Madeixa
Como usar perucas

Como usar perucas? Saiba como parecer natural com fios artificiais!

A novidade da vez é a moda das perucas! Mas saber usa-las sem maltratar os fios é um grande diferencial quando se trata de um bom look. Pode até não acreditar, mas muitas famosas usam constantemente estes apetrechos.

Afinal, nunca percebeu que muitas mulheres famosas mudam de cabelo constantemente? Um dia a cor está de um jeito, no outro até o movimento capilar está diferente. Então, tenho de lhe dizer uma coisinha: elas usam perucas!

Pode parecer uma ideia estranha para você, já que as perucas têm a má fama de serem usadas por pessoas que querem esconder algum problema, que geralmente está atrelado à calvície.

Mas hoje iremos mudar a sua percepção sobre as perucas e mostrar que elas dão uma tremenda facilidade e versatilidade para o nosso cotidiano! Além de, claro, dar um charme de outro mundo, que, se caso fosse natural, consumiria muito do nosso tempo para cuidar.

Chega de enrolação! Falaremos para você mais sobre este assunto e formas de usar isso ao seu favor. Vamos aprender mais sobre as perucas?



Perucas são mais antigas do que você imagina

As perucas já existem há um bom tempo. Antigamente, elas tinham muito mais significados do hoje em dia. Por exemplo, muitos a usavam como sinônimos de poder, riqueza e status.

Apenas os indivíduos de alto escalão usavam perucas. Algumas marcas disso estão na nossa sociedade até hoje. Com certeza, você já deve ter visto um juiz com uma peruca branca em alguns filmes estadunidenses.



Como exemplo, podemos citar a nobreza dos tempos da monarquia, especialmente na Idade Média. Eles acreditavam que elas representavam cordialidade e pureza. Assim, as usavam para se distinguir do resto da população (camponeses).

Se voltarmos ainda mais no tempo, no Egito Antigo para ser mais exata, muitas mulheres usavam este adereço no intuito de ficarem mais belas. Bem provavelmente, essa moda persistiu até os tempos da famosa Cleópatra, nos permitindo imaginar que ela também as usava.

Como usar perucas

Mas, por que hoje em dia as perucas estão entrelaçadas com problemas, como a calvície, e não como símbolos de poder e fama? É uma pergunta difícil de se responder, mas pode haver uma explicação razoável. Ao longo do tempo, a medicina foi evoluindo e a expectativa de vida foi aumentando.

Na Idade Média, um camponês vivia cerca de 30 anos. Os trabalhos para eles eram muito pesados e desumanos. Porém, como tudo melhora com o tempo, a população mais baixa foi adquirindo mais possibilidade de cuidar da saúde, especialmente com o surgimento de remédios e médicos capacitados.

Assim, a expectativa de vida passou de 30 para 60 anos em poucas décadas. Mas o que isso tem a ver? Simplesmente tudo! Foi aí que a calvície atingiu o seu ápice. Com os camponeses vivendo mais décadas, por fim, as perucas foram sendo cada vez mais usadas pelas pessoas, uma vez que passaram a ficar “carecas” ao atingirem mais idade, culminando na perda do status deste acessório e ganhando a má fama que persiste até hoje.

Veja também: Cabelos ulzzang: confira dicas para apostar nos fios sul-coreanos

E a peruca atualmente?

O cabelo de muitas mulheres, ávidas por seguir a moda, sofre muito com os maus tratos por parte de suas donas. O uso massivo de secadores, chapinhas e produtos químicos danifica extremamente os nossos fios. E com as novidades do mundo da moda vindo quase todos os dias, deixa a ideia de segui-la com os fios naturais um tanto insana.

As indústrias de cosméticos, sejam as líderes de vendas de shampoos, condicionadores ou utensílios para cabelo, fervem o mercado de novidades para as nossas madeixas. E nós não podemos ficar para trás, não é mesmo?

