máquina);
  4. Esse processo se repetirá por toda a extensão de seus fios.

Pronto! A maciez e brilho também serão efeitos instantâneos. Recomendamos que você lave o cabelo com shampoo e condicionador ao chegar em casa, para hidratar os fios de forma mais profunda e selar as cutículas.

Obs: a máquina de corte bordado também pode ser utilizada em casa. Tudo depende da frequência com que você fará o corte e quantas pessoas na sua casa o fazem.

A máquina geralmente possui o preço de uma única ida ao salão. Por isso, ela pode compensar muito para quem faz a técnica regularmente.

Se interessou pelo corte bordado e quer fazer? Então, comece a pesquisar uma máquina, um salão de beleza ou uma boa tesoura para corte de cabelos e faça-o! Você, com certeza, não irá se arrepender e os resultados serão ótimos.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!