Muitas mulheres famosas ditam tendências da moda e, com esse ritmo frenético, elas aparecem todos os dias com cabelos diferentes, como é o caso das divas Lady Gaga e Kate Perry.

Mas não deixe se enganar! Elas estão usando perucas! Você pode usá-las também, essencialmente para afastar os fios das químicas e, é claro, se atualizar mais facilmente no mundo da moda, com o estilo e ousadia que só perucas possuem! Vamos partir para as dicas?

Dicas para usar perucas e ter um visual de sucesso!

Há vários tutoriais no YouTube ensinando como colocar/usar as mais diferenciadas perucas. A principal exigência é que você treine bastante os estilos de coloração, sendo algo muito importante caso o seu objetivo seja um visual exótico e chamativo.

Procure por uma peruca que combine com o formato do seu rosto. Isso deixará o visual mais fidedigno. Você também tem duas opções quando se trata de perucas: usá-las sem alterar os fios naturais ou fazer uma junção com transformações capilares.

Muitas mulheres fazem cortes específicos para combinar com determinadas perucas. E tem aquelas que querem apenas um novo visual, não desejando mudar completamente o cabelo. Não importa que uso você dará as perucas: alguns cuidados devem ser lembrados, tais como:

Tempo de uso

Não use durante muito tempo uma peruca. Ela cria uma barreira entre os fios e o mundo exterior, o que pode ser muito ruim ao seu couro cabeludo, porque isso faz a raiz parar de “respirar” e aumenta a temperatura, provocando o ressecamento dos fios.

A peruca deixa a nossa cabeça muito abafada. Em dias de calor, isso pode ser muito danoso ao seu cabelo. Portanto, nada de usar durante um dia inteiro uma peruca. Use por apenas algumas horas.

Lave e hidrate o cabelo

Como usar perucas

A peruca não impedirá que o seu cabelo suje só porque ela é uma camada de proteção. Portanto, lave o periodicamente (a cada dois dias) usando shampoos de reconstrução. Isso ajudará a recuperar os fios após o uso do acessório.

Use também bastante hidratantes, pois eles irão repor a umidade natural dos fios. Os nutrientes que a raiz precisa serão repostos ao hidratar, deixando o cabelo com uma aparência brilhosa.

A respeito disso, indicamos que continue com o cronograma capilar que você fazia antes de usar perucas. Hidratações periódicas ajudarão a evitar os problemas do uso contínuo deste adereço.

Veja também:

Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

Preço das perucas

Muito provavelmente, o seu interesse aumentou ainda mais a respeito das perucas! Mas quanto custam essas belezuras? A resposta é: depende.

Depende de várias informações sobre o produto: qualidade, durabilidade, tinta, tamanho, etc. A maioria delas é classificada apenas pelo tamanho e formato. Porém, pesquise bastante antes de comprar uma com uma qualidade ruim.

Peruca comum

As perucas comuns são as mais baratas do mercado. Os fios são colocados em uma rede com vários furinhos, um por um. A partir de R$ 100, ela pode ser sua. Porém, a qualidade é um dos pontos mais negativos.

O movimento é quase inexistente e a aparência “plástica” deixa um visual falso, na maioria das vezes. Vai da sua conta e risco comprá-las. São ótimas apenas para matar a vontade, mas se quer ter um estilo sério, elas não são as ideias.

Full lace wig

Como usar perucas

São as mais carinhas que podemos encontrar. O preço é, em média, R$ 900. Perucas deste tipo apresentam um ar muito realístico. O movimento dos fios é espetacular, permitindo que você penteie da maneira que desejar.

O único problema é o preço mesmo. Do contrário, é a que mais indicamos para você. Há outros tipos de perucas derivadas desta, com preços mais acessíveis, sem perder a qualidade do produto. Pesquise bastante antes de gastar o seu suado dinheirinho.

Por fim…

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos que tenha gostado de saber mais sobre as perucas. Aproveite essa moda para explorar vários estilos! E se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais para ele ajude outras pessoas que estão com dúvidas sobre como usar perucas.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!